Um Sonho de Liberdade
Média
4,8
7714 notas

627 Críticas do usuário

5
496 críticas
4
97 críticas
3
14 críticas
2
17 críticas
1
1 crítica
0
2 críticas
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
Rosana Pinheiro
Rosana Pinheiro

8 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 18 de dezembro de 2025
Dizer que não é um bom filme chega a ser uma heresia.
Tem que ser muito superficial como espectadores pra não ver todas as nuances dessa obra.
A perseverança fria e calculada do protagonistas, a atuação impecável de Morgam Freeman, o enredo que te prende , os cenários, os dilemas pessoais.
Como não apreciar uma obra dessas?
É um filme sensacional, foge dos padrões e te leva a pensar até onde cada um iria para reconquistar a liberdade que lhe tenha sido tomada de uma forma tão injusta e brutal.
Caio F
Caio F

9 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 13 de dezembro de 2025
Um dos melhores filmes já feitos. Uma história contada dentro de um presídio na qual nos trás reflexões sobre a concepção de liberdade, a amizade e sobre tudo a esperança. Com um final que fecha de forma perfeita um filme que sem dúvidas está marcado na história do cinema e que não recebeu o devido prestígio na época de seu lançamento. Acredito que seja um filme obrigatório para todos.
Diogo Codiceira
Diogo Codiceira

20 seguidores 727 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 24 de novembro de 2025
Um sonho de liberdade é um filme dramático que contou com a direção e roteiro de Frank Darabont. O filme é uma adaptação no conto de Stephen King. O filme recebeu 7 indicações ao Oscar de 1995: Melhor filme, Melhor ator (Morgan Freeman), melhor roteiro adaptado, melhor montagem, melhor trilha sonora, melhor mixagem de som e melhor fotografia. Não venceu nenhuma categoria. A trama é ambientada em 1947, e acompanhamos um jovem banqueiro Andy (Tim Robbins), que é condenado a prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e amante. Mesmo não tendo cometido o crime, Andy é enviado a uma prisão rigorosa e lá ele faz amizade com Red (Morgan Freeman), um homem desiludido que está preso há 20 anos. Um clássico dos filmes de prisão dos anos 1990, que envelheceu muito bem e ainda é adorado pela crítica e pelo público. Isso se deve muito pela formula peculiar de drama de redenção. O que temos é um homem inocente que em meio a um mundo cruel, perverso e injusto, deve manter a sua esperança. A escolha da obra de King para o filme, ajuda a fortalecer a metáfora da cadeia, pois a injustiça está em toda a sociedade. E isso ajuda a ter o maior trunfo do filme que é o sentimento de compaixão que temos com o Andy. O roteiro nos levar a questionar o que é a prisão e o sentido de liberdade. Temos o personagem do saudoso James Whitmore, que mesmo solto após cumprir 50 anos de prisão, não conseguiu se encontrar em seu novo mundo. O filme deixa a mensagem que a única saída viável é a esperança. Em meio a atuações impecáveis dos seus 2 protagonistas, boa trilha sonora e fotografia excelente, o filme ainda foi ofuscado na época por Florrest Gump. Porém, em meio as facilidades de acesso a filmes hoje em dia, volta com tudo na memória de quem já assistiu e de quem ainda vai assistir numa primeira vez.
Fernansimoes
Fernansimoes

6 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 14 de outubro de 2025
Quando assisti esse filme pela primeira vez só tenho uma palavra para resumi-lo: Emocionante! O final mesmo, arrancou-me lágrimas tamanha a perfeição da história e o vislumbre de que por mais lutas que venhamos a passar nessa vida, o final pode ser glorioso desde que não desistamos.
Adenilson
Adenilson

5 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 27 de setembro de 2025
Sensacional! Todos os personagens tem boas camadas, nada é por acaso e o final é fantástico. spoiler:
Wallace Martins
Wallace Martins

1 seguidor 24 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 22 de setembro de 2025
Desde o final da infância, não tinha dúvida sobre qual seria a minha profissão.
A advocacia criminal não era uma possibilidade, era a certeza.
De resto, a dupla de protagonistas faz a magia.
Grande filme!
Luiz Henrique DH
Luiz Henrique DH

2 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 19 de setembro de 2025
Já vinha fazendo hora pra assistir esse filme e hoje criei vergonha na cara e assisti... Posso dizer com toda a razão e racionalidade possível que é o melhor filme que já vi em toda minha vida. Morgan Freeman sempre fui fã, mas admito que fui conhecer agora o trabalho de Tim Robbins, que é um excelente ator e foi a diferença desse filme. História magnífica. Te prende do início ao fim. Muito emocionante e mostra a realidade e a ganância que sempre existiu e continuará existindo no nosso mundo, mas como diz o ditado "aqui se faz, aqui se paga". Esse filme contém tudo que um excelente filme deveria ter, mas com um ar de "eu posso fazer mais". Sensacional, recomendo demais. 10/10
Manoel Abel
Manoel Abel

1 seguidor 7 críticas Seguir usuário

2,0
Enviada em 5 de agosto de 2025
Então eu nunca tinha assistido a esse filme, só ouvia falar dele. Assiste hoje atuações são ótimas, mas o filme quase me fez cochilar de tão lento e devagar, não gostei achei sem graça, sem emoção, sem vida.
Amanda Davi
Amanda Davi

3 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 26 de maio de 2025
Fico impressionada com a audácia de quem dá uma nota menor do 5 estrelas para essa obra de arte! Uma história envolvente que te prende do início ao fim com vários personagens marcantes.
JRCPV
JRCPV

1 crítica Seguir usuário

5,0
Enviada em 26 de abril de 2025
Para mim a melhor adaptação dos livros do genial Stephen King para o cinema, e olha que não são poucas. Tudo muito bem produzido, casting bem feito (com varios atores periféricos excelentes e tb subconsiderados), fotografia e tudo que possam imaginar. A história já estava ali, na fantástica imaginação de King, mas o roteiro foi elevado à perfeição. Tim Robbins (subestimado até hoje) teve a missão de encarnar talvez um dos personagens mais espetaculares e complexos de todos os tempos - "Andy Dufresne"; E o fez. Com honestidade e com uma química com seu amigo "Red" (Freeman) como poucas vezes vimos ou veremos novamente em qualquer área da arte seja ela qual for. Freeman deu vida ao espetacular parceiro de Dufresne , cujo personagem na obra original era irlandês. No final da história não faz nenhuma diferença a nacionalidade ou etnia de quem quer que seja. Um sonho de liberdade fala sobre esperança, amizade e redenção. Faz o que o cinema deve fazer , e nasceu para fazer : emocionar, surpreender, refletir e sentir. Não se tratam de dólares, investimentos, blockbusters e histórias vazias que amanhã serão esquecidas. Se tratam de pessoas, que interagindo em um cast coeso, em um roteiro genial e com a intenção de fazer cinema verdadeiramente, ficam para a eternidade. É onde a mão dos robôs , dos efeitos especiais e da inteligência artificial jamais poderá tocar. Um brinde eterno sempre, à todos responsáveis por essa obra de arte.
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa