Minha conta
    O Senhor dos Anéis: Último filme faz homenagem ao primeiro? Há duas cenas interligadas na franquia

    O diretor Peter Jackson usou o recurso para amarrar a história de Frodo Bolseiro e seu fiel companheiro Samwise Gamgee.

    Mais de 20 anos se passaram desde que O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel chegou aos cinemas do mundo todo. Foi assim que começou a aventura épica do hobbit que deve transportar um poderoso anel pela Terra Média e impedir que as forças do mal se apoderem dele. Baseada na obra de J.R.R. Tolkien, a trilogia dirigida por Peter Jackson se tornou a franquia mais premiada na história do Oscar, com 30 indicações e 17 vitórias ao todo – incluindo Melhor Filme para O Retorno do Rei. Uma unanimidade de público e de crítica.

    Embora a saga tenha chegado ao fim em 2003, os fãs mais observadores ainda estão descobrindo pérolas escondidas no trabalho de Jackson. Uma delas diz respeito a duas cenas muito semelhantes do primeiro e do último filme. Ambas são estreladas por Elijah Wood e Sean Astin, na pele dos amigos inseparáveis Frodo Bolseiro e Samwise Gamgee.

    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei é longo demais? Peter Jackson rebate críticas ao último filme da trilogia

    A primeira, localizada no final de A Sociedade do Anel, mostra Sam se afogando no rio Anduin, até que, nas últimas, é resgatado por Frodo. O protagonista segura sua mão para trazê-lo de volta ao barco.

    A segunda ocorre no final de O Retorno do Rei e responde de maneira óbvia à primeira. Dessa vez, é Frodo quem se encontra em uma posição desconfortável, suspenso acima da lava da Montanha da Perdição – na qual acaba de jogar o Um Anel. Espelhando a cena anterior, é Sam quem agarra sua mão para levantá-lo e salvá-lo.

    Compare os dois momentos a seguir:

    As imagens, uma vez aproximadas, amarram perfeitamente o arco dramático dos personagens, oferecendo uma conclusão emocionante para a longa e perigosa jornada de Frodo e Sam. A missão está finalmente cumprida, e a amizade segue intacta apesar dos muitos obstáculos que encontraram no caminho – particularmente Gollum/Sméagol (Andy Serkis).

    O Senhor dos Anéis: Intérprete de Frodo Bolseiro revela seu filme preferido da trilogia de Peter Jackson

    Por meio dessa singela homenagem, Jackson também deixa claro que Sam cumpriu a promessa que fizera a Gandalf (Ian McKellen). "Não o perca, Samwise Gamgee", o mago lhe havia ordenado. E ele permaneceu leal ao seu companheiro de viagem mesmo nas chamas de Mordor.

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top