Minha conta
    Após tapa em Chris Rock, Will Smith renuncia vaga na Academia do Oscar — entenda como isso afeta o futuro do ator

    Decisão do ator foi anunciada no fim desta sexta-feira (1), após sofrer muitas críticas.

    O Oscar 2022 foi marcado por vitórias representativas e, também, pelo tapa de Will Smith em Chris Rock, após o comediante zombar da falta de cabelos de sua esposa, causada por doença autoimune. O ator foi duramente criticado por diversos colegas da indústria cinematográfica e até mesmo a Academia publicou uma nota afirmando que “não toleram agressão”.

    Agora, o ator enfrenta uma das maiores crises de sua carreira. Horas depois do ocorrido, surgiram rumores sobre a possibilidade de Will Smith perder o primeiro Oscar de sua carreira, conquistado no último domingo (27) por sua performance em King Richard: Criando Campeãs. A punição foi descartada e, enquanto a Academia estava avaliando as possíveis consequências para Smith, o ator comunicou à revista Variety que deixaria sua vaga como votante no Oscar.

    No comunicado emitido no fim desta sexta-feira (1), Will Smith descreveu suas ações como “chocantes, dolorosas e imperdoáveis” e disse que aceitará quaisquer consequências adicionais que o Conselho de Governadores da Academia considere apropriadas. “A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris [Rock], sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa.”

    Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido.

    Will Smith também reconheceu que suas ações ofuscaram outros vencedores da 94º edição do Oscar. “Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas conquistas e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema”, afirmou, concluindo com “mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que eu nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão”.

    O presidente da Academia, David Rubin, respondeu à sua renúncia, emitindo um novo comunicado: “Recebemos e aceitamos a renúncia imediata do Sr. Will Smith da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Continuaremos avançando com nossos processos disciplinares contra o Sr. Smith por violações dos Padrões de Conduta da Academia, antes de nossa próxima reunião do conselho agendada para 18 de abril.”

    A renúncia da vaga de Will Smith na Academia significa que o ator não pode mais votar nas produções inscritas ao prêmio, além de não poder participar de eventos exclusivos, por exemplo. No entanto, vale mencionar que a saída do ator não significa que ele não possa mais concorrer ao Oscar.

    Entenda o que aconteceu na cerimônia do Oscar 2022

    Durante a cerimônia do Oscar 2022, Will Smith subiu ao palco e deu um tapa na cara de Chris Rock. O motivo de sua irritação foi uma piada sobre a esposa do ator, Jada Pinkett Smith, em que o humorista compara sua cabeça raspada com o corte de cabelo usado por Demi Moore em Até o Limite da Honra.

    Jada Pinket Smith, produtora executiva de King Richard e atriz conhecida por seu papel como Niobe em Matrix, sofre de alopecia, doença autoimune que causa queda de cabelo. Desde o diagnóstico, recebido em 2021, Pinkett Smith costuma aparecer frequentemente nas redes sociais para explicar como a doença afeta sua autoestima. E, no momento em que Chris Rock fez a piada publicamente no Oscar, a atriz demonstrou desconforto.

    Após a cerimônia, a Academia afirmou que pediu a Will Smith que se retirasse, mas ele se recusou. No entanto, fontes disseram à revista Variety que os líderes da organização nunca solicitaram formalmente que ele fosse expulso e o produtor Will Packer pediu que ele ficasse. No dia seguinte ao Oscar 2022, Will Smith pediu desculpas a Chris Rock, dizendo: “Eu estava fora da linha e estava errado”. Ele acrescentou que reagiu emocionalmente porque “uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para suportar”.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top