Minha conta
    Round 6 na Netflix: Descubra qual foi a cena mais difícil de gravar e outras 5 curiosidades que você precisa saber
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Especialista e consumidora de filmes, séries, música e programas de TV da Coreia do Sul. Dos clássicos cult de Park Chanwook até as farofas protagonizadas por um Park Seojoon 15 anos mais velho que seus personagens, ela aprecia a riqueza artística do país há muitos anos.

    Também conhecida como Squid Game, a série mais comentada do momento é interessante tanto nas telas quanto nos bastidores.

    Round 6 é o mais recente lançamento da Netflix que, com apenas 12 dias de lançamento, passou na frente de estreias aguardadas como La Casa de Papel e Sex Education, ocupando o primeiro lugar no Top 10 do streaming. Consolidada como a série mais assistida da plataforma atualmente, a trama é centrada em uma macabra competição baseada em jogos infantis, cujo prêmio bilionário é dado a que sobreviver até o final.

    O enredo de Round 6 acompanha Gi Hoon (Lee Jung Jae), um homem cuja vida financeira está em apuros: sua mãe precisa de uma cirurgia urgente, ele corre o risco de perder a filha por falta de dinheiro e, para completar, ainda está devendo a um agiota que lhe deu um mês para pagar as dívidas. Em desespero, o rapaz aceita o convite para participar de um jogo sangrento com prêmio de 456 bilhões de wons, o qual disputa com um grupo de mais de 400 pessoas.

    O que significa o nome do dorama coreano?

    Conhecemos a série pelo nome Round 6, que se refere à quantidade de partidas que os competidores jogam. No entanto, o título original é Squid Game, traduzido livremente como “Jogo da Lula”. Certamente, não é uma brincadeira que nós, brasileiros, tenhamos conhecido da infância, mas os sul-coreanos sim.

    O jogo da lula é uma brincadeira infantil na Coreia do Sul e é composto por regras muito simples: são duas equipes, ofensiva e defensiva. Uma equipe ataca e a outra defende para evitar que o adversário chegue ao destino final. O jogador que pisar primeiro na linha final é o vencedor. No Brasil, temos um jogo parecido, mas se chama pique-bandeirinha.

    Round 6
    Round 6
    Data de lançamento 2021-09-17 | min
    Séries : Round 6
    Com Jung-jae Lee, Park Hae-Soo, Jung Ho-Yeon
    Usuários
    4,2
    Assistir em streaming

    Explicando o significado do título do seriado, o diretor e showrunner Hwang Dong Hyuk disse: “Squid Game é um jogo que eu costumava jogar quando criança no pátio da escola ou nas ruas da vizinhança. Esta é uma história sobre as pessoas que costumavam jogar este jogo crianças quando e voltavam para jogar como adultos. Foi um dos mais físicos e, também, um dos meus favoritos. Eu senti que este poderia ser o jogo infantil mais simbólico que representaria o tipo de sociedade em que vivemos hoje.”

    Quais foram as cenas mais difíceis de gravar em Round 6?

    Round 6 tem muitos momentos tensos para o público, isso é um fato! Já para Lee Jung Jae, que interpreta o protagonista, duas cenas específicas foram bem desafiadoras: a segunda prova, em que ele precisa destacar a imagem dos biscoitos (dalgona candy), e o quinto jogo, no qual os participantes competem em cima de uma pista de vidro.

    “Há uma cena em que [meu personagem] lambe a dalgona [biscoito] no jogo e me perguntava se deveria lambê-la tanto”, contou. “No jogo de atravessar a ponte de vidro, colocamos o vidro temperado há 2 metros de altura. Eles me disseram para não me preocupar e apenas correr porque era seguro. No entanto, as coisas não funcionaram bem porque meus pés continuavam escorregando enquanto eu suava muito. Além disso, a diferença também era grande no início, tornando difícil para eu correr. Decidimos reorganizá-lo, mas ainda não era fácil de executar em certas seções que não podíamos ajustar.”

    A ideia para Round 6 surgiu em 2008

    Round 6 foi lançada em 2021, mas a ideia inicial surgiu em 2008. Na época, o criador da atração, Hwang Dong Hyuk, estava passando por problemas financeiros e, durante uma visita à loja de quadrinhos na localidade, se deparou com uma história sobre pessoas endividadas participando de jogos de sobrevivência. Foi então que começou a se imaginar participando de um desses, iniciando, assim, o roteiro do que seria uma das séries de maior sucesso na Netflix.

    "Eu estava lendo muitos quadrinhos e terminei o roteiro em 2009. Na época, parecia muito estranho e violento. Tinha pessoas que achavam que era um pouco complexo demais e não comercial. Eu não fui capaz de conseguir investimento suficiente e o elenco foi difícil. Me envolvi com isso por cerca de um ano.”

    A cena de sexo não deveria ter acontecido

    Em Round 6, o veterano Heo Sung Tae interpreta um gângster bem temido e violento no jogo, que protagoniza a única cena de sexo na série. No entanto, este momento não deveria acontecer. Isso porque o ator prometeu à esposa, com quem casou em 2010, que jamais gravaria cenas sexuais, nem por 1 bilhão de wons — e afirmou que preferia juntar o dinheiro gradualmente.

    A revelação foi feita em uma entrevista de 2016, à emissora de rádio SBS. Heo Sung Tae disse: “Minha esposa já me proibiu de filmar cenas de sexo. Ela já traçou a linha”. De acordo com ele, sua parceira poderia tolerar cenas de nudez, mas jamais concordaria com nenhum momento televisionado em que seu marido aparecesse na cama com outra mulher.

    O que significam os símbolos de círculo, triângulo e quadrado?

    Desde o primeiro episódio, os símbolos de círculo, triângulo e quadrado aparecem no cartão de convite para o jogo. Posteriormente, também vemos estas mesmas formas geométricas no uniforme dos homens mascarados de rosa. Para muitos, aqueles desenhos fazem referência ao famoso controle de Playstation, mas a resposta não é bem essa — embora também faça sentido.

    Os símbolos, na verdade, fazem referência ao alfabeto coreano, no qual o título original da série é escrito. Especificamente, a letra O é o círculo (ㅇ), o J é o triângulo (ㅈ) e a letra M é o quadrado (ㅁ). Ao combinar essas 3 letras, obtemos “OJM”, que aparecem na palavra Ojingeo Geim (오징어 게임) — abreviação de “Jogo de Lula” em coreano.

    O que diferencia Round 6 de outras séries de sobrevivência?

    Como espectadores, podemos não saber o que torna Round 6 tão viciante, mas o diretor Hwang Dong Hyuk tem um palpite. O cineasta acredita que a simplicidade dos jogos ajudou as pessoas a mergulharem nos personagens e na história que satiriza uma sociedade altamente competitiva — na qual mais pessoas são empurradas para o fundo do poço sem esperança de ter uma reviravolta.

    "Eu também acho que as pessoas são atraídas pela ironia de que adultos desesperados arriscam suas vidas para ganhar um jogo infantil. Os jogos são simples e fáceis, então os espectadores podem dar mais foco em cada personagem ao invés de regras de jogo complexas.”

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top