Minha conta
    Tilda Swinton comenta sobre polêmica de embranquecimento em Doutor Estranho

    Tilda Swinton viveu Anciã em Doutor Estranho, papel que sofreu muitas críticas por causa de embranquecimento do personagem da Marvel.

    Doutor Estranho foi lançado em 2016 e fez muito sucesso entre o público e a crítica, mas o filme gerou muitas polêmicas por causa de embranquecimento. Essa foi o caso da escolha de Tilda Swinton, uma mulher branca, para o papel de Anciã, um homem asiático nos quadrinhos. Na época do lançamento, a Marvel defendeu a escolha do elenco, mas Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, se arrependeu e assumiu recentemente embranquecimento do personagem. Agora foi a vez de Tilda Swinton comentar sobre o assunto.

    Relembre casos recentes de embranquecimento em Hollywood

    Em entrevista para a Variety, a atriz refletiu sobre os problemas do embranquecimento. Swinton contou que não sabia dos comentários recentes de Kevin Feige, mas revelou que está muito grata por ele ter dito isso. “Eu me lembro na época de ter um ponto de interrogação em minha própria mente e estar atenta à resposta do público à ideia de que uma mulher escocesa interpretaria esse personagem, e estar ciente de que não havia resistência alguma – foi bem-vindo de forma generalizada –, o que mudou em um determinado ponto, por razões muito boas pelas quais eu tinha uma enorme simpatia”, explicou.

    Segundo Tilda Swinton, uma onda “consciente” de críticas cresceu de forma necessária. “O público se sente cada vez mais fortalecido para contribuir com a narrativa e se sentir ouvido dentro da narrativa, e isso é um desenvolvimento social realmente saudável”. Swinton entendeu melhor sobre esses problemas depois de tentar falar em particular com a comediante Margaret Cho, que é descendente de coreanos.

    Margaret Cho, que nunca conheceu ela pessoalmente, ficou ofendida com a abordagem e disse em 2016  disse que Swinton "queria saber por que todos os asiáticos estavam tão bravos ... e foi tão estranho”. Em resposta, Tilda Swinton divulgou os e-mails, que descreveu o que parecia ser uma conversa amigável entre elas. Cho explicou que as histórias asiáticas e asiático-americanas "são contadas por atores brancos repetidamente e nos sentimos perdidos em saber como lidar com isso", enquanto Swinton confessou que "a diversidade é praticamente minha zona de conforto" e a "ideia de ser pega do lado errado deste debate é um pesadelo para mim”.

    O grande problema, revelado por Margaret Cho mais tarde, é que isso fez ela se sentir como uma "caseira asiática", porque lhe pediram para explicar "enbranquecimento" em nome de todos os asiático-americanos para alguém que ela nunca conheceu – um pedido que, embora bem intencionado, evidenciou o privilégio e a fragilidade dos brancos em Tilda Swinton.

    Refletindo ainda sobre isso para a Variety, Swinton diz: “Tomei uma decisão questionável de chegar a alguém de uma certa maneira, o que foi ingênuo e claramente confuso, porque o desentendimento surgiu disso. "Fiquei envergonhada por talvez ter entrado em um beco sem saída ao iniciar a correspondência em primeiro lugar – talvez eu tenha confundido as coisas – mas, além disso, não tenho nenhum arrependimento”, concluiu Tilda Swinton, afirmando que o momento foi importante para reflexão. 

    Marvel: Quais são os próximos filmes nas Fases 4 e 5 do Universo Cinematográfico Marvel?

    Essa prática de escalar atores brancos em papéis de outras etnias é conhecida como whitewashing (embranquecimento) e, de maneira problemática, se tornou bastante comum em filmes e séries de Hollywood. Alguns dos casos mais famosos incluem o blackface de Laurence Olivier para viver Othello em 1965 e até mesmo outra atriz do Universo Cinematográfico Marvel, Scarlett Johansson em A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell de 2017. 

    Tilda Swinton é uma das atrizes da Marvel que ganharam um Oscar na carreira, pelo filme Conduta de Risco (2007). Nos últimos anos, a Marvel vem se preocupando mais com a representatividade em suas produções, alguns dos exmplos que veremos nos cinemas é o filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, que vai ser o primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel protagonizado por um super-herói asiático, e Eternos, que vai ser dirigido pela chinesa Chloé Zhao – que ganhou recentemente o Oscar por Nomadland.

    Doutor Estranho
    Doutor Estranho
    Data de lançamento 3 de novembro de 2016 | 1h 55min
    Criador(es): Scott Derrickson
    Com Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor, Tilda Swinton
    Imprensa
    3,5
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top