Minha conta
    Janela de Cinema 2017: A África vista pelos africanos, pelos descendentes americanos e por um turista brasileiro

    Garota Negra, Bush Mama e Gabriel e a Montanha.

    O dia de sábado no X Janela Internacional de Cinema do Recife trouxe três filmes muito diferentes, porém todos consagrados à representação da história africana. 

    "Nunca serei uma escrava"

    Garota Negra (1966), dirigido por Ousmane Sembene, retrata a vida de Diouana (Thérèse Mbissine Diop), mulher senegalesa que acredita ter tirado a sorte grande ao conseguir emprego na casa de uma família branca na França. Chegando ao local, no entanto, descobre uma rotina de abusos e opressão, além de um país que ainda trata a África como colônia. Um filme corajoso, ousando tocar nas feridas europeias com profundo senso de ironia.

    Leia a nossa crítica.

    O despertar político de uma mulher negra

    Bush Mama (1979), de Haile Gerima, é uma dessas obras-primas que muitos cinéfilos ainda desconhecem. O X Janela presenteou o público com uma raríssima projeção em 16mm no Cinema São Luiz, permitindo a descoberta da jornada de Dorothy (Barbara O. Jones), mulher que luta para cuidar dos filhos e encontrar um emprego enquanto o marido cumpre pena na prisão. O filme é visceral, ousado, fazendo uso excepcional dos enquadramentos, dos sons e da música. Um retrato de opressão que, infelizmente, ainda parece bastante atual. 

    Leia a nossa crítica.

    "Eu não sou um turista"

    Gabriel e a Montanha, produção brasileira dirigida por Fellipe Barbosa, contrasta bastante com os dois filmes anteriores. Primeiro, por ser uma produção atual e com mais recursos de produção, mas também por enxergar a África pelo ponto de vista de um jovem carioca (João Pedro Zappa), que estudou nas melhores escolhas e ainda está ressentido por não entrar em Harvard.

    Seu passeio turístico pelo continente africano é longamente retratado por Barbosa. Embora o protagonista negue a sua posição de turista, ele se revela pouco preocupado com a educação em meios desfavorecidos, o que a princípio constitui o tema de sua pesquisa de doutorado. O filme tem dividido opiniões: enquanto alguns espectadores veem no retrato uma crítica ao olhar estrangeiro, outros poderiam enxergar a representação condescendente de um jovem incapaz de ser transformado pelo cotidiano ao redor, visitando país após país com o mesmo senso de maravilhamento distanciado e fetichista.

    A crítica do AdoroCinema, Taiani Mendes, aprova o resultado. Leia a nossa crítica.

    A sedução da extrema-direita

    Fugindo parcialmente à temática africana, o drama francês A Trama, de Laurent Cantet, retrata uma oficina literária no sul da França, ministrada a jovens de diversas origens. Enquanto a professora Olivia (Marina Foïs) se confronta à realidade distinta dos alunos, um deles, Antoine (Matthieu Lucci), se mostra cada vez mais adepto das ideias extremistas, que visam excluir os estrangeiros, os negros e árabes do país. Como a professora pode alertar e ajudar seu aluno? 

    Leia a nossa crítica, e descubra abaixo a entrevista com o diretor.

    Confira as críticas do AdoroCinema sobre os filmes do X Janela:

    120 Batimentos Por Minuto

    A Moça do Calendário

    A Trama

    Açúcar

    Arábia

    As Boas Maneiras

    BaronesaBush Mama

    Era Uma Vez Brasília

    Filhas do Pó

    Gabriel e a MontanhaGarota Negra

    Invisível

    Me Chame Pelo Seu Nome

    O Animal Cordial

    O Nó do Diabo

    Pela Janela

    Zama

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top