Minha conta
    Série de O Senhor dos Anéis: O que significam as palavras ditas pelo Estranho em Os Anéis de Poder?
    5 de set. de 2022 às 19:50
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Personagem ainda não teve sua verdadeira identidade revelada, mas teorias de fãs apontam para Sauron ou Gandalf.

    Uma das séries mais antecipadas de 2022, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder enfim desembarcou no catálogo do Amazon Prime Video. Os dois primeiros episódios estrearam na última quinta-feira (1º), levando os fãs de volta para a complexa e encantadora obra de J.R.R. Tolkien. Ambientada na Segunda Era da Terra-média, a produção milionária apresenta novos conflitos, cenários e personagens que marcaram esse universo milhares de anos antes dos acontecimentos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

    Entre tantos rostos inéditos, um em especial vem chamando a atenção do público: o do gigante barbudo que caiu do céu dentro de um meteoro em chamas! Uma figura misteriosa e diferente dos demais povos da Terra-média, ele "pousa" perto da comunidade dos Pés-Peludos no final do primeiro episódio, sendo encontrado por Nori Brandyfoot (Markella Kavenagh) e sua amiga Poppy (Megan Richards).

    O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder perdeu seu protagonista dois meses antes do início das filmagens

    A série ainda não revelou aos espectadores a identidade do Estranho, interpretado por Daniel Weyman, mas uma das teorias mais aceitas diz ser, na verdade, o icônico vilão Sauron. Afinal, na linha do tempo da Segunda Era, ele retorna disfarçado como Annatar após seu mestre, Morgoth, ter sido derrotado pela aliança entre Elfos e Homens.

    Como Annatar, o Senhor dos Presentes, ele transmite seu conhecimento para que os Anéis de Poder sejam forjados pelo elfo Celebrimbor (Charles Edwards). Enquanto isso, ele cria o Um Anel em segredo para controlar os demais. É assim que ele consegue se tornar o novo Senhor do Escuro.

    Amazon Prime Video

    No segundo episódio, O Estranho pronuncia duas palavras ininteligíveis que pertencem a uma das línguas criadas por Tolkien – detalhe que casa perfeitamente com outra teoria bastante popular sobre a identidade do personagem. De acordo com alguns fãs, trata-se de Gandalf, o mago vivido por Ian McKellen na trilogia dirigida por Peter Jackson.

    No mundo de Tolkien, Gandalf é um Istari e fala quenya. Justamente os dois vocábulos ditos por O Estranho –  "Úrë" e "Mana" – fazem parte dessa língua. No léxico de quenya disponível no site francês Tolkiendil, podemos encontrar o significado de ambos:

    Úrë: A 36ª letra do alfabeto Tengwar, que corresponderia a um W, assim nos explica o apêndice E de O Senhor dos Anéis. Também designa calor. Ao se deparar com O Estranho, a jovem Nori observa que, apesar das labaredas que o cercam, nenhum calor emana do local, tampouco um incêndio se produz. O Estranho grita esse termo com veemência.

    Mana: É um pronome interrogativo que equivale a "o que é?". Vale lembrar que existe a palavra mána (com acento), que quer dizer "abençoado".

    O Senhor dos Anéis: Todos os personagens dos filmes que vão aparecer na série do Prime Video

    Se O Estranho não for Gandalf, as palavras "Úrë" e "Mana" parecem estar relacionadas de alguma forma com o quenya, uma língua falada pelos Elfos. Até agora, no entanto, suas orelhas não foram mostradas na tela.

    Quem você acha que esse personagem com poderes mágicos poderia ser e o que ele representa para a jovem Nori? Resta aguardar o próximo episódio de Os Anéis de Poder, que chega nesta sexta-feira (9).

    O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
    O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
    Data de lançamento 2 de setembro de 2022 | min
    Séries : O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
    Com Morfydd Clark, Markella Kavenagh, Robert Aramayo
    Usuários
    3,1
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top