Minha conta
    Batman: Vilão do filme de Robert Pattinson é inspirado em assassino real e diretor explica referências
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Principal vilão do novo filme do Batman é o Charada e o diretor Matt Reeves conta por que o escolheu entre a vasta galeria de inimigos do herói.

    Uma das estreias mais aguardadas do anoBatman finalmente está chegando aos cinemas sob fortes expectativas com a estreia de Robert Pattinson no papel de Bruce Wayne. Com uma atmosfera sombria e um herói que explora muito seu lado detetive, Charada foi o inimigo escolhido para aterrorizar Gotham no longa dirigido por Matt Reeves - e não por acaso. O cineasta contou por que escolheu este vilão entre toda a galeria de antagonistas do Batman.

    Interpretado por Paul Dano, o novo Charada tem inspiração na vida real: o criminoso conhecido como “Assassino do Zodíaco” assolou a Califórnia durante os anos 70 e seu modus operandi incluía o envio de cartas para imprensa com mensagens cifradas. No novo Batman, Matt Reeves se inspirou neste caso e o vilão também deve seguir um “estilo parecido”, já que cartas endereçadas a Bruce Wayne também aparecem na história - detalhe revelado nos trailers do longa.

    “Eu estava pensando em algo tipo o Homem-Calendário e na ideia de diferentes tipos de assassinatos. Então me veio esta ideia [do Charada] e pensei que, bem, nestes crimes, há correspondências deixadas para o Batman”, explicou o cineasta em entrevista ao Collider. Nos quadrinhos, o Homem-Calendário é bem metódico em seus crimes, que são “temáticos” de acordo com as datas em que são executados - o personagem, aliás, apareceu brevemente em O Esquadrão Suicida

    Assim como o Charada, o Assassino do Zodíaco, é claro, também não revelava sua verdadeira identidade e as cartas que enviava eram cheias de enigmas - alguns dos quais não foram decifrados pelos investigadores até hoje. Os crimes do Zodíaco começaram no final da década de 1960 e sete vítimas foram oficialmente identificadas, mas, em suas comunicações com a polícia, o criminoso afirmou ter matado 37 pessoas. 

    O caso do assassino, aliás, ficou famoso no cinema com Zodíaco, filme do diretor David Fincher estrelado por Robert Downey Jr.Jake Gylleenhal - clássico imperdível para quem gosta de ficções inspiradas em crimes reais

    Qual é a conexão entre o Batman e o Charada?

    À medida em que novos trailers foram lançados, fãs especularam sobre uma possível conexão entre os dois personagens e apostaram que o Charada já sabia sobre a verdadeira identidade do Homem-Morcego. Esta ligação misteriosa entre as motivações do vilão e herói é um ponto importante no novo filme, segundo Matt Reeves.

    “Eu queria fazer uma história do Batman em que ele já fosse o Batman, mas ainda em seus primeiros dias, procurando uma forma de realmente evoluir. Queria uma história em que a investigação desse mistério em particular o levasse de volta para algo muito pessoal, que realmente mexesse com seu âmago”, disse o diretor ao Collider

    Batman
    Batman
    Data de lançamento 3 de março de 2022 | 2h 57min
    Criador(es): Matt Reeves
    Com Robert Pattinson, Zoë Kravitz, Paul Dano
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top