Minha conta
    Franquias que tentaram seguir o sucesso de Harry Potter, mas falharam

    De As Crônicas de Nárnia a Divergente, confira quais séries de filmes tombaram.

    saga Harry Potter foi um fenômeno, não só de público como influência na cultura pop dos anos 2000 e 2010. Lançado em 2001, o primeiro filme, A Pedra Filosofal completa 20 anos em 2021. Adaptando os livros de J.K. Rowling, a franquia elevou Daniel RadcliffeEmma WatsonRupert GrintRobert Pattinson e outros jovens atores ao estrelato. Além, é claro, de fazer muita gente esperar por sua carta de Hogwarts.

    Harry Potter: Por onde anda o elenco coadjuvante dos filmes?

    O apelo da obra do "menino que sobreviveu" até gerou peça de teatrojogos eletrônicos e o spin-off de cinco filmes, Animais Fantásticos — cujo terceiro longa, estrelado por Eddie Redmayne e Jude Lawestá em produção — e pode ser que venha série de TV por aí.

    Mas repetir o êxito de Harry Potter não é fácil. Vendo o sucesso de bilheteria e o furor que causou entre os fãs, muitas produtoras optaram por trazer suas próprias histórias de fantasia para o cinema, com protagonistas adolescentes ou jovens. Apesar dos esforços de roteiristas, produtores e atores, poucas sagas conseguiram, e certamente quase nenhuma se iguala à de Harry Potter. Relembre 5 franquias que tentaram seguir a "sensação" do mundo bruxo, mas fracassaram. Quiseram ser Grifinória, mas acabaram sendo Lufa-Lufa (brincadeira, não ataquem, lufanos... também amamos o Cedrico e o Newt).

    Crepúsculo 10 Anos: Filmes e séries influenciados pela saga criada por Stephenie Meyer

    As Crônicas de Nárnia

    Em 2005 chegava aos cinemas As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, filme que adaptava as histórias de C.S. Lewis, lançadas originalmente nos anos 1950. A saga mirava em ser o próximo fenômeno cultural desse tipo, com a promessa de transformar os outros livros do autor em longas-metragens, especialmente porque O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa foi bem recebido pelos fãs e teve um sucesso enorme nas bilheterias. Porém, depois de outros dois filmes, os ganhos e os espectadores foram poucos. São sete livros, mas a versão cinematográfica teve apenas 3 filmes. Pelo menos a saga foi responsável por revelar diversos talentos, como Will Poulter, que trabalhou em Maze Runner, Black Mirror e O Regresso, e Ben Barnes, de Westworld e O Justiceiro.

    Já em outubro de 2018, depois que o quarto filme, A Cadeira de Prata, foi cancelado, foi anunciado que a Netflix havia comprado os direitos dele e estava planejando fazer seus próprios filmes e séries de TV de As Crônicas de Nárnia, com o roteirista de Viva - A Vida é uma Festa, Matthew Aldrich. Até agora, não há mais novidades sobre a nova iteração da saga de Lewis.

    Divergente

    A saga Divergente, inspirado no livro de Veronica Roth, também prometia ser um sucesso no cinema, pois tinha algumas semelhanças com Jogos Vorazes, lançado alguns anos antes. Inclusive, teve grandes nomes no elenco, incluindo Kate Winslet, e foram alguns dos primeiros grandes filmes de Shailene Woodley, Theo James, Jai Courtney, Zoë KravitzMiles Teller e Ansel Elgort. No entanto, a cada nova edição, a aceitação do público e da crítica diminuía. O quarto e último filme Ascendente foi adiado, seu projeto foi transformado em um telefilme de baixo orçamento — o que desagradou os atores, que já tinham um nome em Hollywood —, depois em série de TV e eventualmente nunca foi feito.

    Os Seis Signos da Luz

    A premissa de Os Seis Signos da Luz é a seguinte: a vida de um menino vira de cabeça para baixo quando ele descobre que é o último de um grupo de guerreiros imortais que dedicaram suas vidas a lutar contra as forças das trevas. Se você encontrou semelhanças à trama de Harry Potter, saiba que a história é adaptada do livro de Susan Cooper, publicado em 1973. A versão cinematográfica foi produzida em 2007, mas teve mudanças bastante radicais em relação à obra literária, e não teve uma boa resposta nem das críticas nem nas bilheterias. O filme elevou ao estrelado Alexander Ludwig, de Jogos Vorazes e Vikings.

    A Bússola de Ouro

    Fronteiras do Universo é uma trilogia literária de sucesso, escrita por Philip Pullman e lançada entre 1995 a 2000, além de diversos livros complementares. A obra ganhou seu primeiro filme em 2007, A Bússola de Ouro. Com atores de sucesso como Nicole Kidman e Daniel Craig no elenco, foi uma grande aposta da New Line Cinema. Apesar da qualidade, não teve o êxito esperado e não passou de um longa-metragem.

    No entanto, a história ganhou os streamings, com a premiada série da HBO, His Dark Materials. Estrelada por Dafne Keen (Logan) e James McAvoy, a produção foi renovada para sua terceira e última temporada.

    Eragon

    A popular saga literária de Christopher Paolini consiste em quatro livros, publicados entre 2002 e 2011, e é mais conhecida como Ciclo da Herança. Estrelado por Ed Speleers (Outlander) e com Jeremy Irons no elenco, Eragon, de 2006, foi primeira versão cinematográfica da franquia. A trama mostra um jovem fazendeiro que se depara com uma estranha pedra que acaba por ser um ovo de dragão. Quando esta criatura fantástica nasce, o rapaz decide elaborar um plano para derrubar o malvado Galbatorix e restaurar a glória dos Cavaleiros do Dragão. Infelizmente, as mudanças que o filme fez em relação ao livro foram tantas que os fãs ficaram desapontados e apenas um longa-metragem chegou à tela grande.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Harry Potter: Momentos da saga que todo fã ama (re)ver
    • Os filmes do Harry Potter, do pior ao melhor
    • Os personagens infantis da TV mais populares entre as crianças
    • Harry Potter, A Escavação e outros papéis marcantes de Ralph Fiennes
    Pela web
    Comentários
    Back to Top