Minha conta
    After romantiza relacionamento tóxico? Hero Fiennes Tiffin defende os longas sobre essa polêmica
    17 de out. de 2021 às 19:00
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Redatora | crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    Josephine Langford também opina sobre o casal Tessa e Hardin, enquanto os dois primeiros longas da franquia são sucesso no Amazon Prime Video.

    Inspirada nos livros de Anna Todd, a franquia After se tornou um fenômeno entre o público jovem, sendo comparada com a franquia Cinquenta Tons de Cinza por seu conteúdo mais sensual — sem falar que também começou sua jornada como uma fanfic. A saga também foi responsável por alavancar as carreiras de Josephine Langford e Hero Fiennes Tiffin, porém a história ganhou muitas críticas por, teoricamente, romantizar um relacionamento abusivo. Finalmente, os astros dos longas se pronunciaram sobre a polêmica:

    Tessa e Hardin têm relacionamento abusivo?

    Para quem não conhece, After é uma franquia formada por quatro filmes, que acompanha a jornada de Tessa Young (Josephine Langford), uma jovem inocente que começa a frequentar a faculdade, longe da mãe protetora e o namorado mais novo. Só que sua vida muda quando ela conhece o bad boy Hardin Scott (Hero Fiennes Tiffin), um rebelde britânico e todo tatuado que esconde suas emoções por trás de sarcasmo e raiva. Um relacionamento entre os dois é inevitável, porém cheio de problemas. Os dois primeiros longas, After e Depois da Verdade estão disponíveis no Amazon Prime Video.

    After - Depois do Desencontro: Hero Fiennes Tiffin revela que conheceu Harry Styles, a inspiração da franquia

    O problema é que Hardin é muito controlador e agressivo, enquanto rola uma grande falta de confiança entre os dois, devido a uma mentira que o garoto conta: o relacionamento deles começou por causa de uma aposta — algo que é ainda pior nos livros. Seu temperamento não é bom e ele vive dando atitudes estranhas para Tessa, onde uma hora é apaixonado por ela, enquanto em outras a trata mal, manipulando suas emoções. 

    Não é novidade nenhuma ver relacionamentos abusivos sendo glamourizados na cultura pop, mas enquanto obras como Cinquenta Tons de Cinza e 365 Dias almejam um público adulto, existem produções que romantizam essas situações para para o público jovem (e mais influenciável). Afinal, quem nunca viu aquele casal onde a mulher é a única capaz de acalmar o amado, colocado as mulheres nessa obrigação de aguentar violência dos homens?

    Hero Fiennes Tiffin e Josephine Langford defendem After

    Porém, nem todos enxergam After dessa forma. E não estamos falando apenas dos milhares de fãs apaixonados ao redor do mundo... Em recente entrevista para o StyleCaster, os protagonistas Hero Fiennes Tiffin e Josephine Langford defenderam a produção, afirmando que ela mostra sim um relacionamento imperfeito, mas não glamouriza a situação. 

    "O que queremos com esses filmes é desejar que você possa aprender com esse relacionamento, a fim de identificar quais comportamentos são bons e quais são ruins", contou a intérprete de Tessa. Já Hero completa: "É uma linha fina para caminhar. Estamos fazendo um romance e deveria entreter, supostamente. Muito desse relacionamento não é perfeito, mas é algo do qual temos muita consciência, tentando não glorificar. Não queremos que ninguém pense que isso é bom, mas, no mundo do cinema, isso chama a atenção."

    After 4: O que sabemos sobre Depois da Promessa, a sequência de Depois do Desencontro?

    Por fim, Josephine Langford descreve como a relação que vemos nas telonas é bem influenciada por aquela apresentada nos livros, então certas coisas não podem alterar. "Isso é parte do motivo pelo qual as pessoas amam isso. É sobre suas falhas como pessoas e suas falhas no relacionamento. Não confiar. Não serem capazes de perdoar um ao outro. Controlando um ao outro. Existem formas que ela é possessiva. Ambos são defeituosos em seu relacionamento. Hardin tem coisas nas quais precisa trabalhar. Esse é o seu arco e o relacionamento só fica melhor quando ele faz isso — independentemente dela. Você não pode mudar alguém. Ele tem que fazer isso, e ele faz isso por si mesmo."

    After - Depois do Desencontro foi lançado nos cinemas este ano, enquanto o quarto longa tem previsão de estreia para 2022. Sem falar que estão desenvolvendo dois spin-offs dessa história...

    After
    After
    1h 46min
    Criador(es): Jenny Gage
    Com Josephine Langford, Hero Fiennes Tiffin, Samuel Larsen, Dylan Arnold, Inanna Sarkis
    Imprensa
    1,6
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top