Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Raya e o Último Dragão: Filme da Disney tem um romance gay?
    Por Katiúscia Vianna — 11 de mar. de 2021 às 14:36
    Atualizado 4 de mai. de 2021 às 23:19

    Raya e Namaari poderia o primeiro casal gay do estúdio de Mickey Mouse?

    Raya e o Último Dragão é a mais recente animação da Disney, investindo na representatividade, com uma princesa do sudeste asiático. O filme também se destaca pelas recheadas cenas de ação, mostrando uma protagonista empoderada, sagaz e batalhadora. Logo, vem conquistando o público e arrancou elogios da crítica (inclusive do AdoroCinema).

    Elsa, Raya e outras princesas empoderadas da Disney

    Porém, existe um outro aspecto do filme que chama atenção: o relacionamento entre Raya e sua inimiga, Namaari. Inclusive, muitos fãs online acreditam que existe sentimentos românticos entre as duas, shippando o possível casal. Vamos analisar essa história? (Atenção, o texto abaixo contém spoilers de Raya e o Último Dragão, leia por sua conta e risco!)

    Qual é a história de Raya e Namaari?

    Raya e Namaari são de tribos rivais de Kumandra. A protagonista é do Coração, onde está a joia com a magia do dragão Sisu — algo que é invejado pelos seus vizinhos. Quando o pai de Raya insiste que eles podem conviver em harmonia, a jovem fica amiga de Namaari. Ambas se dão bem, se conectando através de suas paixões por dragões, mas a menina de Presas trai Raya, numa série de eventos que culmina no retornos dos monstruosos Drunns, que transformam humanos em pedras. Como seu pai é uma das vítimas e a joia se quebra (seus pedaços se espalhando pelas tribos), Raya se sente profundamente magoada e não confia mais em outras pessoas.

    Raya e o Último Dragão quase teve um final obscuro e trágico; descubra qual

    Seis anos se passam, Raya segue na busca pelo último dragão vivo — uma lenda que ela conheceu através de Namaari. Ao encontrar Sisu, ela passa a reunir todos os pedaços da joia mágica, mas sua rival percebe o plano e fica tentando capturar a protagonista. Mas, após de muitas brigas e tragédias, Raya percebe que precisa confiar em Namaari — que, por sua vez, não é uma vilã comum, apenas está fazendo o que acha ser certo para seu povo. Juntas, elas conseguem salvar Kumandra, trazendo todas as vítimas dos Drunns de volta. 

    Raya e Namaari são um casal?

    Como o relacionamento entre Raya e Namaari culmina numa jornada muito emocional, fãs acreditam que existe chance de um casal surgir na história. Oficialmente, nada é explícito que indique tal teoria, mas há uma certa tensão entre as duas, pois dentre ironias e ataques, uma conhece a outra como ninguém. Sem falar que o público adora um ship "enemies to lovers" (inimigos que viram amantes), uma mania popular na cultura pop.

    O mais legal dessa história é que a própria dubladora de Raya, Kelly Marie Tran, shippa as duas. Em entrevistas promocionais, a atriz revelada na franquia Star Wars contou, publicamente, como apoia esse casal, desejando mais representatividade LGBTQ: "Eu estava torcendo [pelo romance]. Quem sabe numa sequência? Eu fui a primeira pessoa a shippar as duas. Quero viver num mundo onde cada tipo de pessoa possa se enxergar em um filme desses. Ainda há muito trabalho a ser feito. Eu amaria ver uma guerreira abertamente gay. Tenho esperanças." 

    Opinião: Por que os personagens gays da Disney incomodam, mas não precisariam incomodar

    Aos poucos, a Disney vem inserindo pequenos momentos de representatividade LGBTQ em suas produções — o que são avanços, mas ainda são passos pequenos nessa jornada de aceitação da comunidade. Em A Bela e a Fera, o LeFou de Josh Gad foi descrito como um personagem gay, mas só teve uma breve cena indicando isso. Já Star Wars - A Ascensão Skywalker teve um rápido beijo entre duas personagens (mas infelizmente não entregaram o ship Finn e Poe que todo mundo queria). Sem falar na forte campanha de fãs pedindo uma namorada para Elsa em Frozen 2...

    De qualquer forma, fica aqui a torcida para mais representatividade no futuro. Raya e o Último Dragão está em exibição nos cinemas, além de ser disponibilizada através de um acesso premium no Disney+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top