Minha conta
    Em que ano passou A Favorita? Relembre como era o mundo na época em que a novela foi ao ar
    9 de mai. de 2022 às 00:56
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Com autoria de João Emanuel Carneiro e direção de Ricardo Waddington, folhetim está prestes a retornar à programação da Rede Globo.

    Sem sombras de dúvidas, A Favorita foi uma das novelas mais instigantes da teledramaturgia brasileira dos anos 2000. Estrelada por Patrícia Pillar e Cláudia Raia, ao lado de um elenco composto por estrelas como Mariana Ximenes, Murilo Benício, Taís Araujo e Deborah Secco, o folhetim deu o que falar com sua trama misteriosa, recheada de suspense e reviravoltas.

    Com direito a uma abertura icônica feita em animação, o tema musical da novela já traz todo aquele clima envolvente de mistério a partir de "Pa' Bailar", faixa do grupo de tango eletrônico uruguaio/argentino Bajofondo. Com autoria de João Emanuel Carneiro, de Avenida Brasil, a direção do projeto ficou nas mãos de Ricardo Waddington, que já trabalhou em Presença de AnitaMulheres Apaixonadas e Coração de Estudante.

    Para a alegria dos fãs saudosistas, a produção está prestes a voltar à grade da Rede Globo no Vale a Pena Ver de Novo. Por isso, o AdoroCinema decidiu entrar na onda da nostalgia e relembrar um pouco da época em que a trama estava em exibição e tomava as rodas de conversas para saber quem era a verdadeira vilã da narrativa.

    Um Beijinho Doce, uma vilã e uma mocinha

    A Favorita é guiada por uma antiga rivalidade entre Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), que foram criadas como irmãs após Donatela perder seus pais num acidente de carro e ser adotada pela família de Flora. Antigas parceiras na dupla sertaneja Faísca e Espoleta, elas se separaram após conhecerem Dodi e Marcelo.

    Selton Mello e Marjorie Estiano formam casal em novo filme de faroeste fantástico do Globoplay

    Donatela casou-se com Marcelo (Flavio Toledo) e Flora com Dodi (Murilo Benício), mas o casamento da primeira foi conturbado. O primeiro filho do casal desapareceu com seis meses de idade, e além disso, Flora teve um caso com o marido da melhor amiga, já separada de Dodi e dessa relação nasceu Lara (Mariana Ximenes), o que a distanciou ainda mais de sua irmã de criação. No pior momento de discórdia entre as duas, Marcelo é assassinado, e a culpa recai sobre Flora, que foi pega com a arma do crime, sendo sentenciada a dezoito anos de reclusão, separando-se assim de sua filha, que é adotada e criada por Donatela.

    Flora cumpriu completamente a sua pena de 18 anos pelo assassinato de Marcelo Fontin (Flavio Toledo), marido de Donatela. Ela sai da prisão disposta a provar que foi enganada e sofreu um golpe da ex-melhor amiga. No centro de tudo está Lara, filha de Flora que foi criada por Donatela, herdeira única de uma grande empresa de papel e celulose. Quem está contando a verdade?

    Em que ano passou A Favorita?

    O primeiro capítulo da novela foi ao ar em 2 de junho de 2008. Já o episódio final foi exibido em 16 de janeiro de 2009. Vamos dar o destaque para o ano em que o folhetim teve início e também o maior período de exibição. Há 14 anos comemorava-se o centenário da imigração japonesa no Brasil. Diversos eventos foram realizados em diversos cantos do país pela celebração da comunidade asiática.

    Em outro ponto do mundo, os Estados Unidos elegeram Barack Obama como o 44º presidente da nação. No segundo semestre aconteceram os Jogos Olímpicos de Verão em Pequim, na República Popular da China.

    América: Como estão as crianças da novela 17 anos depois? Maioria ainda faz muito sucesso na TV

    O Orkut era a rede social mais popular do Brasil, com 40 milhões de usuários, e o Fotolog ainda existia. Enquanto isso, o Facebook começava a sua expansão no país com a adição da versão em português da plataforma.

    Naquele ano, o primeiro celular com Android foi lançado. As câmeras digitais e os aparelhos de MP3 e MP4 faziam um baita sucesso no período.

    Sucessos da música em 2008

    Falando em música, 2008 foi um ano agitado para essa indústria. No Grammy, Amy Winehouse foi consagrada com cinco gramofones de ouro, incluindo o prêmio de Música do Ano, por "Rehab". Outra grande estrela que teve destaque foi Madonna, que além de ter entrado para o Hall da Fama, veio ao Brasil com dois shows lotados.

