Minha conta
    Tatuagem
     Tatuagem
    15 de novembro de 2013 No cinema / 1h 50min / Drama
    Direção: Hilton Lacerda
    Roteiro Hilton Lacerda
    Elenco: Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo Garcia (II)
    Streaming
    Imprensa
    4,2 13 críticas
    Usuários
    4,3 206 notas e 19 críticas
    Adorocinema
    4,5
    Avaliar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse

    Não recomendado para menores de 16 anos

    Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

    Assista ao filme

    SVOD / Streaming
      NetflixInscrições
    Veja todas as ofertas de streaming

    Críticas AdoroCinema

    4,5
    Ótimo
    Tatuagem

    O valor do afeto

    por Francisco Russo
    Tatuagem é daqueles filmes essenciais. Mais até do que pela sua qualidade, o longa-metragem dirigido por Hilton Lacerda se destaca mesmo é pela proposta que traz a um cinema brasileiro cada vez mais careta, onde certos assuntos são tratados como tabu e com um moralismo implícito cada vez maior. Dono de uma naturalidade impressionante no desenrolar da história, especialmente ao abordar assuntos densos e por vezes complicados pela polêmica inerente que trazem consigo, o filme na verdade ganha (muita) força ao tratar seus personagens sob a questão do afeto. Não importa se são homens ou mulheres, gays ou hetero, isto é mero detalhe. São pessoas, seres humanos, que se apaixonam uns pelos outros e, vivendo aquele momento, se entregam à força do que sentem sem pensar duas vezes. Diante deste cenário, Tatuagem não se prende a qualquer pudor em relação à história que oferece ao espectador. Sim, h
    Ler a crítica
    Tatuagem Teaser 1:07
    10.091 visualizações
    Tatuagem Trailer 2:26
    Tatuagem Trailer
    29.194 visualizações
    Tatuagem Teaser 1:43
    1.258 visualizações

    Entrevista, making-of y clip

    Tatuagem Making of - Espelho do Futuro 1:41
    Tatuagem Making of - Espelho do Futuro
    425 visualizações
    Tatuagem Making of - Com brilhos me vesti 1:46
    Tatuagem Making of - Com brilhos me vesti
    997 visualizações
    Tatuagem Making of - Riscaldamento 1:20
    Tatuagem Making of - Riscaldamento
    225 visualizações
    Pela web

    Elenco

    Irandhir Santos
    Personagem : Clécio Wanderley
    Jesuíta Barbosa
    Personagem : Soldado Araújo "Fininha"
    Rodrigo Garcia (II)
    Personagem : Paulete
    Rafael Guedes
    Personagem : Depressílvio
    Ficha completa

    Comentários do leitor

    Taiani M.
    Taiani M.

    Seguir usuário 34 seguidores Ler as 17 críticas

    2,5
    Enviada em 12 de dezembro de 2013
    Belas atuações de Rodrigo Garcia, Irandhir Santos e Jesuita Barbosa num filme que erroneamente valoriza mais o c* que qualquer outra coisa. Vários temas interessantes preteridos em prol de uma piada exaustivamente repetida.
    Dog Salino
    Dog Salino

    Seguir usuário 9 seguidores Ler as 5 críticas

    4,5
    Enviada em 18 de dezembro de 2013
    Completamente inovador, puro e fundamental a quem gosta de cinema. A qualidade das imagens não é das melhores, mas a proposta é magnifica. Em uma geração em que tudo no cinema novo é tratado com pudor ou como comédia esdruxula, Tatuagem vem mostrar o que há de mais lindo em uma relação: a ligação. A sexualidade aqui não é sequer comentada. Na Recife que sofre com a Ditadura Militar, um pequeno grupo de teatro (Chão de Estrelas) ...
    Leia Mais
    Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

    Seguir usuário 4.304 seguidores Ler as 610 críticas

    5,0
    Enviada em 23 de julho de 2021
    Excelente! O cinema nacional mostrando que vai muito além de comédias triviais. A valorização da cultura nordestina nessa imortalidade de um dos mais importantes grupos de teatro que o Recife já viu. É raíz, é cru, é lindo e profundo... São sentimentos e o se entregar de corpo e alma.
    Crismika
    Crismika

