Minha conta
    Como são feitas as cenas de sexo na ficção? Bridgerton e Normal People usaram o mesmo recurso

    Filmes e séries quentes exigem técnicas e preparo dos atores: saiba como as cenas de sexo são gravadas no cinema e na televisão.

    Seja na televisão ou no cinema, a ficção tem diversas cenas quentes memoráveis ao longo da história e, muitas vezes, a química entre os atores é tanta que o momento parece até ser real (alguns até viram casais na vida real). Mas nos bastidores, o que rola é uma verdadeira preparação, que inclui desde truques cenográficos até profissionais especializados no assunto. Vem entender como se fazem cenas de sexo na ficção.

    Como os atores fazem cenas de sexo?

    Contrato é o primeiro passo: Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que os artistas não são pegos de surpresa pelas cenas picantes: antes mesmo de aceitar um trabalho, o contrato precisa deixar claro se haverá nudez ou cenas sexuais.E tudo fica muito bem especificado, até quais partes do corpo serão mostradas e por quanto tempo aparecerão na tela. Trata-se de uma imposição do SAG-AFTRA, sindicato que representa atores nos Estados Unidos e é responsável pelo SAG Awards, uma das premiações mais importantes do cinema.

    Rosto de um, corpo de outro: Não é incomum também que dublês sejam contratados para executar só os momentinhos mais quentes: se um casal está na cama, por exemplo, é possível que vejamos os atores principais apenas da cintura para cima. O restante do corpo pode pertencer as outras pessoas, contratadas como dublês.

    50 Tons de Cinza: Confira as cenas mais picantes de toda a franquia

    Tapa-sexo: outro recurso bastante comum é o uso do chamado tapa-sexo, uma espécie de meia ou adesivo usado para cobrir apenas as partes íntimas dos atores. Combinado ao jogo de câmeras do diretor, o item fica invisível para o público e dá sensação de nudez completa. Esse foi o recurso usado, por exemplo, em 50 Tons de Cinza. “Eu escolhi um que gostasse da aparência e do formato e na costura estava escrito ‘Interno número 3’. Eu fiquei ‘droga, isso já foi usado!”, brincou o ator Jamie Dornan em entrevista a Jimmy Kimmel.

    Universal Studios

    Travesseiros: por fim, até as almofadas podem dar uma ajudinha aos atores na hora de simular o ato sexual. Às vezes, o truque consiste apenas em colocar um travesseiro entre os dois para que os corpos não se encostem muito. Em entrevista ao The Guardian, a protagonista de Bridgerton, da NetflixPhoebe Dynevor, contou que ela e Regé-Jean Page usavam uma espécie de tapete de yoga entre os dois.

    Bridgerton e Normal People tiveram coordenador de intimidade

    Você já tinha ouvido falar nessa função do cinema? O coordenador de intimidade é a pessoa responsável por preparar os atores para as cenas de sexo - recurso que foi usado, por exemplo, em produções de sucesso recentes como Bridgerton e Normal People, onde os casais protagonistas tinham muitas (muitas mesmo!) cenas quentes.O trabalho desse profissional é garantir que os atores estejam seguros para trabalhar, além de coreografar os movimentos.

    Netflix

    Ou seja, assim como cenas de dança e de luta, o sexo também é coreografado em muitas das produções da TV e do cinema, a exemplo das duas séries citadas. A Daphne, de Bridgerton, que estará sem o duque na 2ª temporada da série da Netflix, também falou sobre o assunto: “Fazíamos cenas íntimas como acrobacias. Eu sabia exatamente onde iam as mãos e em que momentos. Era mais coreografado do que nossas cenas de dança”, contou ao jornal britânico.

    Bridgerton: Saiba a reação da protagonista Phoebe Dynevor com a saída de Regé-Jean Page da série da Netflix

    O coordenador de intimidade é responsável ainda por criar um clima confortável para que os atores trabalhem, conversando, inclusive, sobre os limites que eles desejam estabelecer. A estrela de Normal PeopleDaisy Edgar Jones falou sobre a coordenadora da série, Ita O’Brien, em entrevista à Vulture. “Ela cria um limite bem claro, nada fica nebuloso em relação ao que estamos confortáveis em fazer ou não”, explicou.

    O coordenador de intimidade pode também analisar o ambiente: em geral, as cenas de sexo não são vistas por quase ninguém no set, que trabalha apenas com a equipe essencial para as filmagens. Esse recurso foi o que rolou nos bastidores de 365 Dias, um dos filmes mais picantes da Netflix, que já tem sequências confirmadas. "Criamos a atmosfera mais íntima possível para os atores. Reduzimos o time do set ao mínimo absoluto e seguimos a ação deles, para tentar mostrar sua paixão da forma mais natural possível", disse o cineasta Bartek Cierlica à Variety.

    Netflix

    Cenas de sexo têm ensaio?

    Em outros casos, quem ajuda os atores a ensaiar as cenas quentes é o próprio diretor do filme. Em 2014, Neil Patrick Harris deu uma entrevista à revista Out contando como foram as filmagens da cena que ele e Rosamund Pike fizeram em Garota Exemplar. “Tivemos que ensaiar com David [Fincher, o diretor] cada segundo, onde colocar as mãos, o que fazer com a boca. Ele queria algo que ficasse praticamente robótico, mecanizado, e a gente sabendo exatamente o que fazer”, disse.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top