Minha conta
    Universo Estendido da DC: Conheça os 20 filmes confirmados, em desenvolvimento e cancelados da franquia

    The Batman, filme solo do Coringa, Esquadrão Suicida 2, Aves de Rapina... O que é certo e o que é rumor na franquia da Warner Bros.

    Adaptar os quadrinhos da DC Comics para os cinemas não têm sido tarefa fácil para a Warner Bros. Enquanto permanece firme em sua tentativa de consolidar seu universo compartilhado de filmes de super-heróis e super-heroínas, o estúdio experimenta resultados mistos em seus projetos nesta década de 2010. Por um lado, Mulher-Maravilha foi um filme que quebrou barreiras e foi bem recebido por público e crítica, outras produções estão longe de desfrutar do mesmo prestígio do filme estrelado por Gal Gadot.

    Batman Vs Superman - A Origem da Justiça até arrecadou bem nas bilheterias mundiais (mesmo longe dos melhores números da Marvel), mas aspectos do roteiro ("Martha") e a direção de Zack Snyder foram alvos de críticas que seriam até mais incisivas nos decepcionantes Esquadrão Suicida e Liga da Justiça. Qual seria então a saída para o Universo Estendido da DC (DCEU, na sigla em inglês), iniciado como O Homem de Aço? A situação é tão peculiar que até Kevin Feige, chefão da Marvel Studios, já opinou sobre como a rival poderia acertar o alvo e suprir as expectativas dos fãs em seus projetos futuros.

    De qualquer forma, o que não faltam são oportunidades vindouras para a Warner Bros. alcançar novos êxitos nas adaptações da DC Comics. Depois do fiasco comercial de Liga da Justiça, a Warner moveu peças na DC Films e na DC Entertainment, destituindo os produtores de cargos criativos (mais uma vez), escolhendo novos nomes para comandar a empreitada rumo à sonhada consolidação do DCEU como uma franquia consistente.

    Desde que o DCEU foi anunciado, dezenas de filmes já foram adicionados ao cronograma de trabalhos da Warner. Abaixo, descubra em qual status está casa uma dessas produções e se elas irão ou não chegar aos cinemas um dia.

    Aquaman

    Status: Confirmado, com estreia marcada e em fase de pós-produção

    Depois de estrear como o detentor legítimo do trono de Atlântida em Liga da JustiçaJason Momoa irá estrelar seu próprio filme como o tradicional herói subaquátco em Aquaman. O projeto tem como trunfo seu cineasta: James Wan. Com vasta experiência em filmes de terror de sucesso e em blockbusters (Velozes & Furiosos 7), o estilo particular do cineasta pode trazer uma bem vinda ousadia ao DCEU. O elenco é outro atrativo: Nicole Kidman, Willem Dafoe, Amber HeardDolph LundgrenPatrick Wilson estão escalados. Filmado entre maio e outubro de 2017, o longa-metragem estreia no dia 13 de dezembro de 2018 e, antes disso, será tema de um painel no famoso Hall H da Comic Con de San Diego.

    Shazam!

    Status: Confirmado, com estreia marcada e em fase de pós produção

    David F. Sandberg, de Annabelle 2 - A Criação do Mal, dirige o Quero Ser Grande dos filmes de super-herói. Baseado nas HQs de um dos mais antigos personagens da DC, o filme tem como premissa acompanhar um garoto (Asher Angel) que se transforma num aduto (Zachary Levi) com poderes especiais ao dizer uma palavra mágica ("Shazam!"). Mark Strong interpreta o vilão Dr. Thaddeus Sivana no filme que tem tudo para ser um dos "mais Marvel" da DC. Até então, imagens de bastidores apontam para uma fidelidade ao traje original do herói — e mais nada. Até o fechamento desta notícia, poucos materiais oficiais foram divulgados e cresce a expectativa para que ao menos um teaser ou trailer seja divulgado no painel da Warner Bros. na próxima Comic Con. Rodado entre janeiro e maio deste ano, o filme estreia no dia 4 de abril de 2019.