    Seguir usuário 628 seguidores Ler as 436 críticas

    4,5
    Enviada em 15 de dezembro de 2020
    Grande história de uma trupe que vive durante a ditadura dos anos 70 em Recife que cria o Chão de Estrelas, uma equipe de teatro onde vivem o amor livre e a paixão pela arte. Destaque para trilha sonora que permeia a história de forma forte e os personagens vividos por Irandhir Santos que é uma avalanche de sentimentos em cena, dono de tamanha sensibilidade para mostrar o líder da trupe. As cenas de nudez e sexo são uma obra de arte e ao ...
    Leia Mais
    19 Comentários do leitor

    Fotos

    19 Fotos

    Curiosidades das filmagens

    Primeiro filme

    Tatuagem é o primeiro longa-metragem dirigido por Hilton Lacerda, mais conhecido como roteirista de Amarelo Manga, Baixio das Bestas e Baile Perfumado.

    Inspiração para o filme

    Várias histórias e pessoas reais inspiraram a trama de Tatuagem. O líder do grupo teatral Chão de Estrelas é baseado no teatrólogo argentino Túlio Carella, radicado no Recife durante os anos 60. A própria companhia de teatro representa a experiência real da trupe anárquica Vivencial, que existiu na segunda metade dos anos 70.

    Fora de época

    Embora o filme se passe no final da ditaduta militar, o diretor Hilton Lacerda pretendia fazer uma obra atemporal, sobre as perspectivas para o futuro e para o sucesso do país. 
    curiosidades

    Últimas notícias

    Top 10 melhores histórias de amor do cinema nacional
    NOTÍCIAS - Lançamentos
    sábado, 10 de novembro de 2018
    Filmes na TV: Hoje tem Tatuagem e Para Roma Com Amor
    PLAYLIST - Lançamentos
    quinta-feira, 20 de abril de 2017
    De Felipe Ribeiro Entre as opções do dia na telinha estão também Eles Não Usam Black-Tie e As Viagens de Gulliver. Prepare…
    Começa hoje o Festival do Rio 2016! Relembre os longas vencedores das edições anteriores
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    quinta-feira, 6 de outubro de 2016
    Lembra que filme ganhou ano passado?
    47 Notícias e Matérias Especiais

    Detalhes técnicos

    Nacionalidade Brasil
    Distribuidor IMOVISION
    Ano de produção 2013
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 6 curiosidades
    Orçamento R$ 2.200.000
    Idiomas Português
    Formato de produção -
    Cor Colorido
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

    Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

    Mais filmes similares

    Comentários

    • Carlos Filho
      Filme muito bom
    • Crismika
      Grande história de uma trupe que vive durante a ditadura dos anos 70 em Recife que cria o Chão de Estrelas, uma equipe de teatro onde vivem o amor livre e a paixão pela arte. Destaque para trilha sonora que permeia a história de forma forte e os personagens vividos por Irandhir Santos que é uma avalanche de sentimentos em cena, dono de tamanha sensibilidade para mostrar o líder da trupe. As cenas de nudez e sexo são uma obra de arte e ao mesmo tempo impressionam com tamanho impacto e sensibilidade. Jesuíta Barbosa arrasa como um jovem soldado dividido entre a liberdade e vida de gado dentro do quartel e também para Rodrigo Garcia vivendo Paulete, inesquecível. A cena da Polka do Cu resume tudo o que o filme desejou trazer para tela. Enfim, um grande filme brasileiro, imperdível.
    • Senhor Ivan
      Se junta ao grupo de bons filmes nacionais já realizados.A trama é inquieta,a todo momento temos acontecimentos que nos faz interessar ainda mais com o que irá vir a seguir.Um bom trabalho de elenco,destaque positivo para o protagonismo de Irandhir Santos e a segunda apresentação na carreira do jovem Jesuíta Barbosa.>Assistido em 05 de Janeiro de 2020-Dou nota 7/10
    • Marina N.
      Onde assistiram? Quero mt ver
    • Ivone M.
      Amei o filme, já fui duas vezes e quero ir pelo menos mais uma, cada detalhe, cada irreverência, cada palavra tem a leveza e a alegria de enfrentar uma época com o que somos e com o que podemos criar. Inspirador para os dias atuais...Gostei mais ainda quando soube que se baseou em fatos reais. Hilton está de parabéns!!!!
    Mostrar comentários
    Back to Top