Minha conta
    5 filmes nacionais incríveis que foram premiados internacionalmente
    Por Bruno Botelho dos Santos — 31 de mar. de 2021 às 15:25

    De Bacurau a Tropa de Elite, o Telecine tem uma lista com os melhores filmes nacionais que foram premiados.

    O cinema brasileiro é um dos mais importantes e mais diversificados do mundo, contando com inúmeros filmes que fizeram sucesso internacionalmente. Um dos exemplos mais recentes é o caso de Bacurau, que está disponível no catálogo do Telecine, e ganhou prêmio de Melhor Filme Estrangeiro em Toronto, no Canadá, por causa de seu sucesso internacional.

    Pensando nisso, o Telecine separou uma playlist com os melhores filmes nacionais premiados e imperdíveis, que estão disponíveis em seu catálogo. De Central do Brasil a Tropa de Elite, têm filmes para todos os gostos e estilos para os amantes do cinema brasileiro. Vale lembrar que novos assinantes da plataforma de streaming ganham os primeiros 30 dias de acesso. Confira quais são os principais sucessos!

    Central do Brasil (1998)

    Central do Brasil, de Walter Salles, é um dos filmes brasileiros mais prestigiados de todos os tempos. Ele recebeu diversos prêmios pelo mundo, como o BAFTA e o Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro, além de ter sido indicado na mesma categoria ao Oscar e ao Independent Spirit Award. A interpretação de Fernanda Montenegro, inclusive, lhe rendeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz.

    Em Central do Brasil, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve - as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

    Cidade de Deus (2002)

    Um dos filmes brasileiros mais importantes e aclamados de todos os tempos, Cidade de Deus foi o único filme nacional que recebeu quatro indicações ao Oscar até hoje, como Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição.

    Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

    Que Horas Ela Volta? (2015)

    Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, fez sucesso nacional e internacional, com destaque para o Prêmio Especial do Júri Pela Atuação para Regina CaséCamila Márdila no Festival de Sundance em 2015.

    A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.

    Tropa de Elite (2007)

    Tropa de Elite é um dos filmes brasileiros mais polêmicos e bem-sucedidos de todos os tempos. Dirigido por José Padilha, o grande destaque do filme foi receber o prêmio Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim, em 2008.

    Em Tropa de Elite, o dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.

    Bacurau (2019)

    Bacurau conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, além de ter sido premiado em diversos festivais de cinema e chegou a ser cogitado como possível candidato ao Oscar 2021 – o que, infelizmente, acabou não acontecendo.

    Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

    Esses e outros filmes nacionais premiados como A Vida Invisível, Aquarius, O Som Ao RedorTropa de Elite 2Lixo Extraordinário estão disponíveis no catálogo do Telecine. Vale lembrar que novos assinantes da plataforma de streaming ganham os primeiros 30 dias de acesso.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top