Minha conta
    Quanto Mais Vida, Melhor! usa clichê do cinema: Relembre filmes e séries em que os personagens trocam de corpo
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Novela das sete é estrelada por Vladimir Brichta, Giovanna Antonelli, Mateus Solano e Valentina Herszage.

    A trama de Quanto Mais Vida, Melhor! apresentou um dos recursos mais divertidos da linguagem narrativa em sua atual fase da novela: a troca de corpos. Presente no folhetim desde o final de março, o fato sobrenatural chega em um momento em que a Morte dá mais uma chance aos protagonistas de aprenderem com seus erros, dessa vez através de um exercício literal de empatia. 

    Em uma delicada e lúdica cena, a personagem interpretada por A Maia mistura os destinos de Flávia (Valentina Herszage), Guilherme (Mateus Solano), Neném (Vladimir Brichta) e Paula (Giovanna Antonelli). Pensando na temática, o AdoroCinema preparou uma lista com filmes e séries que utilizam a troca de corpos em suas histórias. 

    Freaky - No Corpo de um Assassino

    Freaky - No Corpo de um Assassino
    Freaky - No Corpo de um Assassino
    Data de lançamento 10 de dezembro de 2020 | 1h 42min
    Criador(es): Christopher Landon
    Com Vince Vaughn, Kathryn Newton, Celeste O’Connor
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    3,5

    Quando um punhal místico faz com que Millie (Kathryn Newton) e um serial killer (Vince Vaughn) troquem de corpo, a jovem descobre que possui apenas 24 horas para ter seu corpo de volta antes que a troca se torne permanente e ela fique presa na forma de um maníaco de meia-idade para sempre. O grande problema é que, agora, ela parece uma psicopata imponente que é alvo de uma caçada humana por toda a cidade, enquanto o psicopata se parece com ela e planeja libertar seu apetite por carnificina.

    Divertido, mas sem deixar os elementos do slasher de lado, o longa apresenta uma revigorante narrativa pontuada por humor, gore e sátira ao gênero. 

    Se Eu Fosse Você 

    Se Eu Fosse Você
    Se Eu Fosse Você
    Data de lançamento 6 de janeiro de 2006 | 1h 34min
    Criador(es): Daniel Filho
    Com Tony Ramos, Glória Pires, Dennis Carvalho
    Usuários
    3,7

    Parte de uma franquia de dois filmes e uma série de TV, Se Eu Fosse Você acompanha Cláudio (Tony Ramos), um publicitário bem sucedido, dono de sua própria agência, e Helena (Glória Pires), uma professora de música que cuida de um coral infantil. Acostumados com a rotina do dia-a-dia e do casamento de tantos anos, eles volta e meia têm uma discussão. Um dia eles têm uma briga maior do que o normal, que faz com que algo inexplicável aconteça: eles trocam de corpos. Apavorados, Cláudio e Helena tentam aparentar normalidade até que consigam reverter a situação. Porém, para tanto, eles terão que assumir por completo a vida do outro.

    Virei um Gato 

    Virei um Gato
    Virei um Gato
    Data de lançamento 8 de setembro de 2016 | 1h 28min
    Criador(es): Barry Sonnenfeld
    Com Kevin Spacey, Jennifer Garner, Christopher Walken
    Imprensa
    1,1
    Usuários
    3,0
    Adorocinema
    0,5
    Assista agora em Max

    No longa, Tom Brand (Kevin Spacey) é um poderoso e arrogante empresário, que está obcecado com a ideia de construir o maior arranha-céu da América do Norte. O problema é que seu atual empreendimento, em construção em Nova York, sofre a concorrência de um prédio sediado em Chicago, que pode receber uma antena no teto apenas para superar a disputa. Paralelamente, Tom precisa comprar um presente para sua filha, Rebeca (Malina Weissman), já que o aniversário dela se aproxima. A garota há anos lhe pede um gato, mas Tom se recusa a comprá-lo porque odeia o animal. 

    Sem encontrar outra alternativa, ele acaba indo na estranha loja de Felix Perkins (Christopher Walkins), um encantador de gatos que lhe vende o Sr. Bola de Pêlos. Entretanto, uma disputa dentro de sua própria empresa faz com que Tom sofra um acidente e, repentinamente, tenha sua consciência transferida para o gato recém-comprado.

    Todo Dia 

    Todo Dia
    Todo Dia
    Data de lançamento 26 de julho de 2018 | 1h 38min
    Criador(es): Michael Sucsy
    Com Angourie Rice, Justice Smith, Owen Teague
    Imprensa
    2,8
    Usuários
    3,9
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora em MGM

    As regras da troca de corpos sempre seguem a mitologia proposta pela própria narrativa. Eventos místicos, artefatos sagrados ou apenas uma vontade repentina do universo. Em Todo Dia, a história já começa com ares sobrenaturais. A tem o incrível poder de acordar todos os dias em um corpo diferente, independente de gênero, cor ou idade. Sua rotina de constante adaptação, no entanto, ganha ares tristes quando acorda no corpo de Justin (Justice Smith) e acaba se apaixonando perdidamente pela namorada dele, Rhiannon (Angourie Rice).

    O Multiverso de Sexta-feira Muito Louca

    O livro Freaky Friday ganhou diversas adaptações desde que foi lançado, em 1972 por Harper & Row. A primeira versão cinematográfica foi lançada em 1976. No Brasil, o longa pode ser encontrado por dois títulos: Se Eu Fosse a Minha Mãe e Um Dia Muito Louco. Na trama, uma jovem colegial (Jodie Foster) e sua mãe (Barbara Harris) consideram a vida da outra extremamente fácil. Em uma sexta-feira ambas desejam ter, ao mesmo tempo, levar a vida que a outra leva. Como em um passe de mágica, suas personalidades são trocadas de corpos e cada uma tem de passar pelo "fácil" cotidiano da outra. 

