Minha conta
    Retrospectiva 2018: Os principais filmes que você não viu nos cinemas

    Filmes premiados e pérolas escondidas.

    Entra ano, sai ano, e os cinéfilos correm para conseguir ver todos os grandes filmes que despontam no circuito internacional. Como o número de produções só aumenta e a quantidade de salas no Brasil se mantém estável, nem todos conseguem uma chance de estrear nas telonas.

    Além disso, muitos filmes são feitos especificamente para a televisão e o home video (caso das produções originais da Netflix e HBO, por exemplo), produzindo obras de destaque cada vez maior - vide a presença de Roma entre os favoritos ao próximo Oscar.

    Acima, você descobre vinte grandes filmes lançados em suportes alternativos à sala de cinema: plataformas digitais, video on demand, streaming e afins.

    Qual é o seu favorito? Em 2018, você viu mais filmes nos cinemas ou em casa?

    Roma: O novo filme de Alfonso Cuarón (Gravidade) foi lançado pela Netflix e já desponta como um dos principais concorrentes ao Oscar 2019 após vencer o Festival de Veneza.

    O Conto: A HBO produziu o comovente drama sobre uma documentarista e professora (Laura Dern) que se confronta aos traumas de um abuso sexual vivido na infância.

    Aniquilação: Elogiadíssimo pela crítica, este é o segundo filme do diretor Alex Garland lançado no Brasil diretamente em streaming/home video, após Ex_Machina. Disponível na Netflix.

    Sem Rastros: Aclamado pela crítica e selecionado em festivais pelo roteiro e pelas atuações de Ben Foster e Thomasin McKenzie, este drama de sobrevivência foi disponibilizado diretamente em serviços de home video como o Looke.

    A Balada de Buster Scruggs: Vencedor do prêmio de melhor roteiro no festival de Veneza, este é o primeiro filme dos diretores JoelEthan Coen lançado diretamente na Netflix.

    Lazzaro Felice: Destaque do último Festival de Cannes, onde venceu o prêmio de melhor roteiro, a fábula da diretora Alice Rohrwacher foi comprado pela Netflix.

    Jane Fonda em Cinco Atos: Este documentário é uma grata surpresa da HBO, porque além de resgatar a trajetória da atriz, efetua um amplo panorama sobre o feminismo e a representação das mulheres no cinema.

    Sombras da Vida: O drama sobrenatural estrelado por Rooney MaraCasey Affleck entrou em diversas listas de melhores filmes em 2017, mas no Brasil foi lançado diretamente no Telecine Play.

    Roman J. IsraelDenzel Washington foi indicado ao Oscar pelo papel de um advogado idealista confrontado à corrupção do sistema, mas os espectadores brasileiros só descobrem este trabalho do ator em plataformas como o Looke.

    Para Todos os Garotos que Já Amei: Certamente um dos filmes mais populares na Netflix esse ano, a adaptação literária alavancou a carreira de Lana Condor e Noah Centineo.

    Cam: Uma das melhores produções originais da Netflix no ano, o suspense aborda os limites da autoexposição no mundo virtual.

    A Ganha-Pão: Apesar da indicação ao Oscar de melhor animação em 2017, o drama não ganhou espaço nos cinemas e foi lançado diretamente para plataformas de streaming.

    O Outro Lado do Vento: O famoso filme inacabado de Orson Welles foi completado pela Netflix e disponibilizado diretamente em seu catálogo.

    They'll Love Me When I'm Dead: Além de concluir a obra não terminada de Orson Welles, O Outro Lado do Vento, a Netflix disponibilizou o documentário sobre os últimos anos do cineasta e a tentativa fracassada de concluir este filme.

    Foxtrot: Mesmo após vencer o Grande Prêmio do Júri em Veneza e ser exibido no Festival de Toronto, o drama israelense não chegou aos cinemas brasileiros, mas está disponível no Looke.

    Meu Jantar com Hervé: O drama biográfico da HBO se baseia na história real de Hervé Villechaize (Peter Dinklage), ator de Ilha da Fantasia que cometeu suicídio poucos dias depois da entrevista com Sacha Gervasi (Jamie Dornan).

    22 de Julho: O diretor Paul Greengrass aplica o dinamismo visto em A Identidade BourneCapitão Phillips à história real dos atentados na Noruega, num filme da Netflix que dividiu os críticos.

    O Mago das Mentiras: No telefilme da HBO, Robert De Niro apresenta uma composição incrivelmente complexa de Bernard Madoff, consultor financeiro responsável por um dos maiores esquemas de corrupção de Wall Street.

    Happy End: Um dos diretores mais aclamados da atualidade, Michael Haneke suscitou reações negativas com este drama que não ganhou espaço nos cinemas brasileiros e hoje se encontra no Looke.

    Mais uma Chance: Depois da recepção calorosa no festival de Sundance, o drama sobre infertilidade estrelado por Kathryn HahnPaul Giamatti está indicado aos principais prêmios do cinema independente (Independent Spirit Awards, Satellite Awards, Gotham Awards). Disponível na Netflix.

    6 Balões: O drama sobre uma família enfrentando a dependência de drogas, estrelado por Dave Franco, despertou atenção no catálogo de produções originais da Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top