Minha conta
    Falcão, Super Choque e outros super-heróis de quadrinhos com representatividade negra

    Com histórias incríveis por trás da construção de cada um deles, os heróis negros da Marvel e da DC inspiraram gerações.

    Quando pensamos em representatividade negra na cultura pop, a questão vai muito além de ter uma pessoa preta como protagonista ou desempenhando um papel de destaque. Apenas por existirem, os personagens e super-heróis negros se tornam o retrato da esperança para todas as gerações, de crianças a idosos, que nunca se viram representados como indivíduos capazes de salvar o mundo e de serem respeitados por realizar boas ações.

    Filmes com protagonismo negro de todos os gêneros

    Em uma indústria centrada em personagens brancos, as histórias em quadrinhos acertaram em introduzir ao mundo os heróis negros mais corajosos e poderosos que deixaram um belo legado e, até hoje, se tornaram temas de séries e filmes. Por este motivo, o AdoroCinema preparou uma lista com todas as maiores inspirações para jovens negros na cultura geek.

    Pantera Negra

    É um clichê em matérias com esta temática, mas é impossível não mencionar Pantera Negra quando falamos em legados importantes na cultura. Criado por Jack Kirby e Stan Lee, em 1966, o personagem foi apresentado ao mundo na edição #52 da história em quadrinhos do Quarteto Fantástico. Apesar de já ter existido alguns super-heróis negros anteriormente, como Lion Man ou Gabriel Jones, T’Challa trouxe inovação por ter poderes, algo que os seus precussores não tinham. Líder de um reino tecnologicamente avançado chamado WakandaPantera Negra representa o protagonismo mais encorajador para milhares de pessoas negras ao redor do mundo.

    Pantera Negra: Quem vai assumir o manto do herói nos cinemas?

    Super Choque

    Antes da geração pós anos 2000 almoçar assistindo o desenho animado de Super Choque, o herói já era uma inspiração nos quadrinhos. Criada por Dwayne McDuffie e John Paul Leon, em 1993, a HQ contava a história de Virgil Hawkins, um adolescente comum que ganha poderes eletromagnéticos após ser exposto a um gás tóxico. Com a habilidade de lançar raios, absorver, gerar e manipular energia, o rapaz defende a sua cidade de criminosos, disfarçado pela fantasia e o codinome Super Choque. Vale lembrar também que o super-herói vai ganhar vida nas telonas, em um filme live-action produzido por Michael B. Jordan.

    Super Choque: 6 atores que seriam incríveis para o live-action

    Vixen

    A super-heroína Mari McCabe faz parte da DC Comics, é de origem africana e costumava ter uma carreira como modelo internacional. No entanto, sua vida muda quando ela descobre que tem poderes derivados do Tantu Totem, um artefato divino repassado do deus Anansi, também originado da África, para toda a sua família. Esse objeto transforma a jovem promissora na salvadora Vixen, e a torna capaz de absorver habilidades de quaisquer animais que ela quiser. Mari McCabe teve sua série solo cancelada, mas já esteve em missões na Liga da Justiça Internacional e Esquadrão Suicida.

    Tempestade

    Integrante do X-Men, Tempestade é uma das personagens negras mais famosa e respeitada no universo dos quadrinhos. Conhecida por seu nome de batismo, Ororo, a heroína tem ascendência de um grupo de sacerdotisas africanas e se tornou a deusa da chuva devido aos seus poderes de manipulação do clima. Ao se juntar aos X-Men, ela passou a lutar não apenas pela sua comunidade, mas em prol de toda a humanidade. Um fato curioso é que Tempestade já foi esposa de T’Challa e rainha de Wakanda. É muito poder junto, não é mesmo?

    Falcão

    Antes de se tornar conhecido nos cinemas, Falcão surgiu pela primeira vez em 1969 nas revistas em quadrinhos. Com visão de alto alcance, sentidos aguçados e ligação telepática com a ave de rapina Asa Vermelha, o super-herói foi presenteado pelo Pantera Negra com asas e uniforme ultra equipado feito em Wakanda. Amigo do Capitão América, Falcão se tornou fundamental para prosseguir com o legado do herói quando este estava incapacitado.

    O que representa a presença de Anthony Mackie, o Falcão, na Fase 4 da Marvel?

    Misty Knight

    Misty Knight representa um retrato de coragem e força para mulheres negras. Formada com honras pela Academia de Polícia, ela se tornou tenente e sempre estava à ativa para proteger a população de criminosos. No entanto, um dia, durante um assalto a um banco, uma bomba explodiu perto dela, obrigando-a a amputar o braço direito. Sua vida mudou definitivamente a partir deste dia, quando Tony Stark, posteriormente, lhe forneceu um braço biônico com uma força sobrenatural. Desde então, ela criou uma agência de investigação junto com a melhor amiga Colleen Wing e passou a colaborar com heróis como Luke Cage e Punho de Ferro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top