    Entre os hits da época estão músicas que ainda fazem estrondoso sucesso hoje. Confira uma lista com canções que estouraram em 2008, mesmo com lançamentos anteriores ao ano, com base no que era mais tocado nas rádios:

    “Single Ladies” - Beyoncé
    “Pontes Indestrutíveis” - Charlie Brown Jr.
    “Viva La Vida” - Coldplay
    “Boa Sorte/Good Luck” - Vanessa da Mata feat. Ben Harper
    “I Kissed a Girl” - Katy Perry
    “Tropa de Elite” - Tihuana
    “Mina do Condomínio” - Seu Jorge
    “Piece of Me” - Britney Spears
    “Just Dance” - Lady Gaga
    “So What” - Pink
    “Don't Stop The Music” - Rihanna
    “Touch My Body” - Mariah Carey
    “4 minutes” - Madonna, Justin Timberlake e Timbaland

    A lista oferece quase um túnel do tempo no barco da nostalgia. Algumas das canções fazem parte de discos lançados em 2007, mas que viraram singles no ano em questão. Outras estão em filmes de sucesso, como é o caso da faixa "Tropa de Elite", que ganhou um hype gigantesco ao liderar a trilha do filme homônimo estrelado por Wagner Moura.

    A título de curiosidade, o termo "CD" ainda era cunhado pelos veículos na época. 14 anos depois, com a queda da mídia física, a ideia de se utilizar este conceito é quase nula tanto na mídia como nas conversas de bar.

    As grandes bilheterias de 2008

    O ano também contempla longas que marcaram o cinema de forma significativa. Os filmes de super-heróis protagonizavam o início de uma grande mudança na indústria cinematográfica. A maior bilheteria do ano foi Batman - O Cavaleiro das Trevas, com US$ 1,005 bilhão de arrecadação.

    Sabe o Universo Cinematográfico da Marvel? Pois bem, Homem de Ferro também fazia história naquele mesmo ano, dando início ao que viríamos a conhecer como a maior saga do cinema contemporâneo, catapultado anos depois por Os Vingadores.


    A lista de sucessos ainda inclui Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, Kung Fu Panda, Hancock, Mamma Mia!, Madagascar 2, WALL·E, Crepúsculo, Quem Quer Ser um Milionário?, Cloverfield - Monstro, O Dia em que a Terra ParouO Curioso Caso de Benjamin Button e muito mais.

    O que passava na TV?

    Na época, programas hoje extintos ainda faziam parte da TV brasileira, como Casseta & Planeta Urgente!, Programa do Jô, TV Xuxa, TV Globinho, Bom dia & Cia e Vídeo Show. No humorístico da Globo, por exemplo, as séries que estavam no ar incluíam Toma Lá, Dá Cá, A Grande Família, Casos e Acasos, entre outros.

    No SBT, Maísa, que na época conduzia o "Sábado Animado", ganhou um quadro no Programa Silvio Santos, no qual conversava com o apresentador sobre temas variados. Fazendo um link com 2022, a versão original da novela Pantanal ganhou uma reprise na emissora.

    Além da exibição de A Favorita, a Globo também teve as seguintes novelas: Malhação (15ª temporada), Mulheres Apaixonadas (Vale a Pena Ver de Novo), Duas Caras, a controversa Negócio da China, Três IrmãsBeleza Pura e Ciranda de Pedra.

    Pantanal tem história familiar impressionante nos bastidores: Entenda como surgiu a ideia de fazer o remake

    Em outra emissora, a Band, o programa CQC (Custe o Que Custar) também era lançado. Já na Record, "Os Mutantes" dava sequência à novela "Caminhos do Coração".

    Outro grande marco de 2008 foi a implementação do sistema da televisão digital brasileira. A primeira transmissão do sinal foi feita em dezembro de 2007, porém, a transição do analógico para o novo modelo aconteceu ao longo do ano seguinte.


    De volta à TV aberta em 2022, A Favorita fará parte da programação da Rede Globo a partir de 16 de maio, no período da tarde.

    A Favorita
    A Favorita
    Data de lançamento 2 de junho de 2008 | min
    Séries : A Favorita
    Com Cláudia Raia, Patrícia Pillar, Mariana Ximenes, Carmo Dalla Vecchia, Murilo Benício
    Usuários
    3,5
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top