Minha conta
    Janela de Cinema 2017: Festival vira cenário das gravações de nova série documental de Kleber Mendonça Filho

    Os Filmes Já Começam na Calçada deseja mostrar a relação afetiva do público com os antigos palácios do cinema.

    Getty Images

    Além de trazer filmes de 50 países, o Janela Internacional de Cinema do Recife também se tornou um set de gravações. Especificamente, virou cenário as filmagens do piloto de Os Filmes Já Começam na Calçada - nova série documental de Kleber Mendonça Filho.

    Com 10 episódios, o show pretende abordar a relação afetiva entre os antigos palácios do cinema e o público, mostrando salas de cinema históricas que resistiram ao tempo. Para isso, o cineasta viajará para diversos lugares do mundo, como Brasil, Estados Unidos, Cuba, Inglaterra, França, Austrália, Índia e Alemanha.

    Produzido pela CinemaScópio Produções, o projeto também marca uma nova parceria de Kleber Mendonça Filho com o diretor de fotografia Pedro Sotero, após os sucessos de O Som ao Redor (2012) e Aquarius (2016). O objetivo é mostrar como tais salas de cinema se transformaram junto com a sociedade, mas ainda conseguem transmitir costumes, tendências e valores em sua arquitetura.

    "As imagens rodadas durante o Janela por mim e por Pedro utilizam a energia do festival em torno do [cinema] São Luiz, com a presença de uma massa humana muito expressiva e que lembra o São Luiz no passado. [...] Por eu ainda ter vivido o centro da cidade como uma Cinelândia pernambucana, muito dessa experiência que hoje é arqueológica e sentimental estará nesse filme. Por mais que o projeto seja uma série em capítulos, para mim estamos fazendo um filme", diz o aclamado diretor em declaração oficial.

    O Janela Internacional de Cinema do Recife acontece até o dia 12 de novembro. Fique de olho na cobertura especial do AdoroCinema!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top