O Exótico Hotel Marigold
    Regular
    O Exótico Hotel Marigold

Check-out

por Lucas Salgado

O Exótico Hotel Marigold é um filme simpático. Possui falhas claras, mas consegue deixar o espectador com um sorriso no rosto. A história é simples, um grupo de pessoas da terceira idade que desejam, por motivos diferentes, deixar a Inglaterra. Eles acabam optando por uma viagem à Índia e seus destinos são unidos ainda no aeroporto.

Muriel (Maggie Smith) é uma ex-governanta racista que possui um problema de saúde que a leva ao exótico país para uma cirurgia. Douglas (Bill Nighy) e Jean (Penelope Wilton) formam um casal que teve a situação financeira abalada. Evelyn (Judi Dench) acaba de perder o marido e decide fazer, pela primeira vez, uma viagem longe da família. Graham (Tom Wilkinson) é um jurista recém-aposentado que volta ao ao local depois de vários anos para prestar contas com seu passado. Estes são alguns dos personagens principais do filme. Todos ficarão hospedados no tal Hotel Marigold do título, que é administrado pelo empolgado e sonhador Sonny (Dev Patel).

A ideia não é nada nova. Sujeitos convencionais viajam para a Índia em busca de uma jornada espiritual ou coisa parecida. O longa é quase que um Comer Rezar Amar da terceira idade. Com um elenco tão bom, foi uma pena que os realizadores não tenham se preocupado muito no desenvolvimento das histórias de cada um dos personagens. Tudo é muito simples e raso, com dramas pessoais e romances acontecendo de forma apressada e desinteressante. A trama melhorzinha é a de Wilkinson, mas mesmo esta peca na solução final.

Baseado no livro "These Foolish Things", de Deborah Moggach, o filme traz um apanhado de clichês, que só prejudicam o resultado final. Também incomoda a falta de comprometimento com os próprios personagens. Alguns mudam totalmente sua personalidade, numa tentativa falha de dizer que a jornada mudou suas vidas, enquanto que outros irritam pela passividade. Vários dos personagens têm as "decisões de suas vidas" tomadas por outro. A trama tenta apontar o tempo como vilão da história, mas o verdadeiro vilão aqui é o roteiro de Ol Parker, cujo trabalho mais significativo havia sido na fraca comédia romântica Imagine Eu & Você, com Piper Perabo, Lena Headey e Matthew Goode.

Dirigido por John Madden, responsável pelo belo e superficial Shakespeare Apaixonado, The Best Exotic Marigold Hotel (no original) é um longa que conquista pela simpatia, mas irrita pela ingenuidade e pelos equívocos de narrativa. A trilha sonora de Thomas Newman é totalmente sem personalidade, nem parecendo ter sido criada pelo mesmo compositor dos temas de Wall-E, Beleza Americana e Um Sonho de Liberdade. Embora utilize bem alguns cenários, a fotografia Ben Davis também é falha ao criar uma identidade visual para a obra. Se é para realizar uma viagem espiritual pela Índia é melhor rever Viagem a Darjeeling, de Wes Anderson.

• Marcelo B
      Sony (Dev Patel) fez uma excelente atuação neste longa. Talvez a simplicidade de cenário e fotografia queira levar o público a uma riqueza pessoal na sua interpretação subjetiva cada personagem traz uma história consigo e vivem uma em comum. Se esse filme fosse uma garrafa de vinho eu diria: abra e beba devagar!