Minha conta
    Conheça 25 filmes que se passam em prisão e são imperdíveis

    De Um Sonho de Liberdade a Carandiru, diversos filmes famosos se passam no confinamento de prisões.

    Existem diversos filmes de prisão nas mais variadas formas, que costumam agradar uma legião de cinéfilos. Enquanto alguns filmes usam fantasia e ficção científica para mergulhar em maravilhosas obras de escapismo, os filmes de prisão normalmente focam em um drama pessoal que geram reflexões sobre nós mesmos e o mundo lá fora. Eles podem tanto fazer chorar de felicidade ou fazer a pessoa desidratar de tanto se emocionar com essas histórias humanas.

    Assim, há espaço para personagens falhos, aprendizado e questionamentos sobe o sistema jurídico. Alguns são baseados em histórias verdadeiras, outros são completamente inventados e alguns se tornaram conhecidos como alguns dos filmes mais famosos de todos os tempos. Por isso, o Adoro Cinema separou uma lista com 25 filmes de prisão famosos e imperdíveis, que dão um panorama legal do gênero. Dá uma olhada nos títulos incríveis!

    Um Sonho de Liberdade

    Um Sonho de Liberdade traz uma dupla implacável no elenco, Tim Robbins e Morgan Freeman, mais uma trama envolvente e emocionante, o que torna o filme imperdível. Considerado como um dos melhores filmes de todos os tempos, ele recebeu sete indicações ao Oscar e duas ao Globo de Ouro. Precisa dizer mais alguma coisa?

    Em 1946, Andy Dufresne (Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo será apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição.

    À Espera de um Milagre

    Stephen King é considerado o Mestre do Terror, mas muitas de suas obras fogem das tramas assustadoras e focam em dramas pessoais, À Espera de um Milagre é um exemplo disso. Baseado em uma obrado do autor, o filme emocionante recebeu quatro indicações ao Oscar e uma ao Globo de Ouro, o que são apenas alguns reflexos desse filmaço com Tom HanksMichael Clarke Duncan no elenco.

    O filme se passa em 1935, no corredor da morte de uma prisão sulista. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe de guarda da prisão, que tem John Coffey (Michael Clarke Duncan) como um de seus prisioneiros. Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.

    Rota de Fuga

    Dirigido por Mikael Hafstrom, Rota de Fuga traz nada menos que dois ícones do cinema de ação: Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Imperdível, não é mesmo?

    O filme acompanha a maior autoridade existente ao se falar em segurança chamado Ray Breslin (Sylvester Stallone). Após analisar diversas prisões de segurança máxima, ele desenvolve um modelo à prova de fugas. Quando é preso, Ray é enviado justamente para a prisão que criou. Lá ele precisa encontrar uma brecha não imaginada até então, que permita sua fuga.

    Fuga de Alcatraz 

    Fuga de Alcatraz é um clássico filme de Don Siegel rodado no lendário presídio americano. É a última parceria dele com Clint Eastwood, além de marcar ainda a estreia de Danny Glover no cinema.

    Acompanha Frank Morris (Clint Eastwood), um condenado que tem várias tentativas de fugas em seu histórico. Ele é enviado para Alcatraz, uma prisão de segurança máxima que também é conhecida como A Rocha e que fica em uma ilha, sendo que quem tentou escapar de lá ou foi recapturado ou morreu afogado. Warden Gradativamente Frank vê os pontos vulneráveis de Alcatraz e, com a ajuda de alguns outros internos, tenta pacientemente criar um rota de fuga.

    Carandiru

    Carandiru foi escrito, dirigido e produzido por Hector Babenco e com um elenco repleto de estrelas do cinema nacional, como Rodrigo Santoro, Caio Blat, Lázaro Ramos, Wagner Moura, entre outros. Premiado no Brasil e no exterior, chegou a ser escolhido como representante brasileiro para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas ficou de fora.

    Um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade dos cárceres, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.

    Condenação Brutal

    Tudo o que o detento vivido por Sylvester Stallone em Condenação Brutal queria era cumprir seus últimos dias de prisão, mas sua transferência para um outro local o fez encontrar um diretor irritante (Donald Sutherland) disposto a fazer ele comer o pão que o diabo amassou. Enlouquecedor! 

    Faltam apenas seis meses para Frank Leone (Sylvester Stallone), um prisioneiro modelo, terminar de cumprir sua pena por um crime menor, em uma prisão de segurança mínima. Até que, repentinamente, ele é transferido para uma prisão de segurança máxima que é administrada pelo diretor Drumgoole (Donald Sutherland), que nutre um imenso ódio por Leone e vai fazer de tudo para que ele nunca mais seja solto, pois transformará o que resta da sua pena em um inferno. 

