Minha conta
    Festival de Cannes 2021 terá três filmes brasileiros na premiação: saiba quais são
    Por Aline Pereira — 5 de jul. de 2021 às 16:44

    Brasil em Cannes: três produções nacionais fazem parte da edição de 2021, que também tem diretor brasileiro no júri.

    Após as mudanças no calendário por conta da pandemia do coronavírus, o Festival de Cannes retorna ao formato tradicional em 2021. O evento acontece entre 6 e 17 de julho na França e dezenas de novos filmes fazem parte da lista de indicados e estreias marcadas. Neste ano, o Brasil continua marcando presença na premiação e três filmes nacionais fazem parte da edição. Conheça as produções.

    O Marinheiro das Montanhas

    Vencedor do prêmio Um Certo Olhar no Festival de Cannes em 2019, o diretor Karim Aïnouz retorna em 2021 com O Marinheiro das Montanhas, selecionado para a mostra “Sessões Especiais”. O longa traz um diário registrado pelo cineasta, acompanhando sua primeira visita à Argélia, país em que o pai dele nasceu. A viagem aconteceu em 2019 e Aïnouz cruzou o mar mediterrâneo de barco para chegar ao norte da África.

    Intercalando passado, presente e futuro, a jornada narrada por Karim Aïnouz resgata memórias de família por meio de fotografias e filmagens antigas, além de cruzar a trajetória com arquivos históricos. Nascido em Fortaleza, o cineasta tem diversas produções aclamadas no currículo. Entre as mais famosas estão Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, Madame SatãO Céu de Suely e Praia do Futuro, estrelado por Wagner Moura.

    Sideral

    Nova produção do diretor potiguar Carlos SegundoSideral é um dos filmes que concorreu à Palma de Ouro na seleção de curtas-metragens. Ambientado em Natal, a história se passa no futuro, quando o país se prepara para lançar o primeiro foguete tripulado por brasileiros. Tendo como pano de fundo esse acontecimento histórico, o curta gira em torno de um casal formado por uma faxineira e um mecânico e seus dois filhos. Vivendo perto do local do lançamento, a família pode ter a vida transformada completamente por esse evento.

    Céu de Agosto

    Também selecionado entre os curta-metragens que disputam a Palma de Ouro, Céu de Agosto é assinado pela diretora e roteirista Jasmin Tenucci, que já tem passagem por séries de televisão como As FiveVida de Estagiário e Historietas Assombradas. O novo filme tem como protagonista uma mulher grávida, responsável pelos cuidados com a avó, que está doente. Enquanto isso, precisa lidar com um dia a dia afetado pela poluição causada pelas queimadas incessantes na Amazônia.

    Brasil no Festival de Cannes 2021

    Além dos filmes que estarão presentes no Festival, o Brasil tem mais um representa muito importante: um dos jurados da premiação é Kleber Mendonça Filho, diretor de Bacurau, que foi premiado na edição de 2019 do Festival. Neste ano, o júri é presidido pelo diretor vencedor do Oscar Spike Lee.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top