Minha conta
    Não havia plano B em Duna: Todos os atores que aparecem eram a primeira e única opção

    Denis Villeneuve tinha uma ideia muito clara na cabeça sobre como deveria ser a adaptação e conseguiu chegar o mais perto possível disso.

    Denis Villeneuve fez Duna exatamente como ele tinha em mente. O diretor ficou impactado com o romance de Frank Herbert quando o leu aos 14 anos. Naquele momento, que queria ser cineasta ou biólogo, ambas profissões movidas pela beleza da história. Felizmente, seguiu o caminho do cinema e décadas depois realizou seu sonho, trazendo o legado dos Atreides para a telona.

    Quando pensou em fazer o filme, que chega ao cinema no Brasil em 21 de outubro, foi muito claro sobre como deveriam ser as locações, o tom e os atores. Para este último elemento, dependeu das agendas e desejos dos intérpretes, mas teve muita sorte e quase todas as pessoas com quem entrou em contato aceitaram com entusiasmo.

    TIMOTHÉE CHALAMET COMO PAUL ATREIDES

    Paul Atreides, o protagonista da história, tinha que ser Timothée Chalamet. As habilidades do ator o tornaram o candidato perfeito para o papel. Além disso, Villeneuve não viu outro em seu lugar. “O processo de escolha de Timothée Chalamet foi muito simples: não houve processo. Havia apenas Timothée. Eu não tinha um plano B. Eu ia fazer Dune com Timothée Chalamet, ponto final. E felizmente não foi difícil convencê-lo porque ele amou o roteiro e nós dois queríamos trabalhar juntos ", disse o cineasta nas notas de produção do filme.

    Por que só ele poderia ser Paul Atreides? Porque ele tem a mesma personalidade curiosa e aberta de seu personagem. “A primeira coisa é que Timothée é muito reflexivo e isso é algo que se vê em seus olhos. Ele é alguém que tem dúvidas, que vai reimaginar o mundo ao seu redor, aceitar uma realidade diferente e se adaptar a uma nova realidade. Muita inteligência, adaptabilidade e é algo que eu queria ver em Paul Atreides", continua o diretor.

    OSCAR ISAAC COMO DUQUE LETO

    Seu pai, o duque Leto, é interpretado por Oscar Isaac. No caso dele, o papel lhe convinha por outras razões. Isaac é um grande fã do romance de Frank Herbert. Quando soube que Villeneuve estava desenvolvendo uma adaptação, ligou para colaborar com ele.

    “Anos depois, quando ele me disse que queria que eu fizesse parte de seu filme, fiquei emocionado. Ninguém está fazendo os filmes que Denis faz: são grandiosos, profundos, artísticos, bonitos e poéticos”, lembra o ator.

    Duna
    Duna
    Data de lançamento 21 de outubro de 2021 | 2h 36min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    JOSH BROLIN E DAVE BAUTISTA EM DUNA

    Outro ator que não passou por testes ou testes foi Josh Brolin. Ele já conhecia Denis Villeneuve de seu trabalho em Sicario e o cineasta pensou nele para se juntar ao elenco como Gurney Halleck, o mestre de armas dos Atreides.

    Foi algo parecido com o que aconteceu com Dave Bautista. Ele havia trabalhado com o cineasta em Blade Runner 2049 e quando o ligou pessoalmente para oferecer o papel, ele ficou profundamente lisonjeado: "Trabalhei muito para me estabelecer como ator e ter alguém do calibre de Denis Villeneuve me ligando pessoalmente significa muito."

    Duna é ovacionado com 8 minutos de aplausos em sua estreia no Festival de Veneza de 2021

    JASON MOMOA, REBECCA FERGUSON E STELLAN SKARSGARD

    Jason Momoa, que interpreta o homem de ação da casa, Duncan Idaho, não hesitou em dizer sim ao diretor. “ Fiquei chocado quando Denis Villeneuve me ligou porque ele é um dos meus cinco diretores favoritos! Eu o amo e amo todos os seus filmes, ele é um deus para mim”, reconhece Momoa nas notas de produção.

    Rebecca Ferguson, a magnífica Lady Jessica de Bene Gesserit, também não se opôs a trabalhar com Villeneuve e trabalhou em estreita colaboração com ele para delinear a personalidade da mãe da Casa Atreides, bem como seus desejos, medos e preocupações.

    O vilão do filme, Barão Harkonnen, caiu nas mãos de Stellan Skarsgård. Como seus colegas, o que o atraiu no projeto foi, em primeiro lugar, trabalhar com Villeneuve. “Queria trabalhar com o Denis. Ele é um diretor muito interessante e sempre cria o seu próprio universo”, diz o ator. A segunda coisa foi o personagem. Skarsgård vê como um pequeno papel que tem uma grande presença física. “Isso lança uma sombra sobre todo o filme, e é disso que o bandido precisa”, diz ele.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top