Minha conta
    O Senhor dos Anéis: Truque usado em cena do primeiro filme impediu o Anel de quicar no chão

    Em A Sociedade do Anel, Bilbo Bolseiro deixa o artefato mágico cair de suas mãos, mas há um efeito especial que muda todo o sentido da ação.

    Estamos no início de O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel (2001), primeiro filme da trilogia dirigida por Peter Jackson. Depois de comemorar seu 111º aniversário, tendo desaparecido inadvertidamente diante dos olhos perplexos de todos os seus convidados, Bilbo Bolseiro (Ian Holm) se prepara para abandonar sua casa, bem como o Condado, e ir morar com os Elfos. Antes de pegar a estrada, porém, ele deve se despedir de seu "precioso" Anel, como prometeu ao Mago Gandalf (Ian McKellen).

    Ao fim de uma luta interna para se libertar do domínio exercido sobre ele pelo artefato mágico, o hobbit o deixa cair no chão de seu hall de entrada, antes de atravessar a porta. Nessa sequência decisiva, há um detalhe bastante estranho que não passou batido pelos espectadores: o Anel não quica uma vez ao tocar o chão, e sim bate pesadamente na superfície, como se tivesse um peso considerável.

    Reveja o momento abaixo:

    Destinado a ilustrar o fardo físico e simbólico que o Anel impõe sobre seu Portador, tal efeito foi alcançado graças à engenhosidade da equipa técnica e, em particular, por intermédio de um truque muito simples, mas muito eficaz.

    O Senhor dos Anéis: 10 detalhes comoventes da trilogia que só um verdadeiro fã se lembra

    De fato, como aprendemos no comentário em áudio de A Sociedade do Anel, ímãs foram previamente fixados embaixo do piso de madeira, para que o acessório de metal fosse imediatamente atraído ao escapar das mãos de Bilbo, sem ricochetear.

    "O Anel cai em terreno magnético para que não rebote", explica Dominic Monaghan, intérprete de Merry na saga criada por J.R.R. Tolkien. "Ele adere por causa dos ímãs presos ao outro lado."

    Esse pequeno e criativo estratagema, além de servir perfeitamente ao propósito da trama, demonstra mais uma vez a dimensão artesanal que as filmagens de O Senhor dos Anéis muitas vezes assumiram, descartando ferramentas digitais em detrimento de efeitos especiais à moda antiga.

    O Senhor dos Anéis: Último filme faz homenagem ao primeiro? Há duas cenas interligadas na franquia

    Disponível no catálogo da HBO Max, A Sociedade do Anel recebeu 13 indicações ao Oscar 2002 — entre elas, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante (McKellen). Entretanto, saiu vitorioso em apenas quatro categorias: Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora e Melhores Efeitos Visuais. Ao todo, a produção arrecadou quase US$ 900 milhões nas bilheterias internacionais.

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top