    Mulher-Maravilha 1984

    Status: Confirmado, com estreia marcada e em produção

    Como não se mexe em time que está ganhando, a diretora Patty Jenkins retornou para a função de diretora na sequência de Mulher-Maravilha. Décadas depois da Primeira Guerra Mundial, como indica o título de Mulher-Maravilha 1984, Diana Prince (Gal Gadot) usará suas habilidades e valores para defender a humanidade mais uma vez. Repleta de expectativas, a sequência conta com a adição de Kristen Wiig para o papel de Cheetah, vilã principal do enredo. Pedro Pascal (Narcos) é outro novo nome na equipe de atores que traz o surpreendente retorno de Chris Pine. As filmagens começaram em junho deste ano e imagens oficiais do elenco já foram divulgadas. Assim como Aquaman e Shazam!, é provável que novidades sobre Mulher-Maravilha 1984 sejam apresentadas na Comic Con.

    Ciborgue

    Status: Confirmado, mas...

    Após o desempenho fraco de Liga da Justiça, é difícil crer que o spin-off dedicado ao Ciborgue de Ray Fisher realmente saia do papel. Oficialmente, o projeto até tem previsão de estreia para 2020, mas a Warner Bros não contratou diretor ou roteirista e provavelmente o desenvolvimento do filme foi cancelado ou colocado em modo de espera. 

    Aves de Rapina

    Status: Confirmado

    Inicialmente pensado como um filme solo da Arlequina de Margot Robbie, este projeto logo se transmutou em Aves de Rapina, longa-metragem focado no clã de personagens femininas das HQs homônimas da DC. A Warner contratou Christina Hodson em 2016 para escrever o roteiro do filme e escolheu Cathy Yan para dirigi-lo em 2018. Robbie será uma das produtoras. Especula-se que o filme será rodado em 2019 e lançado no ano seguinte. Personagens como Caçadora e Canário Negro podem aparecer e a Batgirl está praticamente confirmada no filme.

    Flashpoint

    Status: Confirmado

    Ezra Miller viverá o Flash novamente em Flashpoint, filme baseado no clássico arco das HQs de mesmo nome. Com uma trama que envolve realidades paralelas, o filme deve ter um tom mais leve do que o das histórias em quadrinhos e será inspirado em De Volta Para o Futuro. A direção é de John Francis Daley e Jonathan Goldstein, roteiristas de Homem-Aranha: De Volta ao Lar e diretores de Férias Frustradas. Estima-se que a estreia possa acontecer em 2020.

    Batgirl

    Status: Confirmado

    Joss Whedon, de Os Vingadores - The Avengers e Vingadores: Era de Ultron, chegou a ser contratado para roteirizar e dirigir o filme sobre a Batgirl, alter-ego de Barbara Gordon. O cineasta, entretanto, foi muito criticado depois de comandar a finalização de Liga da Justiça e o estúdio decidiu retirá-lo do projeto em fevereiro deste ano. "Batgirl é um projeto tão emocionante, e a Warner e a DC são parceiros tão colaborativos e solidários, que me levou meses para perceber que eu realmente não tinha uma história", disse o diretor ao deixar o desenvolvimento do filme. Christina Hodson (de Aves de Rapina e Bumblebee) desenvolve o roteiro de Batgirl, que ainda não tem elenco confirmado. Depois da experiência com Whedon, a Warner Bros. busca uma mulher para a direção do longa-metragem. Não há previsão de estreia e muito do futuro deste filme pode depender do sucesso de Aves de Rapina, que provavelmente vai apresentar Barbara Gordon pela primeira vez no DCEU.

