Minha conta
    O Senhor dos Anéis: Ian McKellen confessa que inspiração para voz de Gandalf estava mais perto do que imaginava
    Por Lucas Leone — 22 de mai. de 2022 às 01:00

    Ator fez história como o imponente mago da Terra Média na trilogia dirigida por J.R.R. Tolkien.

    Sério, profundo, poderoso e tranquilizador ao mesmo tempo, tingido de aventura, mistério e uma certa dose de humor. Ora autoritário e diretivo, ora suave e reconfortante, sempre a serviço da verdade: a voz de Gandalf, interpretado por Ian McKellen na trilogia O Senhor dos Anéis, é sem dúvida uma das características mais marcantes do lendário mago da Terra Média.

    Mas como o ator britânico moldou esse timbre vocal específico? E como conseguir fazer com que os textos de J.R.R. Tolkien ressoem de forma tão convincente na boca de seu personagem?

    O Senhor dos Anéis: Truque usado em cena do primeiro filme impediu o Anel de quicar no chão

    No comentário em áudio de A Sociedade do Anel (2001), primeira parte da saga dirigida por Peter Jackson, McKellen explica que decidiu voltar ao básico e se inspirar diretamente no autor dos livros. Como se pode ver assistindo a algumas entrevistas da BBC, Tolkien, na época em que terminou de escrever os três volumes, era um estudioso de meia-idade que não largava seu cachimbo.

    "Para a voz de Gandalf, pensei em um homem que fumava demais, daí o lado rouco", conta McKellen. "Depois de uma certa idade, a voz cansa. Para mim, ele deve ter um sotaque inglês como Tolkien. Todos os personagens são como Tolkien. Ele pertencia à classe média que teria falado assim, com uma voz culta, [típica de] Oxford . Eu queria que fosse um pouco antiquado e um pouco preparado."

    O Senhor dos Anéis: Último filme faz homenagem ao primeiro? Há duas cenas interligadas na franquia

    "Quando Tolkien leu passagens de O Senhor dos Anéis, ele realmente falou assim", continua McKellen. "Então eu estava feliz que Gandalf falava como ele. Eu entendi isso muito rapidamente. Parecia sensato para mim e combinou bem com a maquiagem."

    Vale lembrar que, na versão brasileira da trilogia O Senhor dos Anéis, é Hélio Vaccari quem se esconde atrás da inesquecível voz de Gandalf. O locutor de rádio paulistano já havia dublado o astro em O Último Grande Herói (1993) e repetiu o feito em Paixão sem Limites (2005).

    Além disso, ao longo de sua carreira, Vaccari emprestou suas cordas vocais a grandes nomes de Hollywood: Richard Jenkins em Comer, Rezar, Amar (2010); Jack Nicholson em Lobo (1994); Anthony Hopkins em O Inocente (1993); Patrick Stewart em Duna (1984); e Ben Kingsley em Operação Final (2018).

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen, Sala Baker, Viggo Mortensen
    Usuários
    4,7
    Assista agora em HBO Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top