    O Expresso da Meia-Noite

    O Expresso da Meia-Noite é um clássico obrigatório. O roteiro é de Oliver Stone, a direção é de Alan Parker e o resultado é um filme vigoroso e imperdível, ganhador de dois Oscar e seis Globo de Ouro, com destaque ainda para a inesquecível trilha sonora do mestre Giorgio Moroder

    Billy Hayes (Brad Davis), um estudante americano, ao visitar a Turquia decide traficar alguns pacotes de haxixe, prendendo-os debaixo de suas roupas. Seu plano acaba não dando certo e ele é preso, com sua vida se transformando em um pesadelo a partir de então, pois é brutalmente espancado e jogado em uma imunda prisão. Quando espera ser libertado é levado a um novo julgamento com efeito retroativo, que o condena a uma longa pena.

    Papillon

    Papillon é uma adaptação do livro homônimo de Henri Carrière, que teve uma indicação ao Oscar, Globo de Ouro, e conta com atuações brilhantes de uma dupla de peso: Steve McQueen e Dustin Hoffman. Sem dúvidas, um filme obrigatório!

    Na década de 30, Papillon (Steve McQueen) foi acusado de assassinato e mandado para cumprir prisão perpétua na Guiana Francesa. As regras da prisão são claras: Qualquer um que tentar fugir ganhará como punição dois anos de solitária. Isso não é o bastante para assustar Papillon, que vai tentar fugir de qualquer maneira com a ajuda de Louis Dega (Dustin Hoffman). Em uma das vezes ele quase consegue e vai parar incialmente em uma colônia de hansenianos e depois em uma tribo de índios caribenhos, até chegar na Ilha do Diabo.

    O Profeta

    O Profeta é um drama criminal super premiado e com diversas indicações, entre elas a de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. Seu protagonista Tahar Rahim conquistou muitos prêmios, entre eles o César, considerado o oscar francês.

    Malik El Djebena (Tahar Rahim), um homem meio árabe e meio córsico, foi condenado a seis anos de prisão. De aparência frágil e com apenas 19 anos, ele chega à penitenciária sozinho. Logo recebe uma série de missões a serem cumpridas, ordenadas por César Luciani (Niels Arestup), o líder da facção dos córsicos. Aos poucos conquista a confiança de todos, a qual usa para pôr em ação seu plano.

    Corrida Mortal

    Em Corrida MortalJason Statham interpreta um prisioneiro que precisa usar uma máscara (acima) para se manter vivo, dentro do jogo assassino de um insuportável diretora de presídio, vivida por Joan AllenTyrese Gibson está no elenco. Refilmagem de uma produção dos anos 70, do lendário Roger Corman

    A Última Fortaleza

    Em A Última Fortaleza, um militar de alta patente foi condenado injustamente à prisão. Uma vez lá, ele passa a enfrentar os métodos pouco convencionais do diretor da penitenciária, começando uma guerra deconsequências inimagináveis. Robert Redford encara o saudoso James Gandolfini, e contam ainda com o auxílio luxuoso de Mark Ruffalo e Delroy Lindo.

    Os Últimos Passos de Um Homem

    Em Os Últimos Passos de Um Homem, um condenado (Sean Penn) a morte pelo assassinato de dois jovens recebe o apoio de um freira (Susan Sarandon), enquanto o dia da execução vai chegando. Dirigido pelo ator Tim Robbins, o filme foi baseado em fatos reais, recebeu três indicações ao Globo de Ouro e quatro ao Oscar. Sarandon levou o Oscar de Melhor Atriz para casa.

    Cela 211

    Cela 211, o premiado filme de Daniel Monzón conta a história de um agente penitenciário (Alberto Ammann) que precisa se passar por bandido para sobreviver a uma rebelião, liderada por um perigoso detento (Luis Tosar). É um filme pouco comentado, mas que traz uma ótima carga de tensão. Aproveite a dica! 

    Juan Oliver (Alberto Amman) sofre um acidente em seu primeiro dia de trabalho na prisão, pouco tempo antes do início de uma rebelião no setor onde estão os presos mais perigosos, liderada pelo bandido Mala Madre (Luis Tosar). Os seus companheiros fogem para se salvar e abandonam Juan desacordado na cela 211. Quando Juan acorda e entende o que aconteceu, passa a se fingir de presidiário perante os amotinados. Agora, ele corre perigo e terá que contar com muita astúcia para sobreviver a base de mentiras.

    A Outra História Americana

    Dirigido por Tony KayeA Outra História Americana é um drama pesado que traz um jovem racista, preso por assassinato, fazendo novas descobertas após uma temporada na cadeia. O elenco conta com Stacy Keach, mas são os dois xarás que dão um show de interpretação: Edward Norton e Edward Furlong. Norton foi indicado ao Oscar.

    Derek (Edward Norton) busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele é condenado pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão e tem que convencer seu irmão (Edward Furlong), que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho.

    Plano de Fuga

    Em Plano de Fuga, um criminoso (Mel Gibson) atravessa a fronteira dos Estados Unidos com o México, mas acaba preso pelos mexicanos, sendo enviado para um local lotado de bandidos perigosos. Agora, vai ter que se virar para sair de lá vivo. 