    Tropa dos Lanternas Verdes

    Status: Confirmado e com estreia marcada

    Geoff Johns, ex-presidente e diretor criativo da DC, assume a função de roteirista em Tropa dos Lanternas Verdes. O filme será protagonizado por Hal Jordan e John Stewart, em clima de "buddy cop film", dois dos mais conhecidos personagens que defenderam as cores do Lanterna Verde. De acordo com o Deadline, o filme já foi descrito como "Máquina Mortífera no espaço" pela Warner. A estreia está marcada para o dia 23 de julho de 2020.

    Novos Deuses

    Status: Confirmado

    Depois de recusar proposta para dirigir Pantera NegraAva DuVernay finalmente vai adentrar o território das adaptações de HQs em Novos Deuses. A diretora de Selma - Uma Luta Pela Igualdade mostrou identidade e tato para trabalhar com filmes de grande orçamento em Uma Dobra no Tempo, apesar do longa da Disney ter outros problemas relacionados ao roteiro. Este é um dos projetos mais peculiares da DC até então e deve apresentar a raça alienígena que impactou os eventos de Liga da Justiça e mostrar o temido vilão Darkseid. Kario Salem, de A Cartada Final e Tudo Por Um Sonho, será o roteirista do filme. Ainda não há previsão de estreia.

    Filmes solo do Coringa

    Status: Dois filmes em desenvolvimento, mas envoltos em rumores e sem confirmação sobre início da produção

    Aqui a Warner Bros. passa a impressão de que está atirando para todos os lados. O estúdio desenvolve, paralelamente, dois filmes diferentes sobre o mais conhecido vilão de seu cânone. As produções terão propostas e atores diferentes.

    Depois da decepcionante estreia do Coringa de Jared Leto em Esquadrão Suicida, cuja aparição é praticamente uma participação especial de luxo, ficou claro ali que a Warner pretendia explorar melhor o Coringa em outros projetos. Além de aparecer em um possível Esquadrão Suicida 2, o personagem pode ganhar um filme solo no Universo Estendido da DC. Leto será o produtor do longa que pretende "pavimentar o caminho" para outros trabalhos derivados envolvendo personagens de Esquadrão Suicida. Não há diretor, roteirista ou previsão de estreia.

    O outro filme sobre o Palhaço do Crime desenvolvido pela Warner é bem mais interessante. Embora o estúdio não tenha se manifestado oficialmente, a imprensa especializada aponta que Joaquin Phoenix foi o escolhido para viver o icônico antagonista. O projeto será dirigido e corroteirizado por Todd Phillips, de Se Beber, Não Case!, e Scott Silver, de 8 Mile - Rua das Ilusões, também terá créditos no roteiro. O ator de Ela deve viver a transição do Coringa de humorista decadante na Gotham da década de 1980 para o psicótico arqui-inimigo do Batman. Já foi dito que o filme pode ficar fora da linha do tempo do DCEU e até inaugurar uma subfranquia própria, que pode se chamar "DC Dark" ou "DC Black". Rumores apontam que Martin Scorsese pode produzir o projeto e que há a chance de Robert De Niro entrar para o elenco. Também se fala que o filme do Coringa com Phoenix terá um orçamento reduzido. O The Hollywood Reporter informou que o filme começa a ser filmado entre setembro e dezembro deste ano.

    The Batman

    Status: Confirmado, mas...

    Desde a trilogia de Christopher Nolan, o Homem Morcego não ganha um filme dedicado a ele. Em 2014 a Warner anunciou The Batman, com direção e protagonismo de Ben Affleck e roteiro do ator com Geoff Johns, hoje ex-presidente da DC Films. De acordo com o cronograma inicial, o filme teria sido rodado em 2017. Entretanto, Affleck deixou a direção do projeto e Matt Reeves (Planeta dos Macacos: A Guerra, Deixe-me Entrar) foi contratado para a função em The Batman. A partir daí inicou-se uma novela envolvendo o futuro do ator e diretor de Argo no DCEU. Reeves anunciou que iria trabalhar em um novo roteiro e que a trama vai abordar a juventude do vigilante de Gotham. Em outras palavras, o projeto se tornou algo totalmente diferente do que era quando foi anunciado com Affleck. Ainda não se sabe se o filme, que ainda não tem previsão de estreia ou data para o início da produção, fará parte do DCEU, como Liga da Justiça e afins, ou se terá conexões com a subfranquia que pode contar com o Coringa de Joaquin Phoenix.

