Minha conta
    Festival de Cannes 2021: Diretor Karim Aïnouz fará filme com atriz premiada e roteiristas de Killing Eve
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Brasil em Cannes: diretor Karim Aïnouz tem filme selecionado para o Festival e anuncia novo projeto.

    O diretor brasileiro Karim Aïnouz anunciou a produção de seu novo filme durante o Festival de Cannes, que está acontecendo na França até 17 de julho. Com o filme O Marinheiro das Montanhas selecionado para a mostra Sessão Especial da premiação, o cineasta revelou que fará Firebrand, drama de época que será estrelado pela atriz vencedora do Oscar Michelle Williams.

    O filme baseado em fatos reais contará a história do reinado de Catarina Parr, sexta e última esposa de Henrique VIII, rei da Inglaterra no início do século 16. Nomeada regente enquanto o marido estava em campanha militar na França, ela assumiu o posto até a maioridade de Eduardo IV, filho do monarca. Próxima às causas protestantes, a rainha acabou se tornando inimiga de figuras poderosas da Igreja Católica, que tentaram mandá-la para a prisão. Vale destacar ainda que Catarina foi a primeira rainha inglesa a publicar livros usando seu verdadeiro nome e não pseudônimos. 

    Segundo Karim, o longa trará uma nova abordagem ao gênero dos filmes de época, adicionando novos elementos de suspense à história. “Muito se sabe sobre o reinado tirânico de Henrique VIII, mas meu foco aqui é uma mulher que não somente conseguiu sobreviver, mas também resplandecer. É uma reimaginação de um filme de época, um thriller psicológico, uma história de intrigas, de ação e sobrevivência ambientado na corte dos Tudor”, explica.

    O papel de Catarina ficará com Michelle Williams, quatro vezes indicada ao Oscar e vencedora do Globo de Ouro por Sete Dias com Marilyn. Por trás das câmeras, a cinebiografia também conta com nomes de peso: o roteiro é assinado pelas irmãs Henrietta e Jessica Ashworth, de Killing Eve. Já a produção fica por conta de Gabrielle Tana, responsável por A Escavação, um dos lançamentos de 2021 na Netflix

    O diretor afirma ainda que está empolgado tanto com a história real de Catarina Parr, quanto com a presença da atriz. “Não poderia estar mais entusiasmado por levar às telas a desconhecida biografia de uma mulher absurdamente brilhante que me inspira profundamente, cuja história tem sido quase invisível  na história do Reino Unido. Ter Michelle Williams, uma atriz sublime e de enorme talento, é a realização de um sonho”, afirma. 

    Oscar 2022 já tem data confirmada: veja quando vai acontecer e quais são as regras para a cerimônia

    Brasil em Cannes 2021

    Em 2019, Karim Aïnouz foi o vencedor do prêmio Um Certo Olhar no Festival de Cannes e, neste ano, retorna com O Marinheiro das Montanhas, que traz um diário de viagem do cineasta, acompanhando sua primeira visita à Argélia, terra-natal do pai dele, em 2019. O cineasta cruzou o mar mediterrâneo de barco para chegar ao norte da África, em uma jornada que resgata memórias de família e arquivos históricos. 

    O Brasil também está representado em Cannes pelo diretor Kleber Mendonça Filho, diretor de Bacurau, que foi premiado na edição de 2019. Desta vez, o cineasta faz parte do júri do Festival, que é presidido pelo diretor vencedor do Oscar Spike Lee.

    Viúva Negra
    Viúva Negra
    Data de lançamento 8 de julho de 2021 | 2h 14min
    Criador(es): Cate Shortland
    Com Scarlett Johansson, Florence Pugh, Rachel Weisz
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top