Minha conta
    Raya e o Último Dragão, Avatar e outras produções que se passam em mundos fictícios

    A nova produção da Disney+ nos apresentou o universo de Kumandra. Relembre todos os outros lugares irreais que o cinema e a TV nos levou.

    Quando pensamos em mundos fictícios, o cinema oferece esse escapismo e nos apresenta a universos novos e complexos com suas próprias regras. É interessante perceber que, desde as mitologias antigas até os enredos fantasiosos na contemporaneidade, o escritor sempre teve uma aptidão especial para criar realidades alternativas, inéditas e autossuficientes por si só. Em meio a tantos mundos com seus próprios idiomas, povos e ambientações, o AdoroCinema preparou uma lista que contempla os espaços mais incríveis criados para as telonas.

    Kumandra (Raya e o Último Dragão)

    Raya e o Último Dragão apresenta ao espectador o universo fictício de Kumandra, cujo reino se divide em cinco regiões. Inspirado por países do Sudeste Asiático, as terras de Fang, Heart, Spine, Talon e Tail são tribos distintas cujas histórias são unidas pela existências dos dragões. Todos os condados de Kumandra viviam pacificamente ao lado das criaturas místicas, mas quando estes animais se sacrificaram para salvar a humanidade contra a força maligna conhecida como Drunn, tudo o que restou foi um orbe. Este objeto impediu que o reino fosse arrebatado, assim como manteve viva a memória dos antepassados.

    Raya e o Último Dragão: Saiba tudo sobre a nova princesa da Disney

    Pandora (Avatar)

    Responsável pela maior bilheteria da história entre 2009 e 2019 e, recentemente, recuperando o título que tinha perdido para Vingadores: Ultimato, Avatar apresentou Pandora ao mundo. O universo criado por James Cameron é um espaço fantasioso completamente detalhado e complexo.

    Ambientado em meados do século 22, onde a tecnologia humana deu alguns saltos gigantescos e possibilitou a viagem intergaláctica e a colonização espacial, a história se passa no remoto Sistema Alpha Centauri, em uma lua exótica chamada Pandora, habitada por uma raça tribal de humanóides azuis, os Na'vi. Neste paraíso de paz, onde a natureza e a vida inteligente convivem em perfeita harmonia, a influência e intervenção humana traz a catástrofe.

    A Floresta (Princesa Mononoke)

    O respeitado cineasta Hayao Miyazaki foi responsável por criar os universos de fantasia mais criativos da história do cinema. Em seu filme Princesa Mononoke, que se tornou um clássico em animação, a batalha entre o homem e a natureza é decidida na grande floresta fictícia. Lá, as noções de tempo e espaço são não-convencionais, os habitantes se dividem entre espíritos ambientais e os habitantes conhecidos como Kodama, que são retratados como a parte lúdica do mundo.

    8 filmes do Studio Ghibli para ver na Netflix

    Galáxia (Star Wars)

    Com as icônicas aberturas iniciadas pela frase “Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante”, Star Wars deu ao mundo um lugar onde tudo era possível. George Lucas, criador da franquia, inventou uma nova mitologia, rica em elementos culturais, simbolismos religiosos e subtexto político. Os Cavaleiros Jedi e Lordes Sith; a República Galáctica e o Império do Mal, assim como as muitas espécies, locais, artefatos e, acima de tudo, a Força, foram instantaneamente absorvidos pelo público, como se fizessem parte de nossa própria história humana.

    Westeros (Game of Thrones)

    Não se pode falar em realidades fabricadas sem mencionar Game of Thrones, o maior sucesso televisivo da última década. A série é ambientada no continente imaginário de Westeros, conhecido também como Os Sete Reinos. Ao contrário de mundos semelhantes, a magia, embora existente, é amplamente esquecida. Em uma realidade feroz e ameaçadora, que lembra a era Medieval, jogos políticos e tramas é o que move o mundo ao redor. O cenário de Westeros é tão convincentemente bem arquitetado que, ao longo das oito temporadas, o espectador conhece suas regras, povos e métodos governamentais quase como se fosse a própria vida real.

    Terra de Ooo (Hora de Aventura)

    Influenciada por videogames, Dungeons and Dragons e pelas obras de Hayao Miyazaki, Hora de Aventura acompanha Finn, um humano, e Jake, o cachorro, no planeta pós-apocalíptico de Ooo. Mil anos após “A Grande Guerra do Cogumelo", um evento nuclear que mudou o mundo, a magia voltou à terra e vários reinos surgiram, como o Reino dos Doces, o Reino do Gelo, o Castelo Lemongrab e o Espaço Lumpy. As viagens de Finn e Jake por essas terras vibrantes nos apresentam a criaturas estranhas, surpreendentes conceitos filosóficos e enredos impossíveis.

    Andrômeda (Guardiões da Galáxia)

    Conhecida pela criação de mundos totalmente fictícios ou inspirados em eventos e ambientes reais, a Marvel criou lugares como Wakanda, Asgard e a Galáxia de Andrômeda. No filme dirigido por James Gunn, a Andrômeda é um sistema de planetas cheio de artefatos misteriosos, alienígenas de aparência estranha, coletores excêntricos e desajustados galácticos. Além disso, o longa-metragem também nos apresenta à cultura de Xandar, capital do Império Nova, cuja população é formada por seres semelhantes aos humanos e aos Kree, uma raça humanóide tecnologicamente avançada.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top