Minha conta
    Batman: Aqui está tudo o que você precisa saber ANTES de assistir ao filme de Robert Pattinson
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Novo filme do Batman chega as cinemas em 3 de março com vilões e aliados clássicos do herói.

    Um dos lançamentos mais aguardados de 2022Batman traz Robert Pattinson para a importante missão de dar continuidade ao legado de um dos heróis mais famosos da história. Com direção de Matt Reeves, o novo longa traz uma abordagem mais sombria e dramática para a trama do Homem-Morcego que, desta vez, enfrentará o Charada (Paul Dano), um de seus inimigos mais clássicos. Para te ajudar a aproveitar ainda mais sua sessão, listamos tudo o que você precisa saber antes de assistir.

    Batman faz parte do Universo Cinematográfico da DC?

    Batman (2022) é o décimo filme estrelado pelo Homem-Morcego desde 1966 e Pattinson é o sétimo ator a interpretar Bruce Wayne no cinema. Ao que tudo indica, no entanto, não haverá conexões com outros filmes da DC - ao menos é o que deu a entender o diretor. Aliás, no que depender de Matt Reeves, este, na verdade, pode ser o início de um novo “Batverso”. “O universo do Batman é tão rico em personagens que quando você está começando a chegar ao fim, já começa a pensar na próxima coisa. A ideia, é claro, é que a história de Gotham nunca termine", disse Reeves à Entertainment Weekly

    Assim, a dica para ir entrando no clima é relembrar a trilogia O Cavaleiro das Trevas e Coringa, especialmente porque elas vão te ajudar a se ambientar em Gotham: a cidade onde Bruce Wayne mora é praticamente um personagem vivo da história, uma vez que todo o caos e a corrupção do local também são parte importante dos vilões, do passado do herói e de seus conflitos.

    Quem são os vilões de Batman?

    O Bruce Wayne de Robert Pattinson tem como principal inimigo o Charada, vilão que apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 1948. Como o próprio nome indica, o personagem deixa enigmas, pistas e quebra-cabeças para provocar as autoridades (e o próprio Batman), enquanto comanda e comete crimes brutais pela cidade. Em 1996, Jim Carrey trouxe uma versão bem caricata do Charada para as telas - agora, veremos um vilão muito mais sombrio e aterrorizante que traz inspirações de crimes do mundo real

    Além do Charada, Colin Farrell chega completamente irreconhecível para interpretar o Pinguim. Nos quadrinhos, trata-se de um ladrão e mafioso, que conta com um poderoso arsenal tecnológico. Diferentemente de boa parte dos inimigos do Batman, o Pinguim não age de forma descontrolada: o criminoso tem uma grande rede de conexões no submundo de Gotham que, nas HQs, já até foi usada por Bruce Wayne para investigar outros criminosos. 

    Quem são os aliados de Batman?

    No filme de 2022, teremos dois clássicos aliados de Bruce Wayne. Alfred Pennyworth, interpretado por Andy Serkis, é o companheiro mais leal do herói e o criou após a morte dos pais. Enquanto isso, Jeffrey Wright faz o papel de Comissário Gordon, um dos pouquíssimos representantes de Gotham verdadeiramente interessados em proteger a cidade. 

    Por fim, Zoë Kravitz dá vida à nova versão de Selina Kyle: a Mulher-Gato não é exatamente uma aliada de Bruce Wayne, com os outros dois personagens, mas tem uma relação de “amor e ódio” com ele. Nos cinemas, a personagem foi interpretada mais recentemente por Anne Hathaway, mas tudo indica que esta releitura será mais dramática e profunda para a anti-heroína que, inclusive, pode aparecer em mais produções futuramente.

    “Temos muitas ideias do que queremos fazer e com certeza queremos que Selina continue (...) O relacionamento deles e o que são um para o outro é, para mim, o coração do filme, é o empurrão entre os dois e a maneira como ela vai evoluir, para onde tudo isso vai. Então, nós estamos falando sobre muitas coisas”, disse o diretor em entrevista ao ComicBookMovie

    Em quais quadrinhos Batman é inspirado?

    Em diversas entrevistas durante a produção do filme, Matt Reeves explicou que não se baseou especificamente em uma ou outra história em quadrinhos, mas, sim, traz elementos centrais de algumas delas. As publicações “Batman: Ano Um” e “Batman: O Longo Dia das Bruxas” parecem estar entre as principais inspirações, especialmente porque acompanham o herói no início de sua ‘carreira’ como Batman - abordagem que o diretor escolheu para seu novo filme. 

    Se afastando de uma história de origem propriamente dita, o cineasta nos apresentará o personagem a caminho de se tornar o Batman que todos conhecem. "Eu não queria contar uma história de origem, mas uma história que ainda reconhecesse suas origens, na medida em que ele forma quem ele é. Isso não significa que ele compreenda tudo, sabe? É essa ideia do inconsciente e do que está motivando você. É sobre o quanto disso você incorpora no que faz e nem percebe”, disse em entrevista o Nerdist.

    Batman estreia nos cinemas em 3 de março.

    Batman
    Batman
    Data de lançamento 3 de março de 2022 | 2h 57min
    Criador(es): Matt Reeves
    Com Robert Pattinson, Zoë Kravitz, Paul Dano
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    Assim, a dica para ir entrando no clima é relembrar a trilogia O Cavaleiro das Trevas e Coringa, especialmente porque elas vão te ajudar a se ambientar em Gotham: a cidade onde Bruce Wayne mora é praticamente um personagem vivo da história, uma vez que todo o caos e a corrupção do local também são parte importante dos vilões, do passado do herói e de seus conflitos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top