Minha conta
    Fãs pedem que Elsa saia do armário e ganhe uma namorada em Frozen 2

    "Love is an open door..."

    Frozen - Uma Aventura Congelante trouxe uma novidade às animações da Disney: um filme protagonizado não por uma, mas por duas princesas! E, pela primeira vez, prevaleceu o amor entre duas irmãs, ao invés do romântico, colocando o feminismo sob novos holofotes.

    Com o sucesso do longa - que nos apresentou a canção "Let it go" -, os fãs já aguardam ansiosamente por Frozen 2, que ainda não tem previsão de lançamento, e pela peça de teatro da Broadway.

    Em Frozen, vimos que Anna se apaixonou por Hans, se decepcionou e acabou descobrindo amar Kristoff. Enquanto Elsa preferiu ser uma mulher independente, poderosa e que não precisa de homem nenhum para governar Arendelle.

    Por conta disso, algumas pessoas assumiram que a personagem fosse lésbica e esperam que, no próximo filme, Elsa tenha uma namorada. Desde o último fim de semana, o Twitter está sendo inundado por mensagens pedindo que a Disney faça isso acontecer, através da hashtag "GiveElsaAGirlfriend" ("DêAElsaUmaNamorada", na tradução).

    Tudo começou quando Alexis Isabel, fundadora do blog Feminist Culture, que se identifica como uma latina bissexual, tuitou a frase "Querida Disney, #DêAElsaUmaNamorada", argumentando que a personagem seria uma rainha lésbica icônica, e pedindo que as pessoas compartilhassem a hashtag. Isabel também respondeu a algumas pessoas que afirmaram que uma personagem gay confundiria as crianças, dizendo: "Não confundir as crianças? Ok. Então delete todos os filmes da Disney com casal hétero para que crianças gays não fiquem confusas também."

    De fato, o principal argumento entre os usuários do Twitter é sobre a representatividade que crianças gays não encontram nas telonas, criando, assim, uma sensação de desconforto maior frente à homossexualidade e dificultando a aceitação. Uma das usuárias questionou: "crianças são muito novas para serem gay mas não muito novas para ser hétero?", enquanto outra refletiu: "Se princesas gay da Disney transformarão menininhas em gay, como a princesa sereia da Disney não me transformou em sereia?".

    Alguns fãs de Elsa, inclusive, criaram ilustrações que trazem a Rainha de Arendelle com uma companheira; já outros aproveitaram a oportunidade para sugerir personagens com necessidades especiais em filmes futuros da Disney.

    Recentemente, um estudo feito pela Aliança contra difamação de gays e lésbicas, GLAAD, analisou a representatividade de personagens LGBT em filmes dos grandes estúdios de Hollywood em 2015. Apenas 22 (17,5%) dos 126 filmes lançados inclui personagens que se identificam como gays, lésbicas, bissexuais ou transgêneros - sendo que a maioria deles faz aparições curtas. A Walt Disney Studios, juntamente com a Paramount Pictures e a Warner Bros, não incluiu nenhum personagem homossexual em suas produções no ano passado.

    A pesquisa também indica que a inclusão da temática LGBT em animações não é uma noção impossível como anteriormente e já existem produções que o fizeram, como o filme ParaNorman e as séries do Cartoon Network, Steven Universo e Hora da Aventura.

    Entretanto, a Disney deu um passo a frente sobre o assunto na série de TV Once Upon A Time, ao incluir o primeiro casal gay em sua trama. Supõe-se também que, em Frozen, o personagem Oaken seja homossexual. Quando Anna entra na Sauna e Posto dos Correios de Wandering Oaken, é possível ver um vislumbre da família do proprietário: seu marido e filhos, aparentemente (ou pode ser que seja somente uma família de clientes, é claro).

    E você, o que acha da inclusão da temática LGBT em Frozen e em outros longas do estúdio? Elsa deveria ter uma namorada?

    Confira alguns dos tuítes:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top