Minha conta
    Friends: Reunião do elenco sofre censura por causa de Lady Gaga e BTS; entenda!

    Aguardado episódio especial reuniu o elenco original, teve participações especiais e uma apresentação icônica de "Smelly Cat".

    Friends: The Reunion, reunião do elenco da premiada sitcom que marcou a cultura pop, chegará ao Brasil somente em 29 de junho pelo HBO Max. No entanto, o episódio já estreou em outros países, entre eles, a China. Só que com um porém: o evento televisivo sofreu censura em território chinês. Vem entender o que aconteceu.

    10 personagens de séries que seriam cancelados pela internet

    O que é Friends: The Reunion?

    Jennifer AnistonCourteney CoxLisa KudrowMatt LeBlancMatthew Perry e David Schwimmer finalmente voltaram ao famoso sofá do Central Perk para dar aos fãs um gostinho uma última vez de como foi interpretar Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Chandler e RossRepleto de reencontros, momentos fofos e revelações chocantes de paixões secretas no set, a reunião de Friends juntou o elenco da sitcom exibida durante 10 anos de 1994 e 2004, mas acabou gerando ressentimentos na China. O problema não era exatamente Friends, mas os amigos deles.

    As aparições especiais de Lady Gaga, Justin Bieber e o grupo K-pop BTS foram retirados de diferentes versões do aguardado episódio quando foram transmitidos na quinta-feira em três plataformas de vídeo chinesas diferentes.

    HBO Max

    O que foi censurado do episódio de Friends?

    A exibição de Friends: The Reunion na China faltava um dueto entre Lady Gaga e Lisa Kudrow enquanto cantavam o jingle de sua personagem Phoebe, "Smelly Cat". Além disso, foram excluídos lembranças dos membros do BTS de assistir à série quando eram mais jovens e uma aparição de Justin Bieber vestido como "Spudnik", como o personagem de David Schwimmer fez em um episódio.

    Foi um grande evento de exibição na China, onde a série é amada, em parte por uma geração do milênio que cresceu assistindo à produção em DVD e frequentemente o usava para aprender inglês. A sitcom era tão popular que nas principais cidades chinesas gerou fan cafes semelhantes na cafeteria do programa, Central Perk.

    Friends: 10 famosos que participaram da série e você nem lembrava

    Por que reunião do elenco de Friends foi censurado na China?

    Mas por quê? Cada participação especial que faltava envolvia uma celebridade ou grupo que já havia sido alvo da ira de Pequim, e os fãs suspeitaram que a série teria enfrentado censura em território chinês.

    Lady Gaga foi proibida na China desde que se encontrou com Dalai Lama, o líder espiritual tibetano, exilado em 2016. Os problemas de Justin Bieber com a China começaram em 2014, quando ele postou uma foto do Santuário Yasukuni em Tóquio, que homenageia os mortos de guerra do Japão, incluindo criminosos de guerra da Segunda Guerra Mundial. E o grupo musical sul-coreano BTS negligenciou no ano passado mencionar o sacrifício das tropas chinesas ao relembrar a dor da Guerra da Coréia — embora as tropas lutassem ao lado da Coreia do Norte.

    Vídeo de Velozes & Furiosos 9 também enfrentou censura

    O incidente envolvendo Friends: The Reunion é o segundo lembrete em uma semana do poder que a China exerce sobre as estrelas de Hollywood e da disposição de Pequim de retirar as celebridades de seu enorme mercado se elas divergirem de seu dogma político.

    Recentemente, John Cena, o lutador profissional e estrela de filme Velozes e Furiosos 9, se desculpou depois de se referir a Taiwan como um país em uma entrevista. A China considera a ilha autônoma como parte de seu território.

    Velozes & Furiosos 9: Evento de lançamento é cancelado por causa de ameaças

    Diante do corte de negócios em terras chinesas e de sua valiosa bilheteria, a maioria das celebridades tentou ficar longe de assuntos delicados na China, como Tibete, Taiwan, Xinjiang e protestos em Hong Kong. Na mídia social chinesa, a nostalgia de Friends dominou a discussão sobre a censura nesta sexta-feira (28). Ainda assim, alguns reclamaram da postura do governo chinês.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top