Minha conta
    Festival de Cinema Brasileiro de Paris exibe longa sobre visita do Papa ao Rio de Janeiro

    Rio de Fé, Um Encontro com Papa Francisco, dirigido por Carlos Diegues, é um dos destaques da mostra que acontece na primeira semana de abril e exibe 26 filmes.

    por Taiani Mendes

    Um dos principais eventos de promoção do nosso cinema no exterior, o Festival de Cinema Brasileiro de Paris inicia sua 16ª edição no dia primeiro de abril apresentando uma diversificada seleção. Filmes inéditos no circuito brasileiro e longas premiados em festivais nacionais recentes são destaques na programação, que aproveita a aproximação da Copa do Mundo e o cinquentenário do Golpe Militar para exibir alguns títulos sobre futebol e ditadura.

    Rio de Fé - Um Encontro com Papa Francisco, de Carlos Diegues, retrata a visita do líder religioso à capital fluminense e foi lançado diretamente em DVD no país, mas será exibido em tela grande no Festival. Entre os filmes inéditos estão O Samba, novo documentário musical de Georges Gachot, que, após Maria Bethânia (Maria Bethânia - Música é Perfume) e Nana Caymmi (Rio Sonata), se aproxima de Martinho da Vila e conta um pouco da história de amor entre o sambista e a escola de samba Unidos de Vila Isabel; Looking for Rio, dirigido por Emmanuel Bernard, em que o ex-jogador – e às vezes ator – francês Eric Cantona visita os quatro principais times do futebol carioca; e Democracia em Preto e Branco, de Pedro Asbeg, que conecta os grandes movimentos do início da década de 1980: “Rock Brasil”, Diretas Já e Democracia Corinthiana.

    De Menor e O Lobo Atrás da Porta, que dividiram o prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio 2013, também serão exibidos, assim como o inesperado sucesso Cine Holliúdy e Uma História de Amor e Fúria, animação premiada no Festival de Annecy. Como homenagem póstuma a Eduardo Coutinho - que esteve presente no evento em duas ocasiões -, o Festival apresenta ao público uma cópia restaurada do clássico Cabra Marcado Para Morrer.

    Confira a seleção completa:

    Ficção

    Filme de abertura: Serra Pelada - Crítica

    À Beira do Caminho - Crítica

    Cine Holliúdy - Crítica

    De Menor

    Entre Vales - Crítica

    Faroeste Caboclo - Crítica

    Flores Raras - Crítica

    A Coleção Invisível - Crítica

    Uma História de Amor e Fúria - Crítica

    Tatuagem - Crítica

    O Lobo Atrás da Porta - Crítica

    Documentários

    A Batalha do Passinho

    Cidade de Deus - 10 Anos Depois - Crítica

    O Samba

    Rio de Fé – Um Encontro com Papa Francisco

    Revelando Sebastião Salgado

    Futebol e Ditadura

    Pra Frente, Brasil

    Dossiê Jango - Crítica

    O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

    Sobral – O Homem que Não Tinha Preço - Crítica

    Setenta

    Cabra Marcado Para Morrer

    Linha de Passe

    Os Rebeldes do Futebol

    Looking for Rio

    Filme de encerramento: Democracia em Preto e Branco

    Revelando Sebastião Salgado

    Entre Vales

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top