Minha conta
    Fuja e outras 6 vezes que a Síndrome de Munchausen foi retratada nos cinemas ou na TV

    Diversas produções no cinema e na TV mostram histórias sinistras sobre a Síndrome de Munchausen.

    O filme Fuja, estrelado por Sarah Paulson, está fazendo sucesso no catálogo da Netflix como um dos filmes de suspense mais tensos disponíveis na plataforma de streaming. Um dos maiores motivos para o sucesso da produlção é, sem dúvidas, a personagem Diane Sherman (Paulson), uma mãe autoritária que dedicou toda a sua vida a cuidar de sua filha adolescente doente, Chloe (Kiera Allen), mas acaba passando um pouco dos limites. 

    Embora não seja confirmado, Diane provavelmente sofre com Síndrome de Munchausen por procuração (MSP), uma doença relativamente rara que acontece quando um cuidador finge ou causa os sintomas físicos ou mentais de um indivíduo saudável sob seus cuidados, geralmente uma criança, para ganhar simpatia e atenção especial. 

    Pensando nisso, o AdoroCinema separou uma lista com algumas produções que retrataram a Síndrome de Munchausen nos cinemas ou na TV.

    Fuja, The Act e outras mães sinistras do cinema e da televisão

    Fuja

    Em Fuja, Chloe (Kiera Allen) é uma adolescente que sofre de inúmeras doenças, inclusive paralisia, que a colocou em uma cadeira de rodas. Ela é educada em casa por sua mãe, Diane (Sarah Paulson), e aguarda a carta de resposta da faculdade. No entanto, o comportamento estranho apresentado pela matriarca começa a deixar a jovem desconfiada de que algo está errado. Quando encontra um remédio receitado para a mãe, a jovem passa a questionar tudo o que Diane faz, suspeitando que algo muito mais sinistro está por trás de tudo.

    The Act

    The Act é uma minissérie que conta a chocante história verdadeira de Dee Dee Blanchard, uma mãe que forçou sua filha Gypsy Rose a fingir várias doenças para conseguir simpatia e também recursos financeiros. Sentindo-se presa, Gypsy Rose acabou pedindo a seu então namorado que assassinasse sua mãe para escapar do relacionamento abusivo.

    Joey King, que interpreta Gypsy, e Patricia Arquette, que interpreta Dee Dee, receberam indicações ao Emmy por seus papéis. Inclusive, Fuja apresenta diversas semelhanças com The Act.

    The Politician

    Em The Politician, de Ryan MurphyJessica Lange interpreta Dusty Jackson, a vovó do personagem de Zoey Deutch, Infinity, que é a companheira de chapa do ambicioso Payton Hobart durante a eleição da escola. Infinity sofre de uma doença misteriosa e tem um passado ainda mais misterioso, de acordo com a Entertainment Weekly.

    É bastante claro que Dusty está se aproveitando da doença de sua neta, usando-a para entrar no Olive Garden de todos os lugares.

    Objetos Cortantes

    A Síndrome de Munchausen por procuração não fica muito mais assustadora do que a adaptação da HBO do romance de Gillian Flynn em uma minissérie sombria, chamada Objetos CortantesAmy Adams interpreta Camille Preaker, uma repórter problemática que investiga os assassinatos em sua pequena cidade e eventualmente faz descobertas aterrorizantes sobre sua mãe Adora (Patricia Clarkson) e sua irmã mais nova.

    It - A Coisa

    Pennywise (Bill Skarsgård) pode ser o principal antagonista de It - A Coisa, mas Eddie (Jack Dylan Grazer) também é uma vítima da Síndrome de Munchausen de sua mãe. Na adaptação cinematográfica do romance de Stephen King, a mãe de Eddie diz a ele que ele tem várias doenças, forçando-o a tomar comprimidos que acabam sendo placebos.

    Inclusive, Fuja apreseenta uma referência escondida para It - A Coisa por causa dessas tramas semelhantes entre Chloe e Eddie. 

    Ma

    Na comédia de terror Ma, há também síndrome de Munchausen por procuração, onde Sue Ann (Octavia Spencer) droga sua filha adolescente Genie (Tanyell Waivers), até que ela finalmente descobre que está sendo drogada e pega sua mãe.

    Maggie e seus amigos, todos menores de idade, estão tentando descolar bebidas alcóolicas em um mercado quando conhecem Sue Ann, uma mulher adulta que usa sua identidade para ajudá-los. Além de comprar as bebidas, ela decide oferecer sua casa para que eles organizem uma festa com o pessoal do colégio. Os eventos acabam se tornando uma rotina do grupo, até que os jovens começam a identificar um comportamento estranho da dona da casa, que se torna cada vez mais controladora e obsessiva.

    O Sexto Sentido

    Um clássico filme de terror dos anos 90, O Sexto Sentido retrata um dos primeiros exemplos da síndrome de Munchausen por procuração na cultura pop. Fica implícito que Sra. Collins (Angelica Page) tem o problema, envenenando seus filhos, principalmente a garota fantasma Kyra (Mischa Barton), para chamar a atenção.

    Em O Sexto Sentido, o psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top