    Esquadrão Suicida 2

    Status: Em desenvolvimento

    Hora de limpar a bagunça que foi o primeiro Esquadrão Suicida. Em setembro de 2017, Gavin O'Connor foi contratado pela Warner para dirigir e corroteirizar Esquadrão Suicida 2. Ainda não se sabe como o filme vai se conectar com os outros projetos sobre o Coringa de Jared Leto ou com o filme comandado pela Arlequina de Margot Robbie. O roteiro já passou por muitas mãos e foi reescrito algumas vezes — um indício de que a Warner encontra dificuldades para encontrar o tom certo para o projeto. De acordo com Joel Kinnaman, que interpretou Rick Flagg no primeiro filme (do qual ele despreza o desfecho), a sequência será "mais realista". Especula-se que as filmagens da continuação comecem em outubro de 2018. Não há nada confirmado, mas o lançamento pode ocorrer em 2020.

    Liga da Justiça Sombria

    Status: Incerto

    Liga da Justiça Sombria chegou a ter Guillermo del Toro como diretor em 2013, mas de lá pra cá o projeto viveu uma intensa dança das cadeiras para a função. Depois de perder Doug Liman em 2017, o filme segue sem diretor, confirmação oficial ou previsão de estreia. O roteirista Gerard Johnstone chegou a ser contratado para desenvolver a trama do filme em agosto de 2017, mas de lá para cá não surgiram maiores novidades sobre a obra que poderia contar com personagens como John Constantine, Zatanna, Deadman,  e Monstro do Pântano.

    Liga da Injustiça

    Status: Boato

    Um filme sobre a Liga da Injustiça, uma espécie de Esquadrão Suicida de luxo, atualmente não passa de mero rumor. Especula-se que há um projeto em desenvolvimento por conta da fala de Lex Luthor (Jesse Eisenberg) inserida por Joss Whedon na finalização do filme dirigido por Zack Snyder. Entretanto, não há nenhum movimento que confirme a produção de um filme com Luthor, Adão Negro, Coringa e Exterminador. 

    Adão Negro

    Status: Em desenvolvimento

    Depois de rumores apontarem que Dwayne Johnson poderia viver o Shazam no DCEU, The Rock escolheu o dark side e optou por encarnar o vilão Adão Negro, maior inimigo do herói que esteve cotado para interpretar. Inicialmente, os dois personagens apareceriam juntos no mesmo filme, mas a Warner optou por apresentar primeiro o mocinho. O vilão, em tese, ganhará outro filme solo. "Acho que eles têm um plano incrível para Shazam e desejo ao pessoal da DC toda a sorte do mundo. Tivemos que dividir a ideia porque, obviamente, inicialmente seria Adão Negro vs Shazam. Mas nós dividimos os dois. Eles vão se sair muito bem com esse plano", disse Johnson em dezembro de 2017. Adam Sztykiel foi contratado para roteirizar Adão Negro, mas não há nome confirmado na direção ainda. Em abril deste ano, Johnson chegou a dizer que acredita que o filme possa receber o sinal verde da Warner para o início das filmagens em 2019. Certamente a confiança do estúdio com o resultado final em Shazam! e um eventual sucesso do filme podem impulsionar o longa-metragem com The Rock. Caso contrário...

