Os fãs da DC estão em polvorosa desde o lançamento de Batman no início de março. A crítica aprovou o filme (inclusive o AdoroCinema), enquanto o público já está fazendo mil teorias sobre o possível futuro de uma franquia comandada por Matt Reeves. Porém, uma coisa é unanimidade: o elenco do projeto se destacou, principalmente Robert Pattinson assumindo o papel de Bruce Wayne. Essa não é a primeira vez que o astro britânico se envolve numa saga de sucesso, porém nem todos queriam vê-lo nos papéis mais importantes de sua carreira. Mas quais fãs são mais complicados: os apaixonados por Batman ou aqueles que adoram Crepúsculo?
Robert Pattinson desabafa sobre os fãs de Batman e Crepúsculo
Quando Robert Pattinson foi anunciado como o novo intérprete do Homem-Morcego em The Batman (no original), muitos criticaram essa escolha — provavelmente por preconceito contra seu trabalho na saga Crepúsculo, apesar do moço já ter provado versatilidade e talento em sua carreira desde então. Essa não é a primeira vez que fãs de super-heróis desaprovam escalações de seus personagens favoritos nas telas... Até mesmo Heath Ledger foi bem criticado antes de criar um dos Coringas mais icônicos do cinema em O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan.
Porém, parece que Pattinson ficou surpreso com a quantidade de reações positivas que sua escalação como Batman rendeu, tanto que foi capaz de ofuscar as negativas. Afinal, sua experiência com Crepúsculo foi bem mais inesperada. Quando o jovem foi escalado para viver o vampiro Edward Cullen, nem todo mundo estava a bordo com essa escolha. Pelo menos, é isso que Robert contou em entrevista para a MTV:
"Foi menos agressivo que quando fui escalado para Crepúsculo. O que é estranho, pois ninguém sabia quem eu era na época. Existia literalmente uma foto e o pessoal ficou 'Absolutamente não!'. [risos] Isso foi bem mais doloroso. Acho que [a escolha de Batman] até que foi bem recebida, pois foi bem surpreendente."
Robert Pattinson quase perdeu o papel de Edward Cullen em Crepúsculo
Vale lembrar que Robert Pattinson não foi a primeira escolha da autora Stephenie Meyer para viver Edward em Crepúsculo, tendo que disputar o papel com centenas de outros atores. E, mesmo após conquistar o trabalho, nada ficou garantido, pois ele quase foi demitido durante as filmagens por ter uma visão mais sombria de seu personagem. Felizmente, isso não aconteceu e a saga Twilight rendeu cinco filmes, que acumularam mais de US$ 3 bilhões nas bilheterias mundiais.
Obviamente, a internet já está fazendo comparações entre Batman e Crepúsculo, já que ambos os projetos são assuntos populares nas redes sociais. Por exemplo, tem gente comparando as duas cenas de acidentes de carro presentes nas produções — onde os personagens de Robert Pattinson acabam salvando vidas.
Por outro lado, tem um pessoal comparando o relacionamento de Bruce Wayne e e Selina Kyle (Zoe Kravitz) com o romance de Edward e Bella (Kristen Stewart - que muitos desejavam ver como Coringa nas telonas). De qualquer forma, Batman segue em exibição nos cinemas e já tem previsão de lançamento no HBO Max.