    Se Eu Fosse a Minha Mãe
    Se Eu Fosse a Minha Mãe
    Data de lançamento 24 de março de 2020 | 1h 35min
    Criador(es): Gary Nelson
    Com Barbara Harris, Jodie Foster, John Astin
    Usuários
    3,0
    Assista agora em Disney +

    Em 1995, Tal Mãe, Tal Filha chegou à TV norte-americana com uma narrativa semelhante, com direção de Melanie Mayron. Dessa vez, a trama gira em torno de Ellen (Shelley Long) e Annabelle (Gaby Hoffmann), mãe e a filha respectivamente. 

    Sexta-Feira Muito Louca
    Sexta-Feira Muito Louca
    Data de lançamento 20 de fevereiro de 2004 | 1h 37min
    Criador(es): Mark Waters
    Com Jamie Lee Curtis, Lindsay Lohan, Mark Harmon
    Usuários
    3,9
    Assista agora em Disney +

    Talvez uma das adaptações mais famosas da obra literária, Sexta-Feira Muito Louca é um clássico do cinema infanto-juvenil. Lançado em 2003, o longa acompanha Tess (Jamie Lee Curtis) e Anna (Lindsay Lohan), mãe e filha que vivem às turras. Decididas a acabar com as brigas, elas repentinamente trocam de corpos. Agora cada uma precisa aprender a lidar com a vida da outra, com as confusões crescendo ainda mais pelo fato de Tess estar de casamento marcado.

    Com o mesmo nome da versão anterior, a última adaptação do livro foi lançada em 2018. 

    Your Name 

    Your Name
    Your Name
    Data de lançamento 11 de outubro de 2017 | 1h 50min
    Criador(es): Makoto Shinkai
    Com Ryûnosuke Kamiki, Mone Kamishiraishi, Masami Nagasawa
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora em Max

    Fofo, curioso e arrebatador, Your Name traz uma enigmática e emocionante jornada. Mitsuha Miyamizu (Mone Kamishiraishi) é uma jovem que mora no interior do Japão e que deseja deixar sua pequena cidade para trás para tentar a sorte em Tóquio. Enquanto isso, Taki Tachibana (Ryûnosuke Kamiki), um jovem que trabalha em um restaurante italiano em Tóquio, deseja largar o seu emprego para tentar se tornar um arquiteto. Os dois não se conhecem, mas estão direta e misteriosamente conectados pelas imagens de seus sonhos.

    Switched  

    Em Switched, o mundo perfeito de Ayumi vai para os ares quando a invejosa colega Zenko rouba seu corpo, seu namorado e sua vida. Baseado em mangá homônimo, o drama teen japonês é estrelado por Daiki Shigeoka, Tomohiro Kamiyama e Kaya Kiyohara.

    Garota Veneno

    Jessica (Rachel McAdams) é uma garota extremamente popular, bonita e também cruel, que se acha superior a todas as pessoas com as quais convive. Sua vida muda drasticamente quando, repentinamente, acorda no corpo de Clive (Rob Schneider), um frentista que tem em torno de 30 anos e é considerado por todos como sendo um grande perdedor. Desesperada para retornar à antiga forma, agora ocupada por Clive, ambos passam por estranhas situações no novo visual que agora possuem.

    Eu Queria Ter a Sua Vida

    Eu Queria Ter a Sua Vida
    Eu Queria Ter a Sua Vida
    Data de lançamento 7 de outubro de 2011 | 1h 52min
    Criador(es): David Dobkin
    Com Ryan Reynolds, Jason Bateman, Leslie Mann
    Usuários
    3,6
    Adorocinema
    0,5
    Assista agora

    Dave (Jason Bateman) é casado com Jamie (Leslie Mann), com quem tem três filhos. Cuidar das crianças está inserido em suas atividades rotineiras, que inclui ainda dedicação intensa para a conclusão de uma fusão na empresa onde trabalha, o que pode levá-lo a ser um dos sócios. Mitch (Ryan Reynolds) é solteiro e trabalha como ator, aproveitando o tempo livre para farrear. Os dois se conhecem de longa data e, após saírem juntos, começam a elogiar a vida do outro. Ao se aliviarem na fonte de um parque, os dois dizem que gostariam de ter a vida do outro e a mágica acontece. Agora a mente de Dave está no corpo de Mitch e vice-versa. A situação permite que eles conheçam o outro lado da moeda, ao mesmo tempo em que precisam encontrar uma forma para que as vidas de ambos não desandem de vez.

    Kokoro Connect

    Mais um anime para a lista: Kokoro Connect. Disponível na Crunchyroll, a história gira em torno de cinco membros do Clube de Pesquisa Cultural: Yaegashi Taichi, Nagase Iori, Inaba Himeko, Kiriyama Yui e Aoki Yoshifumi. Um dia, os estudantes se deparam com um fenômeno bizarro. Aoki e Yui trocam de personalidades do nada. O mesmo começa a ocorrer com outros membros do clube, tornando suas vidas um caos. Em primeira instância, eles veem pontos positivos em toda essa confusão, mas isso também vem a expor feridas profundas em seus corações. Com suas vidas em ruínas, a vida desses cinco estudantes começa a mudar de rumo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top