Minha conta
    Festival de Toronto 2021: Por que Duna, Spencer e Last Night In Soho não concorrem ao prêmio principal?
    15 de set. de 2021 às 19:30
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora
    Apaixonada por filmes e séries (principalmente sul-coreanos), a redatora é uma contadora de histórias no mundo do entretenimento. No AdoroCinema, ela acompanha os principais lançamentos, premiações, festivais e solta o verbo em discussões relacionadas à diversidade e inclusão na sétima arte.

    O prêmio People's Choice é um importante termômetro para definir os principais indicados no Oscar — e os três filmes mais badalados da temporada não concorrerão este ano.

    O famoso “People’s Choice”, prêmio de maior relevância no Festival de Toronto (TIFF), costuma ser um forte termômetro para selecionar os principais candidatos ao Oscar, como aconteceu com La La Land, 12 Anos de EscravidãoGreen Book: O Guia e o mais recente Nomadland, que venceu a categoria princial em Veneza e Toronto no mesmo ano. Mas, em 2021 pode ser um pouco diferente.

    Duna (87% de aprovação no Rotten Tomatoes), Spencer (88%) e Last Night In Soho (73%) têm sido muito elogiados pela crítica especializada internacionalmente e fizeram estreias brilhantes em Veneza e Toronto. No entanto, apesar de estarem cotados ao Oscar 2022, podem quebrar a tradição do “People’s Choice” — justamente porque não estão concorrendo ao prêmio de votação popular.

    Por que estes filmes não estão concorrendo ao People’s Choice Awards?


    Este ano, o TIFF está funcionando em formato híbrido, com eventos presenciais e online, como diversos outros festivais como Sundance e Tribeca. Assim, a votação no Festival de Toronto 2021 está acontecendo por meio da exibição na própria plataforma digital do evento, ao invés da distribuição de cédulas de papel.

    Spencer
    Spencer
    Criador(es): Pablo Larraín
    Com Kristen Stewart, Jack Farthing, Sean Harris, Sally Hawkins, Timothy Spall

    Desta forma, se um estúdio ou cineasta deseja concorrer ao prêmio People's Choice deste ano, o festival exige que eles exibam seus filmes na Seleção Oficial que será exibida presencialmente e na plataforma online TIFF Bell Lightbox entre 9 e 17 de setembro. No entanto, Denis VilleneuveEdgar Wright e Pablo Larrain, os respectivos cineastas por trás de Duna, Last Night In Soho e Spencer, não queriam que seus filmes fossem disponibilizados no portal digital do TIFF. O motivo disso é que eles preferem lançar os filmes apenas nos cinemas, sem disponibilizar nenhuma das produções digitalmente.

    Luta entre o cinema e o streaming


    Além disso, Spencer não faz uma seleção oficial, e sim do evento especial, o que significa que dispensa consideração para o People’s Choice Award. O mesmo vale para Duna e Last Night In Soho, que recentemente teve uma apresentação de gala no badalado festival.

    Esta decisão dos cineastas surge em um momento decisivo para o cinema, que luta contra a predominância dos streamings durante a pandemia de coronavírus. Sob a perspectiva do TIFF 2021, a internet é o meio mais democrático de obter o maior número possível de votos para filmes, considerando que suas exibições estão operando a cerca de 50% da capacidade presencial.

    Duna
    Duna
    2h 36min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Jason Momoa, Stellan Skarsgård
    Adorocinema
    4,5
    Ver sessões

    Apesar de não disputarem aos principais prêmios que determinam os títulos mais possíveis à indicações no próximo Oscar, Duna, Last Night in Soho e Spencer chegarão aos cinemas com menos chances de sofrerem com a pirataria e, sem dúvidas, prometem garantir suas vagas na temporada de premiações em 2022.

    Enquanto isso, outros títulos da temporada de prêmios, como Querido Evan Hansen, Belfast, The Eyes of Tammy Faye, The StarlingThe Power of the DogThe Guilty estão concorrendo ao People’s Choice Award.

    Noite Passada em Soho
    Noite Passada em Soho
    Criador(es): Edgar Wright
    Com Thomasin McKenzie, Anya Taylor-Joy, Matt Smith (XI), Diana Rigg, Terence Stamp
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top