Minha conta
    Duna é ovacionado com 8 minutos de aplausos em sua estreia no Festival de Veneza de 2021
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Aguardada adaptação do livro clássico de Frank Herbert, Duna de Denis Villeneuve chega aos cinemas do Brasil em outubro.

    Duna é um dos filmes mais aguardados pelo público em 2021 e recebeu uma ovação de 8 minutos de aplausos durante sua estreia mundial nesta sexta-feira (03) na 78ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza – onde o filme é um dos grandes destaques da seleção de 2021. Duna não participa da disputa pelo Leão de Ouro em Vezena, mas foi lançado oficialmente no Lido, que conta com uma seleção de filmes muito aguardados pela crítica e, claro, pelo público. 

    Duna
    Duna
    Data de lançamento 21 de outubro de 2021 | 2h 36min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,5
    Assistir em streaming

    A diretora Chloé Zhao – que é membro do júri do festival este ano – estava entre os presentes na exibição e cumprimentou o diretor de Duna, Denis Villeneuve, com um grande abraço durante os aplausos na plateia, atribuindo ao filme como "Fantástico!". Depois de duas exibições para a imprensa muito comentadas, a grande estreia mundial de Duna trouxe ao tapete vermelho de Veneza Villeneuve e seu elenco repleto de estrelas do cinema, como Timothée Chalamet, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Zendaya, Josh Brolin, Javier Bardem, Sharon Duncan-Brewster, Dave BautistaStellan Skarsgård e Chen Chang.

    Primeiras críticas elogiam visual impressionante de Duna, mas apontam problemas em sua narrativa

    Com sua estreia mundial durante o Festival de Veneza de 2021, saíram as primeiras críticas sobre Duna, que foram divisivas entre alguns dos críticos especializados. Algumas opiniões destacam que o filme é o maior épico do cinema desde O Senhor dos Anéis, ressaltando seu visual impressionante, enquanto outros afirmam que é uma grande decepção em questão de narrativa. Mas todos concordam que Duna é grandioso em todos os sentidos. Confira algumas das principais opiniões:

    “Para os devotos da ficção científica, especialmente aqueles que há muito veneram o denso livro de Frank Herbert ... Duna de Villeneuve é a adaptação com que você sempre sonhou”, disse Ben Travis, da Empire Magazine. "O filme redefine a palavra épico para cinema e filmes de uma forma não vista desde os filmes de Senhor dos Anéis", escreveu Borys Kit, do Hollywood Reporter. "Como muitos trabalhos do Villeneuve, pode parecer frio, mas tem seu coração em Rebecca Ferguson, que é um destaque", contou.

    David Ehrlich do IndieWire classificou Duna como "uma enorme decepção": "Duna só se assemelha a um sonho porque corta em uma nota tão plana e não resolvida que você não pode acreditar que alguém a teria escolhido de propósito", disse sobre o final abrupto do filme. Para Owen Gleiberman da Variety, "A adaptação de Denis Villeneuve tem uma vastidão majestosa, e a maior parte dela realmente faz sentido, mas é um ato de construção de mundo que perde o fôlego de contar histórias".

    Duna: Tudo o que sabemos sobre o filme com Timothée Chalamet e Zendaya

    Qual é a história de Duna?

    Em Duna, acompanhamos a jornada de Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso que nasceu para ter um grande destino além de sua imaginação. Ele precisa viajar para o planeta mais perigoso do universo, chamado de Duna, para garantir o futuro de sua família e seu povo. À medida que forças malévolas iniciam um conflito pela melange – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade – somente aqueles que podem conquistar seu medo sobreviverão. Baseado no livro homônimo clássico de Frank Herbert.

    Com a ovação de Duna em Veneza, Denis Villeneuve disse que a segunda parte do filme pode ser filmada em 2022 caso receba sinal verde do estúdio. “Se houver entusiasmo e o filme tiver sinal verde mais cedo ou mais tarde, eu diria que estarei pronto para filmar em 2022 com certeza ... Estou pronto para ir e direi que estou pronto para trazê-lo para a tela o mais rápido possível, mas com o primeiro filme eu realmente tive tempo de ter certeza de que era exatamente do jeito que eu queria e adoraria ter a mesma sensação quando fizer a segunda parte, então essa será a prioridade. A qualidade será a prioridade”, contou.

    Duna estreia oficialmente nos cinemas brasileiros em 21 de outubro, um dia antes dos Estados Unidos. 

    Duna: Sequência do filme terá outro ator como protagonista; entenda o motivo
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top