    Em Nome do Pai

    Em Nome do Pai é baseado em fatos reais, este drama dirigido por Jim Sheridan também faz parte dos títulos obrigatórios, com interpretações de tirar o chapéu de Daniel Day-LewisEmma Thompson e Pete Postlethwaite. Leão de Ouro em Berlim, entre outros prêmios e indicações, como as sete ao Oscar e quatro ao Globo de Ouro. 

    Na década de 70, um atentado do IRA mata cinco pessoas num pub de Guildford, cidade próxima à Londres. Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis) é um jovem rebelde irlândes que acaba sendo injustamente acusado pelo crime, e pega prisão perpétua junto com outros três amigos. Giuseppe Conlon (Pete Postlethwaite), seu pai, tenta ajudá-lo, mas é condenado também. Enquanto Gerry tem que desenterrar suas forças mais profundas para lidar com a injustiça de estar preso, ele consegue a ajuda da advogada Gareth Peirce (Emma Thompson), que passa a investigar as irregularidades do caso.

    Hunger

    Também baseado numa história real, Hunger é um drama dirigido por Steve McQueen (o mesmo de Shame) traz o ator Michael Fassbender, vivendo o prisioneiro Bobby Sands, emblemático personagem de uma famosa greve de fome. 

    Fassbender teve que passar por acompanhamento médico por causa da produção, devido a perda de peso obtida para o papel neste filme, que ganhou mais de trinta prêmios, entre eles o Câmera de Ouro no Festival de Cannes.

    No Corredor da Morte

    Em No Corredor da Morte, um agente do FBI (Steven Seagal) se infiltra em presídio e acaba tendo que liderar uma rebelião porque o seu investigado também está na mira de um criminoso. Morris ChestnutJa Rule completam o elenco.

    A Fortaleza

    Em A Fortaleza, um ex-militar (Christophe Lambert) e sua esposa são presos e enviados para um presídio de segurança máxima, por tentarem burlar o controle de natalidade imposto pelo governo. Agora, os dois precisarão de todas as forças para enfrentar as piores experiências de suas vidas.

    Tango & Cash - Os Vingadores

    Tango & Cash - Os Vingadores coloca dois detetives da área de Narcóticos, Sylvester Stallone e Kurt Russell, estão na mira de um bandidão (Jack Palance), que forja um crime para se livrar deles e consegue que sejam enviados para um presídio cheio de criminosos presos por eles no passado. Agora, precisam lutar pela sobrevivência e ainda provar que não são culpados. O filme conta ainda com a participação da sensual Teri Hatcher, antes da fama.

    Bronson

    Bronson é um drama criminal baseado em fatos reais, que foi dirigido por Nicolas Winding Refn, de Drive, e trouxe Tom Hardy no papel de um dos bandidos mais perigosos do Reino Unido, também famoso por sua fúria e por ter passado bom tempo de sua vida confinado na solitária.

    O ator foi premiado por sua atuação e se encontrou com ele mais de uma vez, tendo total apoio do cinebiografado.

    O Conde de Monte Cristo

    Os livros de Alexandre Dumas já foram filmados mais de uma vez. O Conde de Monte Cristo, de 2002, é protagonizado por Jim Caviezel e Guy Pearce, é somente uma das versões dessa obra, que trata de um tema que mexe com as pessoas: vingança.

    O Conde de Monte Cristo é uma clássica história de Alexandre Dumas sobre um jovem inocente que é preso de maneira equivocada e de prepara uma brilhante estratégia para se vingar daqueles que o traíram.

    Rebeldia Indomável

    Rebeldia Indomável é um clássico filme de prisão, que traz Paul Newman vivendo um prisioneiro sem limites, que não se cansa de contestar as regras do lugar onde foi passar um temporada. Dirigido por Stuart Rosenberg, que anos mais tarde iria pilotar outros projeto com prisão no DNA: Brubaker.

    O elenco conta ainda com Dennis Hopper e George Kennedy. O filme se sagrou ganhador de um Oscar, além de receber outras três indicações e duas ao Globo de Ouro, entre outros prêmios.

    Fugindo do Inferno

    Fugindo do Inferno é um clássico filme de "fuga de prisão", como outros dessa lista, dirigido por John Sturges. Steve McQueen é o protagonista dessa história de soldados aliados aprisionados em campo nazista, bolando um plano ótimo para se livrar do confinamento.

    O elenco é cheio de nomes conhecidos, como James Garner, Charles BronsonJames CoburnDonald Pleasence e Richard Attenborough. Indicação ao Oscar e Globo de Ouro, entre outros prêmios.

    Brubaker

    Brubaker é um filme baseado em fatos reais e foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Ele conta a história de um diretor de uma prisão (Robert Redford), que se infiltra no meio dos detentos para descobrir o que pode ser modificado em prol deles, mas acaba enfrentando resistência política. O ainda não famoso Morgan Freeman participa do longa, além de Yaphet Kotto.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top