Minha conta
    Jada Pinkett Smith está por trás de filme que fez Will Smith ganhar o Oscar; conheça carreira da atriz e produtora

    Atriz esteve presente na cerimônia do Oscar 2022, noite em que Will Smith venceu sua primeira estatueta da carreira.

    Jada Pinkett Smith tem uma longa carreira no cinema e televisão, tendo transitado entre funções que vão desde a atuação até a direção. Esposa de Will Smith, atriz foi alvo de piadas à sua aparência na cerimônia do Oscar 2022, feitas por Chris Rock — que tomou um tapa do ator oscarizado, logo em seguida.

    Will Smith vai perder o Oscar por bater em Chris Rock? Entenda as punições que ator pode enfrentar

    Entretanto, a trajetória bem-sucedida de Jada Pinkett Smith não deve ser lembrada apenas por este momento. Por isso, o AdoroCinema preparou uma retrospectiva da carreira da atriz, que brilhou em diversos setores do audiovisual — incluindo a produção executiva de King Richard: Criando Campeãs, filme responsável pelo papel que concedeu o primeiro Oscar de Will Smith.

    Origem de Jada Pinkett Smith

    Jada Pinkett Smith nasceu em 18 de setembro de 1971, em Baltimore, Maryland. Filha do empreiteiro Robsol Pinkett Jr. e da enfermeira Adrienne Banfield-Jones, frequentou a Baltimore School of the Arts quando adolescente, onde um de seus colegas e amigos era o falecido rapper Tupac Shakur.

    Após pequenas participações especiais em séries como True Colors, Doogie Howswer e 21 Jump Street, a atriz teve sua primeira grande chance em 1991 com um papel recorrente no spin-off de Cosby Show, A Different World. Embora sua personagem, Lena James, tenha ganhado mais tempo na tela, a atração perdeu vários personagens originais e foi cancelada após a sexta e última temporada, em 1993.

    Primeiro trabalho no cinema e ascensão da atriz

    A carreira cinematográfica de Jada Pinkett Smith começou em 1993, com o filme Perigo Para a Sociedade, um grande sucesso comercial que chocou a audiência pelas cenas de violência, linguagem inapropriada e assuntos relacionados a drogas. Após este período, a atriz ganhou mais papéis de destaque em longa-metragens como A Face da Verdade (1994), Até as Últimas Consequências (1996), O Professor Aloprado (1996) e Pânico 2 (1997).

    Sua carreira ascendeu, definitivamente, quando interpretou a personagem Niobe nos filmes Matrix Reloaded (2003) e Matrix Revolutions, em 2003 — inclusive, a atriz retornou ao papel quase 20 anos depois, em Matrix Resurrections. Outro grande sucesso de sua carreira veio em 2005, quando dublou Glória em Madagascar (2005), blockbuster infantil e rendeu outras sequências com seu retorno.

    Em 2008, a atriz debutou como diretora no filme De Caso Com o Inimigo e, no ano seguinte, retornou para a televisão como produtora executiva e atriz de Hawthorne, interpretando a protagonista da trama. Com o cancelamento da série, após três temporada, Pinkett entrou para o elenco de Gotham, com a personagem Fish Mooney, criado especificamente para a história nas telinhas.

    Após alguns anos longe das telonas, retornou para um papel em Magic Mike XXL (2015) e, no ano seguinte, em Perfeita é a Mãe. Em 2019, a atriz esteve no filme Invasão ao Serviço Secreto e voltou ao seu papel como Niobe em Matrix Resurrections no final de 2021. Agora, Jada Pinkett está em Redd Zone, que ainda está em produção e sem previsão de lançamento.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top