    O Homem de Aço 2

    Status: Incerto

    É possível discutir se Batman Vs Superman - A Origem da Justiça seria a sequência de facto de O Homem de Aço, mas de qualquer forma, ainda não sabemos quando (ou se) a Warner Bros. irá confirmar um filme solo do Superman no DCEU. Henry Cavill recentemente publicou em seu perfil no Instagram um vídeo de musculação que sugere que esta é sua preparação para viver o Último Filho de Krypton nos cinemas mais uma vez. Pode se tratar da preparação para uma ponta em Shazam!, há tempos especulada pela imprensa, ou mesmo do início do processo que vai culminar na produção de um eventual O Homem de Aço 2. Embora a sequência não tenha sido confirmada oficialmente, a Warner já sondou os diretores Christopher McQuarrieMatthew Vaughn para o comando do projeto. Responsável por Kingsman: O Círculo DouradoX-Men: Primeira Classe e Kick Ass - Quebrando Tudo, Vaughn já até falou sobre como seria sua abordagem como cineasta caso fosse confirmado no filme. O diretor revelou a intenção de "modernizar a versão de Richard Donner", de Superman - O FIlme. "Retornar ao material original... Na minha visão, o Superman é colorido, heróico, 'de boa'. Ele é um ponto de luz no meio da escuridão. É assim que eu acho que o Superman deveria ser", disse.

    Se Liga da Justiça tivesse sido bem sucedido, seria certo ver Cavill novamente em uma sequência do filme sobre o clã de heróis. Oficialmente, ainda não há confirmação de aparição de Cavill em nenhum filme futuro do DCEU, mas novidades podem surgir na Comic Con deste ano.

    Asa Noturna

    Status: Em desenvolvimento, mas...

    Em fevereiro de 2017, Chris McKay foi contratado para dirigir um filme sobre o Asa Noturna, persona que Dick Grayson assume depois que deixa de lutar ao lado do Batman com o traje do Robin. A Warner também fechou como roteirista Bill Dubuque na mesma época, mas de lá para cá nenhuma outra grande novidade foi anunciada. Ou melhor, quase nenhuma. McKay desmentiu um boato de que Zac Efron poderia viver o personagem principal no filme. Este parece ser um daqueles projetos que o estúdio tem na mesa e que não figura entre suas prioridades.

    Harley Quinn Vs. The Joker

    Status: Em desenvolvimento, mas...

    Para o projeto de mais um spin-off de Esquadrão Suicida, a Warner Bros. contratou Glenn FicarraJohn Requa em agosto de 2017 para que a dupla cuide da direção, roteiro e produção de Harley Quinn Vs. The Joker. Responsáveis pela série This Is Us e pelo filme Amor a Toda Prova, os dois cineastas desenvolvem um projeto cujo real status ainda é incerto. Não se sabe se o filme é o que Gotham City Sirens poderia vir a ser. São tantos filmes envolvendo o Coringa de Jared Leto e a Arlequina de Margot Robbie que não seria imprudente apostar que alguns deles serão engavetados.

    Gotham City Sirens

    Status: Provavelmente cancelado

    Em 2016, David Ayer, de Esquadrão Suicida, chegou a ser anunciado como diretor de Gotham City Sirens, filme com vilãs da DC, mas em meio a rumores sobre a saída do cineasta do projeto nenhuma novidade foi anunciada em 2018. A intenção era unir a Arlequina de Margot Robbie em uma trama com a Mulher-Gato e a Hera Venenosa, mas provavelmente o filme deu lugar a Aves de Rapina, que também terá o elenco encabeçado por Robbie e já tem diretora, roteirista, e possível previsão para início de filmagens.

    Lobo

    Status: Incerto

    Com potencial para integrar uma possível subfranquia proibida para menores da DC, o filme sobre o violento anti-herói Lobo pode ter Michael Bay como diretor. Em desenvolvimento desde 2012, o projeto de levar o personagem aos cinemas conta com Jason Fuchs (Mulher-Maravilha) assinando a produção de um tratamento para o roteiro. Mais um filme incerto no futuro do DCEU, visto que a Warner ainda não fez nenhum convite oficial para o diretor de Transformers ou anunciou datas para o projeto.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top