J.J. Jake Hannaford (John Huston) é um consagrado diretor de cinema que enfrenta problemas para concluir seu último filme, "O Outro Lado do Vento", devido ao abandono repentino do protagonista, John Dale (Robert Random). Com o orçamento estourado e a pressão de executivos de Hollywood, Hannaford comemora seu aniversário em meio a amigos e inimigos, exibindo aos presentes o que já filmou até o momento.
Assista ao filme
SVOD / Streaming
Netflix
Por assinatura
Veja todas as opções de streaming
Críticas AdoroCinema
4,5
Ótimo
O Outro Lado do Vento
Túnel do tempo
por Francisco Russo
Em pleno 2018, 33 anos após sua morte, eis que surge um Orson Welles inédito. É impossível analisar O Outro Lado do Vento sem mencionar sua complicada produção, que fez com que o diretor rodasse mais de 100 horas ao longo de seis anos para, após uma disputa judicial sobre os direitos de produção, abandonar o projeto. O falecimento de Welles em 1985 parecia ter sepultado de vez o longa-metragem, recuperado décadas depois por uma campanha de financiamento coletivo que resultou no embarque imediato da Netflix. Com a aprovação da viúva (e atriz) Oja Kodar e supervisão dos produtores Frank Marshall e Peter Bogdanovich (também ator), O Outro Lado do Vento enfim ganhava vida.
Diante de tal histórico, é inevitável dizer que O Outro Lado do Vento é absolutamente anacrônico em relação ao cinema contemporâneo - e, tam
O que tem de interessante, e que é muito bem feito neste filme é o enquadramento das câmeras , a fotografia, o jogo de luzes, mas o roteiro é horrível! , mas muito ruim.., parece uma viagem psicodélica , sem sentido , sem conexão .,. sem propósito.., trilha sonora ruim., o filme parece um experimento.., uma confusão. Não temos como saber como Wells teria terminado esse filme, mas o criador de Cidadão Kane poderia ter se despedido em ...
Leia Mais
As filmagens do longa começaram em 1970 e só terminaram em 1976. Depois que as cenas foram gravadas, Welles levou anos até iniciar a edição do filme. Acredita-se que o diretor só tenha montado cerca de 40 minutos até 1979. Nesse mesmo ano, iniciou-se uma disputa legal pelos direitos do projeto, o que forçou Welles a armazenar todo o material bruto num cofre em Paris.
Financiamento
Os produtores resolveram apresentar a ideia de um financiamento coletivo, a fim de levar The Other Side of the Wind para as telas. No dia 07 de maio de 2015, foi lançada uma campanha no site indiegogo com o intuito de arrecadar 2 milhões de dólares para a finalização do longa. Os contribuintes podem doar de 10 a 50 mil doláres e ganhar diversos produtos especiais.
Detalhes técnicos
Nacionalidades França,
Irã,
EUA
Distribuidor Netflix
Ano de produção2018
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 2 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Inglês
Formato de produção
-
CorColorido e Preto & Branco
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade