Minha conta
    Doutor Estranho: Trailer reacende debate contra o 'embranquecimento' da personagem de Tilda Swinton

    Atriz interpreta O Ancião no filme da Marvel.

    Gostou do trailer de Doutor Estranho? Teve gente que ficou revoltada.

    Após a Marvel Studios lançar o primeiro teaser trailer do filme sobre as origens do Mestre das Artes Místicas da Terra, a escalação da atriz Tilda Swinton para o papel de Ancião voltou a ser tema de controvérsia. Alguns ativistas e fãs acusam o estúdio de racismo por "embranquecer" um personagem que originalmente é asiático. 

    Uma matéria do site ntr/sctn (em inglês) reuniu uma série de publicações no Twitter em reação ao trailer do filme. "Eu realmente quero saber o porquê de todos os ninjas asiáticos serem branquelos", indagou um internauta. "Mais embranquecimento, isso não é estranho", criticou outro. "Por um segundo, o filme pareceu interessante. Então eu vi essa mulher branca interpretando um homem asiático. Que lixo", afirmou um ativista. "Fico feliz em ver Barnaby Cabbagehutch [sic] tentando fazer um sotaque de Nova York no trailer de Doutor Estranho. Não fico feliz em ver roupas inspiradas na cultura asiática e nenhuma pessoa asiática. Doutor Estranho me lembra daqueles filmes antigos em que as coisas da Ásia são misteriosas e mágicas quando dominadas pelas pessoas brancas sem motivo algum", argumentou uma artista. "Notícia do dia: Se você é branco e não viu nada racista no que a Marvel está fazendo em Doutor Estranho talvez as raizes de sua convicção estejam em sua branquitude", alegou outra ativista.

    Em Doutor Estranho, Swinton interpreta um personagem originalmente masculino. Nos quadrinhos da Marvel, antes de se tornar um herói sobrenatural, o Doutor Estranho é um o arrogante cirurgião Stephen Vincent Strange. Depois de sofrer um acidente que compromete os movimentos de suas mãos, o médico parte em busca de uma cura que a medicina formal não poderia lhe conceder e viaja pelo mundo. Ao chegar no Himalaia, Stephen conhece o místico tibetano "Ancião", que é o considerado o "Mago Supremo do Universo", e é treinado por ele para receber o mesmo título que seu mentor. Especulações apontavam o ator japonês Ken Watanabe como um dos nomes que supostamente chegou a ser cogitado pela Marvel para o papel que ficou com Swinton.

    Em uma entrevista divulgada em dezembro de 2015, o produtor Kevin Feige explicou a escolha da Marvel por Tilda. "Nós nunca temos medo de mudar. Nos quadrinhos Jarvis é um mordomo idoso. Nos filmes ele é um sistema de inteligência artificial que se torna o Visão de Paul Bettany. Nós sempre procuramos maneiras de mudar as coisas. Eu acho que se você olhar para algumas versões do Ancião nos quadrinhos verá que elas são o que nós consideraríamos, hoje em dia, estereotipadas. Essas versões antigas não se sustentam no que funcionaria hoje. Além disso, nos quadrinhos e em nosso filme, 'Ancião' é um título que várias pessoas já tiveram."

    Doutor Estranho estreia dia 3 de novembro de 2016. A direção é de Scott Derrickson (Livrai-nos do MalA EntidadeO Exorcismo de Emily Rose). O elenco conta ainda com Chiwetel EjioforRachel McAdamsMads MikkelsenScott Adkins e Benedict Wong

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top