Festival de Cinema Brasileiro de Paris exibe longa sobre visita do Papa ao Rio de Janeiro

Rio de Fé, Um Encontro com Papa Francisco, dirigido por Carlos Diegues, é um dos destaques da mostra que acontece na primeira semana de abril e exibe 26 filmes.

por Taiani Mendes

Um dos principais eventos de promoção do nosso cinema no exterior, o Festival de Cinema Brasileiro de Paris inicia sua 16ª edição no dia primeiro de abril apresentando uma diversificada seleção. Filmes inéditos no circuito brasileiro e longas premiados em festivais nacionais recentes são destaques na programação, que aproveita a aproximação da Copa do Mundo e o cinquentenário do Golpe Militar para exibir alguns títulos sobre futebol e ditadura.

Rio de Fé - Um Encontro com Papa Francisco, de Carlos Diegues, retrata a visita do líder religioso à capital fluminense e foi lançado diretamente em DVD no país, mas será exibido em tela grande no Festival. Entre os filmes inéditos estão O Samba, novo documentário musical de Georges Gachot, que, após Maria Bethânia (Maria Bethânia - Música é Perfume) e Nana Caymmi (Rio Sonata), se aproxima de Martinho da Vila e conta um pouco da história de amor entre o sambista e a escola de samba Unidos de Vila Isabel; Looking for Rio, dirigido por Emmanuel Bernard, em que o ex-jogador – e às vezes ator – francês Eric Cantona visita os quatro principais times do futebol carioca; e Democracia em Preto e Branco, de Pedro Asbeg, que conecta os grandes movimentos do início da década de 1980: “Rock Brasil”, Diretas Já e Democracia Corinthiana.

De Menor e O Lobo Atrás da Porta, que dividiram o prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio 2013, também serão exibidos, assim como o inesperado sucesso Cine Holliúdy e Uma História de Amor e Fúria, animação premiada no Festival de Annecy. Como homenagem póstuma a Eduardo Coutinho - que esteve presente no evento em duas ocasiões -, o Festival apresenta ao público uma cópia restaurada do clássico Cabra Marcado Para Morrer.

Confira a seleção completa:

Ficção

Filme de abertura: Serra Pelada - Crítica

À Beira do Caminho - Crítica

Cine Holliúdy - Crítica

De Menor

Entre Vales - Crítica

Faroeste Caboclo - Crítica

Flores Raras - Crítica

A Coleção Invisível - Crítica

Uma História de Amor e Fúria - Crítica

Tatuagem - Crítica

O Lobo Atrás da Porta - Crítica

Documentários

A Batalha do Passinho

Cidade de Deus - 10 Anos Depois - Crítica

O Samba

Rio de Fé – Um Encontro com Papa Francisco

Revelando Sebastião Salgado

Futebol e Ditadura

Pra Frente, Brasil

Dossiê Jango - Crítica

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

Sobral – O Homem que Não Tinha Preço - Crítica

Setenta

Cabra Marcado Para Morrer

Linha de Passe

Os Rebeldes do Futebol

Looking for Rio

Filme de encerramento: Democracia em Preto e Branco

Revelando Sebastião Salgado

Entre Vales

facebook Tweet