Minha conta
    Missa da Meia-Noite: Série da Netflix é baseada em uma história real?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Mike Flanagan, criador de Residência Hill, volta para a Netflix com Missa da Meia-Noite, seu projeto mais pessoal na carreira.

    Missa da Meia-Noite está disponível no catálogo da Netflix e é uma opção perfeita para os fãs dos sucessos A Maldição da Residência Hill e A Maldição da Mansão Bly, pois conta com o mesmo criador da antologia A Madição: Mike Flanagan, um dos nomes mais requisitados do terror atualmente. Uma das produções mais aguardadas da Netflix em 2021, Missa da Meia-Noite conta com elementos sobrenaturais e reflexões complexas sobre a fé e o vício. Afinal, a minissérie de terror é baseada em uma história real?

    Missa da Meia-Noite: Conheça a série de terror da Netflix do criador de A Maldição da Residência Hill

    Na história de Missa da Meia-Noite, Riley Flynn (Zach Gilford) retorna para sua cidade natal depois de anos e esconde um passado sombrio. E com a chegada de padre Paul (Hamish Linklater), um homem carismático e misterioso, nessa comunidade costeira e isolada, eventos milagrosos e presságios assustadores começam a acontecer, causando comoção entre os moradores da pequena ilha de Crockett.

    Missa da Meia-Noite é baseada em uma história real na Netflix?

    Missa da Meia-Noite não é baseada em uma história real. Porém, o roteirista e diretor Mike Flanagan se inspirou fortemente em suas experiências pessoais durante o desenvolvimento dessa produção. Aos 10 anos, ele era coroinha de uma igreja católica em Nova York, e cresceu se perguntando sobre os elementos horríveis e perturbadores da religião que a maioria das pessoas geralmente esquece. Além disso, ele lidou com o alcoolismo e teve que recuperar sua vida – ele completou 3 anos de sobriedade. Assim, ao contar as histórias dos personagens de Missa da Meia-Noite, Flanagan explora seu próprio passado.

    Os elementos de terror são criados em sua mente e inspirados em grandes autores do gênero como Stephen King e Bram Stoker, mas as partes humanas que são fundamentais para essa história tornam esta produção única e o projeto mais pessoal da carreira de Mike Flanagan, como ele mesmo contou em uma nota oficial sobre Missa da Meia-Noite: "A escuridão que anima esta história não é difícil de ver em nosso próprio mundo, infelizmente. Mas esta minissérie é sobre outra coisa também... a própria fé. Um dos grandes mistérios da natureza humana. Como mesmo na escuridão, no pior de tudo, na ausência de luz – e esperança – nós cantamos. Espero que gostem da nossa música", disse ele sobre a minissérie da Netflix, que explora muitos elementos complexos como fé, vício, fanatismo e vida após a morte. 

    “O horror nos dá a oportunidade de realmente olhar para nós mesmos e as coisas que nos assustam, que nos perturbam, como sociedade e como indivíduos”, disse Flanagan em entrevista para o The New York Times. “Quando você está falando sobre a vida após a morte e a alma, você está falando sobre fantasmas. Não podemos deixar de nos sentir atraídos pela ideia de que a morte não é o nosso fim e que veremos as pessoas que perdemos novamente. Essa ideia é uma das coisas que me interessou em primeiro lugar no terror, e está tanto por trás de nossas religiões quanto por trás de nossa ficção de terror”, explicou.

    Missa da Meia-Noite: Entenda o final da minissérie de terror da Netflix

    Qual é a origem de Missa da Meia-Noite?

    Mike Flanagan apresentou pela primeira vez a Missa da Meia-Noite como uma série em 2014, mas todos acabaram rejeitando a ideia – incluindo a Netflix, que daria sinal verde para ele realizar a produção depois dos sucessos de Residência Hill e Mansão Bly. Antes, era um roteiro de filme inacabado e, primeiro de tudo, uma tentativa de romance. Missa da Meia-Noite apareceu como um livro de apoio nos filmes de Flanagan, Hush e Jogo Perigoso, o que foi sua própria maneira de manter a ideia viva ao longo dos anos. 

    Como falamos anteriormente, as origens do projeto são mais antigas e refletem a experiência de Flanagan em uma educação católica sendo coroinha por 12 anos, mas quando finalmente leu a Bíblia e percebeu elementos pertubadores que inspirariam sua história de terror. “Fiquei chocado, compreendendo pela primeira vez que livro realmente estranho ele é. Havia tantas idéias que eu nunca tinha ouvido antes na igreja, e a violência do Deus do Antigo Testamento é aterrorizante! Matando bebês e afogando a terra! Realmente me surpreendeu que eu não conhecia minha fé naquele momento”, disse ao New York Times.

    Missa da Meia-Noite: Primeiras impressões sobre a minissérie de terror da Netflix

    Como o personagem Riley, Mike Flanagan passou anos estudando várias religiões e os livros que mais falavam com ele defendiam o ateísmo, o racionalismo e a ciência. De acordo com ele, Missa da Meia-Noite fala de seu interesse contínuo em questões de fé, incluindo a fé em sua forma mais extrema e perigosa. “Estou fascinado por como nossas crenças moldam a forma como tratamos uns aos outros. Olhando para a política e para o mundo hoje, muitos de nós estamos nos comportando com base na crença de que Deus está do nosso lado e que Deus não gosta das mesmas pessoas que nós”, explicou.

    Outro dos horrores particulares dele aparecem na minissérie: sua luta contra o alcoolismo. “Venho de uma longa linhagem de irlandeses bêbados.Mas meu maior medo não era morrer em um acidente de carro bêbado. Era que eu mataria outra pessoa e viveria. Esse é o coração pulsante da Missa da Meia-Noite”. 

    Missa da Meia-Noite está disponível no catálogo da Netflix, com sete episódios no total.

    Missa da Meia-Noite
    Missa da Meia-Noite
    Data de lançamento 2021-09-24 | min
    Séries : Missa da Meia-Noite
    Com Zach Gilford, Kate Siegel, Hamish Linklater
    Usuários
    3,4
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top