Minha conta
    Festival de Cannes 2021: Sabia que existe um prêmio de melhor cachorro em filme? Vencedores do ano já foram anunciados
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Patinhas de Ouro! Festival de Cannes premia os atores caninos que mais se destacaram na temporada.

    O Festival de Cannes não consagra apenas os filmes que mais se destacaram na temporada. Existe uma categoria paralela da premiação que é disputada, literalmente, com garras e dentes: todo ano, desde 2001, o evento concede um troféu ao melhor ator canino do cinema. O Palm Dog (versão animal da Palma de Ouro) é entregue no penúltimo dia da premiação e os vencedores da edição de 2021 já foram anunciados.

    O Palm Dog deste ano foi concedido ao trio de cachorros do filme The Souvenir Part II, estrelado por Tilda Swinton (e pelos cães!), que estreou em Cannes. A atriz, que está também no elenco do aclamado A Crônica Francesa, de Wes Anderson, foi receber o troféu representando os seus cachorros, que, infelizmente, não compareceram ao evento. “Eles vão ficar muito orgulhosos”, agradeceu Tilda.

    BBC Films BFI Film Fund Element Pictures

    Além do trio de The Souvenir Part II, outros dois cachorrinhos também tiveram o talento reconhecido pelo júri. Uma delas é Sophie, do filme Red Rocket, que concorre à Palma de Ouro. O filme é assinado por Sean Baker, o mesmo diretor de Projeto Flórida, que recebeu o troféu em nome de Sophie. O terceiro campeão foi Panda, o pet de Lamb, filme do diretor Valdimar Jóhannsson, selecionado para a mostra Um Certo Olhar, que, em 2019, premiou o diretor brasileiro Karim Aïnouz pelo filme A Vinda Invisível.

    Festival de Cannes 2021: Diretor Karim Aïnouz fará filme com atriz premiada e roteiristas de Killing Eve

    “Esse é o início de uma carreira brilhante para Sophie, que está morando em Los Angeles e tem um empresário. Ela não estaria viva hoje se não tivesse sido resgatada. É o pitbull mais doce do mundo”, declarou Sean Baker em entrevista ao Deadline.

    Prêmio para cachorros no Festival de Cannes

    David Livingston - © 2012 David Livingston - Image courtesy gettyimages.com

    O troféu Palm Dog foi criado em 2011, pelo jornalista Toby Rose e já homenageou muitos cachorros que roubaram a cena em seus filmes. Em 2020, a edição do Festival de Cannes foi cancelada por conta da pandemia, mas, em 2019, quem levou o troféu foi Brandy, o cachorro do personagem de Brad Pitt em Era Uma Vez Em... Hollywood.

    Outro nome famoso da premiação é Uggie, o terrier de O Artista, lançado em 2011. O cãozinho de Jean Dujardin no filme foi eleito o melhor dos melhores no Palm Dog - não à toa, Uggie foi um dos únicos cachorros a ter as patinhas na Calçada da Fama de Hollywood, junto com Strongheart, Ri Tin Tin e Lassie.

    O Artista
    O Artista
    Data de lançamento 10 de fevereiro de 2012 | 1h 40min
    Criador(es): Michel Hazanavicius
    Com Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Max

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top