Minha conta
    8 filmes do Studio Ghibli para ver na Netflix

    8 filmes para aquecer o seu coração

    Se você ainda não deu uma chance para animações japonesas, agora é a hora! A Netflix disponibilizou em seu catálogo todos os filmes do tão amado Studio Ghibli. Essa é a primeira vez que o estúdio de Hayao Miyazaki, responsável por diversas obras conhecidas e aclamadas mundialmente, está com a grande maioria de seus filmes disponibilizados oficialmente no Brasil. 

    Os longas são legendados em 28 idiomas e dublados em até 20 línguas. Então, que tal preparar a caixa de lencinhos, separar o balde de pipoca e curtir essa lista que o AdoroCinema preparou pra você? Confira abaixo:

    8. O Castelo Animado (2004)

    Sophie, uma funcionária duma loja de chapéus, tem a sua vida virada de cabeça pra baixo quando encontra com Howl, um feiticeiro. Isso já seria o bastante, se ela não tivesse que lidar ainda com  o fato dele viver num castelo andante com um cachorro, um demônio em forma de fogo falante chamado Calcifer e um garoto que se disfarça de ancião. A jovem é vítima de um feitiço que a transforma em uma senhora idosa de 90 anos de idade, ela vai atrás do Castelo Animado de Howl, o único que poderá ajudá-la a se recuperar.

    Nesta produção, Miyazaki aborda temas como a terceira idade e traz uma mensagem de paz. Em 2013, o diretor ainda admitiu que O Castelo Animado é seu filme favorito da carreira.

    7. O Conto da Princesa Kaguya (2014)

    Kaguya nasceu dentro de um bambu especial e é adotada por seus pais humildes. Durante sua juventude, ela se muda para a capital e é designada como "princesa Kaguya". Assim, ela começa extremamente cobiçada por cinco nobres.

    Vencedor de vários prêmios e indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação 2015, Princesa Kaguya foi sucesso de público e crítica. O filme é baseado num conto japonês chamado "O Conto do Cortador de Bambu". 

    6. O Castelo no Céu (1986)

    Sheeta possui uma pedra mágica e acaba sendo capturada por um bandido que deseja usar os poderes do artefato para acessar a cidade de Laputa. Quando consegue escapar, a jovem conhece o aprendiz Pazu e os dois se unem para buscar um lendário castelo flutuante. Nessa aventura, eles terão que enfrentar piratas, agentes secretos e muito mais. 

    O nome "Laputa" é uma referência a uma ilha flutuante do livro ''As Viagens de Gulliver'', de Jonathan Swift. Neste longa, o diretor Hayao Miyazaki usou e abusou das cenas de voo, que mais tarde se tornariam famosas em sua carreira.

    5. Princesa Mononoke (1997)

    O jovem guerreiro Ashitaka, protetor de sua vila, vê sua audeia sofrendo um ataque de um dêmonio e acaba amaldiçoado. Quando ele sai em busca da cura para salvar sua vida, ele conhece San, uma garota criada com os lobos, que ensina sobre a relação entre o homem e a natureza. Nas profundezas da Grande Floresta dos Espíritos, Ashitaka terá que enfretar uma batalha entre homens e criaturas da floresta. 

    Considerado um dos melhores filmes de Hayao Miyazaki, o longa foi fruto das preocupações com o meio ambiente que estavam sendo levantadas em debates no começo da década.

    A exibição de Princesa Mononoke no Brasil chegou a ser cogitada, em meados dos anos 90, antes mesmo do "boom" de filmes como Pokémon. O longa recebeu uma ótima dublagem, realizada no Rio de Janeiro, mas os planos de lançamento não avançaram muito bem. Na década passada, o filme foi lançado oficialmente em DVD e Blu-Ray pela Versátil Filmes em território brasileiro, com as dublagens.

    4. O Reino dos Gatos (2002)

    Haru salva um gato de ser atropelado e tem sua vida completamente transformada. Sem saber, ela acabou poupando a vida do príncipe Lune do Reino dos Gatos e, assim, ganhou o direito de se casar com ele. Assim, ela é levada para um reino não humano. 

    No filme Reino dos Gatos, o diretor Miyazaki possuía o intuito de criar uma história sobre gatos e, junto à autora do mangá de Sussurros do Coração criou um mangá derivado protagonizado pelo gato Barão. O longa chegou a ser lançado direto em DVD no Brasil.

    3. O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

    Segundo a tradição, as bruxas de 13 anos devem deixar a casa de suas famílias na noite de Lua Cheia para aprender o ofício. Ao chegar em sua nova cidade, Kiki inicia um serviço de entregas com sua vassoura voadora. O filme é uma adaptação de um livro lançado há alguns anos antes com a mesma premissa. Abordando temas como independência e autodescoberta, o Serviço de Entregas da Kiki reforçou uma das  principais habilidades que Hayao Miyazaki possui em seus filmes: mulheres no protagonismo.

    2. Meu Amigo Totoro (1988)

    Tatsuo e suas duas filhas, Satsuki e Mei, se mudam para o interior do Japão para ficarem próximos do hospital em que a mãe das meninas se recupera em um hospital. O pai estimula a criatividade das filhas com histórias sobre espíritos que cuidam da natureza e, no novo lar, elas descobrem que vivem perto de criaturas mágicas e guardiões da floresta.

    Em 1988, o estúdio Ghibli trouxe para os cinemas dois lançamentos para o mesmo dia. Junto com Meu Amigo Totoro, o diretor Isao Takahata trouxe O Túmulo dos Vagalumes, que emociona muitos até hoje. 

    1. A Viagem de Chihiro (2001)

    Chihiro está de mudança junto com sua família, até que fazem uma parada. A menina acaba ficando sozinha num mundo repleto de espíritos e criaturas fantásticas, após seus pais se transformarem em porcos. Chihiro passa a trabalhar para uma bruxa em sua casa de banhos e perdendo até seu próprio nome. 

    O longa rendeu ao diretor Hayao Miyazaki um Oscar de melhor animação e o Urso de Ouro no Festival de Berlim.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top