Minha conta
    Duna: O que você precisa saber antes de assistir ao filme de Denis Villeneuve?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Duna é adaptação do clássico de ficção científica de Frank Herbert e tem nomes como Zendaya e Timothée Chalamet no elenco.

    Duna é um dos filmes mais aguardados pelo público em 2021 e se trata de uma adaptação do diretor Denis Villeneuve para o clássico homônimo de ficção científica escrito por Frank Herbert em 1965, contando com um elenco repleto de estrelas de Hollywood: Oscar Isaac, Timothée Chalamet, Javier BardemJason Momoa e Zendaya. Como a obra original aborda temas complexos e utiliza muitos nomes e termos, o AdoroCinema vai explicar tudo o que você precisar saber sobre Duna antes de assistir o filme no cinema.

    No filme, vamos acompanhar o jovem Paul Atreides (Timothée Chalamet), cuja família passa a administrar o planeta desértico Arrakis (conhecido pela população nativa como "Duna"), lugar de única fonte da especiaria rara chamada "melange", o material mais valioso do universo. Enquanto isso, uma conspiração está se formando contra os Atreides partindo de uma família rival conhecida como Harkonnens, e o destino de Duna está eventualmente em jogo, mas o próprio Paul pode estar no centro de uma profecia profetizada há muito tempo que ele ainda não entende.

    Duna: Tudo o que sabemos sobre o filme com Timothée Chalamet e Zendaya

    Qual é a importância do planeta Arrakis?

    Arrakis, também conhecido como Duna, é o planeta no centro da história de Duna. Tem uma vasta e árida paisagem desértica e é nativo de uma raça humana conhecida como Fremen, além dos gigantes vermes da areia, que produzem a tão procurada especiaria melange. Por isso, ele é o único planeta com a cobiçada substância, conhecida por características geriátricas e sua importância para comércio e desenvolvimento tecnológico. Sua capital, Arrakina, se torna a sede do governo para a Casa Atreides quando eles são enviados para governar o lugar e buscar especiarias. Como se trata de um planeta desértico, a água é uma mercadoria escassa em Arrakis, mas pode ser encontrada nas profundezas do subsolo.

    Os Mentats e a Guilda Espacial

    A história de Duna se passa milhares de anos no futuro, mas sua tecnologia é bastante primitiva – nem mesmo existem computadores. Isso ocorre devido ao conflito chamado Jihad Butleriano, uma revolução que causa a destruição de todos os computadores, máquinas e Inteligência Artificial (IA) do universo. Então, os Mentats se tornam comuns nas Grandes Casas, pois eles são treinados como "computadores humanos" – seus cérebros são capazes de processar cálculos complexos e armazenar grandes quantidades de informações. Normalmente, os Mentats atuam como conselheiros políticos para os líderes das casas e os aconselham sobre as melhores estratégias a serem tomadas. Interessante, não é mesmo?

    A Guilda Espacial, ou Guilda, é uma organização com monopólio sobre o transporte e as viagens espaciais, por isso são fundamentais para a economia e política do universo de Duna. Eles têm a capacidade de navegar pela galáxia através da dobra espacial (mais rápido do que a velocidade da luz), o que lhes dá mais poder do que qualquer casa. Para realizar esses transportes e viagens, os Navegadores da Guilda são totalmente dependentes da especiaria encontrada em Arrakis.

    Quem são os membros da Casa Atreides e Casa Harkonnen?

    Os membros da Casa dos Atreides são os protagonistas da história. No início de Duna, os Atreides são os habitantes e governantes do planeta oceânico Caladan antes de serem ordenados pelo imperador Padishah Shaddam IV a irem para Arrakis. O patriarca da família é o duque Leto Atreides (Oscar Isaac), pai de Paul Atreides (Timothée Chalamet), que ele concebeu com a concubina Lady Jessica (Rebecca Ferguson), que é uma Bene Gesserit – antiga escola de treinamento físico e mental para mulheres. Os Atreides têm a sua disposição muitos servos leais como o Mentat Thufir Hawat (Stephen McKinley Henderson), Duncan Idaho (Jason Mamoa), Gurney Halleck (Josh Brolin) e o Dr. Wellington Yueh (Chen Chang) que ensinam ao Paul diversas habilidades e técnicas para seu desenvolvimento.

    Casa Harkonnen é formada pelos grandes vilões da história. Originários de seu planeta natal, Giedi Prime (um lugar fortemente industrializado), os Harkonnens são um grupo poderoso de pessoas que desprezam os Atreides e, no início da história, comandam a mineração de especiarias em Arrakis. Seu líder, o Barão Vladimir Harkonnen (Stellan Skarsgård), usa um traje anti-gravidade para se movimentar devido à sua obesidade. Além dele, temos seu sobrinho brutal Glossu 'A Besta' Rabban (Dave Bautista) e seu deturpado Mentat Piter De Vries (David Dastmalchian).

    Quem são os Fremen e por que eles têm olhos azuis e usam roupas equipadas com tubos no nariz?

    Os Fremen são o povo nativo de Duna, as tribos livres de Arrakis. Eles foram fortemente oprimidos pelos Harkkonen, mas ainda continuam sendo uma entidade feroz com a qual se deve brincar. Eles vivem no ambiente desértico do planeta, mas sobrevivem por causa de suas roupas equipadas, que apresentam um sistema com reaproveitamento da umidade do corpo e torna a água potável (por isso os tubos no nariz).

    Por causa da longa exposição que eles sofrem da especiaria melange, sua corrente sanguínea sofreu uma mutação para dar a eles olhos totalmente azuis. Para os Fremen, os vermes da areia são como figuras divinas e acreditam na profecia de que um salvador (conhecido como Mahdi) chegará e os libertará da exploração imperial sofrida por eles em Arrakis. A principal tribo Fremen que vamos encontrar em Duna é Sietch Tabr, que apresenta como líder Stilgar (Javier Bardem), e ainda conheceremos Chani (Zendaya), Shadout Mapes (Golda Rosheuvel) e Jamis (Babs Olusanmokun).

    Duna estreia em 22 de outubro nos cinemas brasileiros.

    Duna
    Duna
    Data de lançamento 21 de outubro de 2021 | 2h 36min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,5
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top