Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João (João Miguel) resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora, sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda (Vinicius Nascimento) se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes mesmo dele nascer. A contragosto, João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nascem elos entre os dois, que faz com que João tenha coragem para enfrentar seu passado.
Críticas AdoroCinema
3,0
Legal
À Beira do Caminho
Emoções
por Francisco Russo
Roberto Carlos é uma paixão nacional. Ao longo de décadas, o cantor soube transpor para a música sentimentos tão complexos como a amizade e o amor, apresentando situações e sensações bem familiares a muitas pessoas – eis um dos motivos de seu sucesso. Tendo isto em mente, o diretor Breno Silveira encomendou à roteirista Patrícia Andrade a tarefa de desenvolver um filme em torno das músicas do cantor. O resultado é À Beira do Caminho, que tem como principal característica a simbiose entre história e várias de suas canções. A trama acompanha João (João Miguel, endurecido), um solitário caminhoneiro que vaga pelas estradas do Brasil. Um dia, ele descobre o menino Duda (Vinicius Nascimento) escondido em seu caminhão. Órfão de mãe, Duda está à procura do pai, que partiu para São Paulo antes mesmo dele nascer. Suas únicas pistas são uma antiga foto e um endereço para onde ele teria ido. Irrita
Inspirado pela canção Sentado à Beira do Caminho, composta por Erasmo Carlos e Roberto Carlos, e patrocinado pela fabricante de caminhões Volvo, o filme A beira do Caminho é um Road Movie que traz a comovente história do caminhoneiro João, que atormentado pelo passado resolve cruzar o país em seu caminhão Volvo. Na estrada, João se depara com um menino órfão de mãe, que procura por seu pai. Juntos, os dois irão juntar forças em ...
Leia Mais
Heverton S.
12 seguidores
13 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 29 de setembro de 2014
Um verdadeiro "TAPA NA CARA" de quem fala mal do cinema nacional! Muito reflexivo e emocionante! João Miguel e Vinicius Nascimento fazem uma grande dobradinha!
Um visitante
3,5
Enviada em 16 de janeiro de 2014
Histórias parecidas,na vida cruzada de João e a cena inicial,você ver o caminhoneiro João,cruzando estradas em uma aventura interestadual,em sua solitária é encontrar,quer dizer,achar daí pra frente as emoções chegam para animar a históão sempre com seu jeito misterioso,onde não se conhece quase que nada de seu podemos saber um pouco apenas em pequenos "flash back",acompanhado pelas belas melodias de Roberto Carlos.E sempre ...
Leia Mais
m.isis
16 seguidores
14 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 30 de abril de 2013
Filme lindo, emocionante. É poético, um filme simples, profundo. Reforça a ideia de que a " vida não nos dá garantias". A felicidade pode ser uma conquista . A superação é possível mas não é indolor. A fotografia é belíssima, a maquiagem perfeita,João Miguel parece até duas pessoas em suas duas fases. A trilha sonora de Roberto Carlos dá o tom. Lindo, mais uma obra prima do nosso cinema "nacional".
A inspiração para o nome do filme é a canção "Sentado à Beira do Caminho", composta por Erasmo Carlos e Roberto Carlos em 1969.
“Ser ator é isso mesmo”
Foi isso que o ator Vinícius Nascimento respondeu para uma repórter quando foi indagado sobre as extensas jornadas de trabalho em À Beira Do Caminho, que chegavam à 15 horas seguidas.
Semelhanças entre ator e personagem
No filme, o personagem Duda está à procura de seu pai que mora em São Paulo. O ator Vinicius Nascimento também não conhece o pai na vida real.
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor Fox Film do Brasil
Ano de produção2012
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 5 curiosidades
OrçamentoR$ 7,2 000 000
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Certamente,é um dos meus filmes nacionais preferidos.É uma história única,cheia de drama,tristeza e traz uma boa mensagem.A dinâmica entre João Miguel e Vinicius Nascimento é louvável.E a canção de Roberto Carlos quando toca é simplesmente fantástica.-07 de Março de 2018-Dou nota 7/10
Rom?rio M.
Excelente filme!
Senhor Ivan
Certamente,é um dos meus filmes nacionais preferidos.É uma história única,cheia de drama,tristeza e traz uma boa mensagem.A dinâmica entre João Miguel e Vinicius Nascimento é louvável.E a canção de Roberto Carlos quando toca é simplesmente fantástica.-07 de Março de 2018-Dou nota 7/10
Senhor Ivan!
Histórias parecidas,na vida cruzada de João e Duda.Onde a cena inicial,você ver o caminhoneiro João,cruzando estradas em uma aventura interestadual,em sua solitária boleia.Até encontrar,quer dizer,achar Duda.Onde daí pra frente as emoções chegam para animar a história.João sempre com seu jeito misterioso,onde não se conhece quase que nada de seu passado.Onde podemos saber um pouco apenas em pequenos "flash back",acompanhado pelas belas melodias de Roberto Carlos.E sempre acompanhado de perto por Duda,um garoto,que tem muito a contar também,que na verdade só que fazer uma simples amizade com João.O filme aborda,esse tema,onde mostra a cada cena a amizade construída entre os personagens principais.Que ainda tem um tempinho,em se ter o prazer de ouvir boas músicas antigas a cada esquina...
Luiza R.
Simples e emocionante!
Caio C.
Um filme muito bom, com ótimas atuações e um roteiro instigante que despertou a atenção ao filme até a cena final, e ainda um sentimento de expectativa de uma continuação. É bom ver que o cinema nacional está em uma crescente, isto nos dá orgulho de ser brasileiro.
m.isis
Adorei o filme, simples, verdadeiro, emocionante,. fotografia belíssima, maquiagem perfeita. A trilha sonora dá o tom, e olha que eu não sou fã numero um do Roberto, neste caso ela é perfeita. O filme é uma obra prima, poético, profundo, bem pra dentro mesmo.As frases nos pára- choques , a música e a memória de João vão nos conduzindo a uma jornada interior de busca pela redenção, pelo perdão, pela superação. E no fim das contas, embora a "vida não nos dê garantias", é possível aceitar o que ela nos dá....lindo, super recomendo.
Diego A.
nao consiguo ver o filme por que?
Priscila S.
Assisti o filme e adorei.Muito emocionante!
Solange F.
Eu sou fã do ator João Miguel, um motivo a mais para gostar do filme, onde ele faz um personagem sofrido, mas td muda ao conhecer o garoto Duda, adorei as cenas em que contracenavam.
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade