Meu AdoroCinema
    Invocação do Mal 3: Como a cena traumatizante de exorcismo foi gravada no filme?
    Por Bruno Botelho dos Santos — 10 de jun. de 2021 às 15:11

    Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio é baseado em um caso real investigado pelos Warren e tem uma cena assustadora de exorcismo.

    Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio era um dos filmes de terror que mais prometiam arrepiar o público em 2021 e está em exibição nos cinemas do Brasil. Michael Chaves, diretor de A Maldição da Chorona (2019), é o responsável pelo novo capítulo de uma das franquias mais aclamadas no cinema de horror de Hollywood, inspirado em um dos casos mais pertubadores nos arquivos dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga).

    A produção se diferencia dos outros filmes de Invocação do Mal se afastando dos casos de casas mal-assombradas, para acompanhar o casal de investigadores em uma história real assustadora do primeiro caso nos Estados Unidos de uma pessoa se defendendo de uma acusação de homicídio com alegação de ter sido possuído pelo demônio, que foi o que aconteceu com Arne Cheyenne Johnson (Ruairi O'Connor) depois que ele assassinou Alan Bono (que teve o nome trocado por Bruno Sauls, interpretado por Ronnie Gene Blevins). 

    Uma das cenas mais assustadoras de Invocação do Mal 3 acontece logo no início, com os Warren realizando o exorcismo do menino David Glatzel (Julian Hilliard) com a ajuda da Igreja Católica. A cena é impressionante e bem dirigida, por isso o AdoroCinema vai explicar como ela foi gravada. Dá uma olhada!

    Invocação do Mal 3: Conheça a história real assustadora por trás do filme de terror
    Como foi gravada a cena de exorcismo em Invocação do Mal 3?

    Na história real, David Glatzel, um menino de 11 anos, acreditava estar possuído depois de vários acontecimentos preocupantes. Sua família contatou o casal Warren, e foi durante uma tentativa de exorcismo de Glatzel em 1981 que o amigo da família Arne Johnson (que estava presente na época) teria sido possuído pelo demônio que estava no menino. Testemunhos em torno do caso afirmam que ele estava possuído por 43 demônios, segundo Ed Warren.

    A família de Glatzel pediu a Ed e Lorraine que ajudassem com a realização de um exorcismo, o que eles fizeram com a ajuda de outros padres da Igreja Católica. O processo demorou vários dias e, durante o exorcismo, o demônio deixou Glatzel e foi até Johnson, que depois iria assassinar seu senhorio Alan Bono.

    No filme, os Warren, a família Glatzel, e Arne Johnson, o namorado da irmã de David, Debbie (Sarah Catherine Hook), chegam ao fim de um oração e Ed sugere uma pausa. Todos estão claramente exaustos, com Ed dizendo a Lorraine que ele “não consegue se lembrar de um [exorcismo] como este”. Felizmente, a Igreja Católica aprovou um exorcismo para David e o velho amigo dos Warren, Padre Gordon (Steve Coulter), chega na casa para realizá-lo. Arne leva David para cima para descansar na cama, admirando a bravura do garoto e prometendo que não deixará nada acontecer com ele. 

    Gordon chega quando Arne está saindo do quarto de David, em uma cena que homenageia clássicos do terror como Psicose (1960) e, principalmente, O Exorcista (1973) – com a chegada do padre também sendo uma homenagem para o icônico pôster do horror. "Os filmes de Invocação do Mal são sempre essas cartas de amor aos filmes de terror. Você olha para o primeiro e pode ver muito de Intermediário do Diabo (1980) nele, outros filmes de terror também. A gente faz isso com muito amor”, explica Michael Chaves.

    Invocação do Mal 3: O que é verdade e mentira no filme de terror baseado em fatos reais?

    Uma das maiores curiosidades da produção de horror é que para fazer a cena assustadora do exorcismo de David Glatzel, foram necessárias três pessoas interpretando o menino: o ator Julian Hilliard, um dublê e a contorcionista Emerald Gordon Wulf de 12 anos. Assim, o momento foi feito com um contorcionista, com uma troca de rosto realizada por efeito digital para acrescentar a cara de Hilliard. 

    “Isso é tudo na câmera e não é nada acelerado”, disse Chaves. “Tínhamos CG em que substituímos o rosto, mas não há trabalho de arame, é só ela fazendo. O que é louco é que está em alta velocidade. O plano era que ela faria essa ascensão lenta e fizemos algumas tomadas como essa, e então perguntaram a Emerald 'você pode fazer isso diferente?' E ela disse 'Eu poderia fazer uma versão muito rápida' e ela fez e você podia ouvir [a equipe] tentando não vomitar o almoço porque era muito enervante. E a reação honesta de Patrick [Wilson] e Vera [Farmiga] está quando eles estão olhando para ela”, revelou sobre a filmagem da cena. 

    Os créditos de Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio mostram fotos e gravações reais dos arquivos dos Warrens. Com isso, ouvimos a gravação de áudio do exorcismo de David Glatzel que foi encenado no começo do filme de terror. Simplesmente arrepiante...

    Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio está em exibição nos cinema do Brasil.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top