Minha conta
    Festival de Cannes 2021: Titane vence a Palma de Ouro e Spike Lee anuncia o prêmio antes da hora
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    A diretora Julia Ducournau, de Titane, fez história como primeira mulher a ganhar a Palma de Ouro sozinha em Cannes.

    Titane, filme francês da diretora Julia Ducournau, é o grande vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2021, realizado presencialmente na França entre 6 e 17 de julho. A produção conseguiu um feito histórico na premiação, com Ducournau tornando-se apenas a segunda mulher a ganhar a Palma de Ouro, depois de Jane Campion com O Piano em 1993, mas que dividiu o prêmio com Chen Kaige. Então, ela é a primeira mulher a ganhar a Palma de Ouro sozinha em Cannes.

    Em Titane, depois de uma série de crimes inexplicáveis, um pai se reencontra com o filho que estava desaparecido há 10 anos. Titânio: Metal altamente resistente ao calor e à corrosão, com ligas de alta resistência à tração. Esse é o segundo longa-metragem de Julia Ducournau, depois do aclamado e polêmico Grave (2016). A Crônica Francesa foi o filme mais aplaudido em Cannes 2021, que no elenco tem 6 atores vencedores do Oscar.

    O ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2021 foi descrito como "uma história de amor e aceitação pela diretora, em entrevista durante a premiação, e causou polêmica entre os críticos por causa de sua abordagem violenta, onde a protagonista faz sexo com um carro. Alguns elogiaram sua originalidade, outros ficaram incomodados pela abordagem frenética e confusa. Fato é que Titane se sagrou o vencedor na avaliação dos jurados, com Spike Lee sendo presidente do júri e que tem como um dos integrantes o diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, de Bacurau, que foi premiado na edição de 2019.

    Festival de Cannes 2021 terá três filmes brasileiros na premiação: saiba quais são

    Confira a lista completa dos premiados no Festival de Cannes 2021:

    Spike Lee se confundiu e anunciou Titane como vencedor antes da hora

    O cineasta vencedor do Oscar Spike Lee, presidente do júri, revelou por engano antes da hora o vencedor, depois de uma confusão no início da cerimônia de encerramento no Festival de Cannes 2021. A anfitriã do evento perguntou para Spike Lee, em francês, se ele poderia revelar o “primeiro prêmio” da noite. Ao invés de entender isso como o primeiro prêmio cronológico, Lee consideou como o primeiro lugar da premiação, dizendo: "O filme que venceu a Palma de Ouro foi Titane".

    Isso gerou uma confusão e a anfitriã tentou resolver a situação rapidamente passando para o prêmio que deveria ser revelado naquele momento, o de melhor ator para Caleb Landry Jones de Nitram. Spike Lee então a incentivou a falar com ele em inglês para evitar mais confusões, arrancando muitas risadas da platéia presente. Confira o momento abaixo:

    Como era de se esperar, o Twitter explodiu de comentários sobre o acontecimento, com os participantes da cerimônia comentando o erro e fazendo comparações com o final do Oscar de 2017, quando Warren BeattyFaye Dunaway anunciaram por engano La La Land - Cantando Estações como o vencedor de Melhor Filme quando na verdade era Moonlight: Sob a Luz do Luar – uma das maiores gafes na história da premiação.

    Festival de Cannes 2021: Sabia que existe um prêmio de melhor cachorro em filme? Vencedores do ano já foram anunciados
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top