Minha conta
    Janela de Cinema 2017: Balanço de uma edição comprometida com o cinema de gênero e a representatividade das minorias

    Por um cinema de exceção.

    O X Janela Internacional de Cinema do Recife chegou ao fim, e após a primeira cobertura do AdoroCinema no evento, seria interessante traçar algumas ideias a partir dos filmes exibidos.

    Inicialmente, é possível se perder pelo corte amplo da curadoria, capaz de colocar lado a lado curtas-metragens trash como Leona Vingativa IV, clássicos de Agnès Varda e refinadas coproduções brasileiras contemporâneas, a exemplo de As Boas Maneiras. O feel good movie (Jovem Mulher) se confronta ao feel bad movie (A Noite), a estética agressiva (O Gênero), ao escapismo do blockbuster (Aliens, o Resgate).

    Gêneros

    Aos poucos, percebe-se que o objetivo é precisamente a fricção. Ao invés de compararmos os clássicos entre si, a produção contemporânea entre si, o Janela permite permite ver como a utopia de uma sociedade igualitária em Uma Canta, a Outra Não evolui para o individualismo selvagem de O Animal Cordial, como os afetos lúdicos de Vítor ou Vitória? cedem espaço ao afeto como espetáculo, no curta-metragem O Peixe, ou o afeto como posição política em A Moça do Calendário.

    A seleção torna-se coesa através de dois pontos distintos que acabam convergindo na mesma ideia: a importância de dar voz às minorias sociais (mulheres, negros, indivíduos LGBTT) e de valorizar o cinema de gênero (o terror, o suspense, a ficção científica, o grotesco, o paródico, o trash). O Janela compreende como nenhum outro festival brasileiro o modo como as linguagens marginais do audiovisual funcionam à perfeição para retratar a posição marginal de cidadãos. A prática política encontra uma forma igualmente politizada, como atestaram os ótimos curtas-metragens - destaque para Filme de Rua.

    Políticas

    É importante que o evento pernambucano se dedique a formas de cinema que poderíamos julgar desaparecidas ou inexistentes: quem diria que, em 2017, circulavam pelas mostras alternativas dos festivais produções com imagem tão voluntariamente amadora quando aquela de Que o Verão Nunca Mais Volte, colagens anárquicas de material de arquivo a exemplo de O Gênero, experiências vanguardistas em película como em O Olho e o Espírito? Onde mais se teria a oportunidade de ver projeções em 16mm, caso do excelente Bush Mama, o grande destaque da décima edição do festival (junto da mostra L.A. Rebellion como um todo)?

    Em termos de projeção, tanto o Cinema São Luiz quanto o Cinema do Museu forneceram sessões de alta qualidade de imagem e som. É uma pena que a distância considerável entre os dois locais impeça que se pule de um para outro com facilidade, o que teria permitido a inclusão de mais filmes na nossa agenda. Mas essa é a sina de todo festival: partir sem ter conseguido assistir àquele título específico que parecia tão interessante.

    Afetos

    A propósito de afetos, o Janela foi rico em debates, tanto aqueles organizados com tal finalidade quanto os espontâneos, pelos arredores do São Luiz. Os textos críticos continuam despertando amores e desamores, como em qualquer festival, mesmo que a interpretação destes seja equivocadamente deslocada para a crítica da personalidade: por mais que se critique um filme, alguns autores acreditam-se julgados pessoalmente.

    É comum à nossa percepção do cinema autoral que toda obra constitua, de certo modo, um reflexo do criador. Neste sentido, o filme não difere de um filho - e nada irrita mais uma mãe do que a crítica à sua prole. Embora nenhuma análise textual seja feita com a intenção exclusiva de despertar polêmica - não neste site, pelo menos -, nem tenha o direito de promover ofensas a pessoas em particular, é igualmente verdade que a prática de ouvir comentários negativos sempre será um ato doloroso. O crítico deve aprender a passar por este processo, assim como o artista. O texto crítico nunca será um fim de conversa, apenas um prolongamento necessário da mesma.

    Por esta razão, a proximidade com o pensamento diferente é essencial à reflexão. Foi valiosa a nossa participação no júri da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), debatendo formas e discursos cinematográficos com pessoas de trajetórias tão distintas da nossa. Que estejamos, cada vez mais, abertos à diferença.

    Confira as críticas do AdoroCinema sobre os longas-metragens do X Janela:

    120 Batimentos Por Minuto

    A Fábrica de Nada

    A Moça do CalendárioA Noite

    A Trama

    Açúcar

    Arábia

    As Boas Maneiras

    BaronesaBush Mama

    Contatos Imediatos do Terceiro Grau

    Era Uma Vez Brasília

    Filhas do Pó

    Gabriel e a MontanhaGarota Negra

    InvisívelJovem Mulher

    Me Chame Pelo Seu Nome

    O Animal CordialO Gênero

    O Nó do DiaboO Peixe

    Pela JanelaQue o Verão Nunca Mais Volte

    Uma Canta, a Outra Não

    Verão 1993

    Zama

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top