João Goulart havia sido eleito democraticamente presidente do Brasil, mas foi expulso do cargo após o golpe de Estado de 1 de abril de 1964. Depois disso, Jango viveu exilado na Argentina, onde morreu em 1976. As circunstâncias de sua morte no país vizinho não foram bem explicadas até hoje. Seu corpo foi enterrado imediatamente após a sua morte, aumentando as suspeitas de assassinato premeditado. Este documentário traz o assunto de volta à tona e tenta esclarecer publicamente alguns fatos obscuros da história do Brasil.
Críticas AdoroCinema
3,5
Bom
Dossiê Jango
História oculta
por Francisco Russo
“Tudo que pensamos ser verdade um dia muda”. A frase de abertura de Dossiê Jango provoca uma certa reflexão. Se por um lado a estrutura de um documentário define que, por regra, ele se baseie na realidade, por outro a mudança mencionada vem não propriamente da análise de determinada cena ou depoimento, mas por uma melhor compreensão do contexto envolvido. É este o grande alvo e também o principal mérito de Dossiê Jango: permitir que o espectador possa entender o complexo jogo político em vigor na década de 1960, que resultou não apenas no golpe militar como também no modo como a ditadura agiu nos primeiros anos de governo.
A figura central desta reconstrução de época é o ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar em 1964. Vice-presidente de Jânio Quadros, eleito numa época em que havia votações diferentes para os dois cargos, Jango assumiu o governo em decorrência da renún
A intenção inicial dos produtores era realizar um filme de ficção que abordasse o exílio de João Goulart, que seria dirigido por Roberto Farias. O diretor Paulo Henrique Fontenelle participou das entrevistas de pesquisa feitas para este projeto e, durante este processo, percebeu que o tema renderia um documentário que abordasse a morte do ex-presidente. Foi desta forma que o projeto mudou por completo, deixando de ser ficção e virando um document
Leia Mais
Parceria
O Instituto João Goulart foi um dos coprodutores de Dossiê Jango, ajudando também ao fornecer documentos e contatos de pessoas que poderiam ser entrevistadas para o filme.
Seleção oficial
Este documentário foi selecionado para a mostra competitiva Première Brasil do Festival do Rio 2012.
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor-
Ano de produção2012
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 3 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Comentários
Faça login para comentar
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade