Meu AdoroCinema
    Marat Descartes

    Estado civil

    Atividade Ator
    Nome de nascimento

    Marat Descartes Campos

    Nacionalidade Brasileiro
    Nascimento 17 de maio de 1975 (Cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil)
    Idade 44 anos

    Biografia

    Batizado com o nome do avô, que fazia alusão ao filósofo da Revolução Francesa Jean-Paul Marat, Marat Descartes nasceu na capital de São Paulo em 1975. Estudou Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo e na Escola de Artes Dramáticas da USP . Em 1998 fez sua estreia no teatro, onde já participou de mais de 30 peças, com destaque para "Aldeotas", do seu amigo Gero Camilo, e "Primeiro Amor", baseada em obra do dramaturgo Samuel Beckett. Seu trabalho em "Primeiro Amor" o rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator, uma das maiores honras do teatro brasileiro. Em 2007 estreou na TV, na série O Cego e o Louco, exibida pela TV Cultura. Descartes também trabalhou em produções da Rede Globo, como a minissérie Maysa - Quando Fala o Coração (2009), a série policial Força-Tarefa (2009-2011) e a novela A Vida da Gente (2011-2012).

    No cinema, Descartes fez sua estreia no curta-metragem Um Ramo (2007) e logo chamou a atenção de diretores de cinema, passando a ser uma figura cada vez mais presente no circuito de produções brasileiras da sétima arte.

    Marat trabalhou no filme de suspense, drama e romance É Proibido Fumar, com Glória Pires, até que protagonizou o drama Os Inquilinos (Os Incomodados que se Mudem), vivendo um pai de família da periferia que passa a se sentir cada vez mais perturbado pelos novos vizinhos, num filme com Caio BlatCassia Kiss e Leona Cavalli. Logo depois, viveu mais um personagem suburbano em Trabalhar Cansa, filme que une drama e terror e foi selecionado para a mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2011.

    Em 2012, Descartes viveu o vilão Maicon no filme de ação 2 Coelhos, repleto de referências à cultura pop, efeitos especiais e outros elementos que chamaram a atenção da crítica nacional. No longa, Marat contracenou com Fernando Alves Pinto, Alessandra Negrini, Caco Ciocler. A produção recebeu duas indicações no Los Angeles Brazilian Film Festival (Melhor Direção, para Afonso Poyart, e Melhor Atriz, para Negrini). Ainda em 2012, Descartes venceu o Kikito de Ouro de Melhor Ator por sua atuação em Super Nada, onde contracena ao lado do cantor Jair Rodrigues.

    A filmografia do ator ainda conta com participações em O Tempo e o Vento (2013), Chamada a Cobrar (2013) e Quando Eu Era Vivo (2014).

    Primeiras aparições nas telas

    Alice
    Alice
    2008
    Lula, o Filho do Brasil
    Lula, o Filho do Brasil
    2009
    Maysa - Quando Fala o Coração
    Maysa - Quando Fala o Coração
    2009
    Os Inquilinos (Os Incomodados que se Mudem)
    Os Inquilinos (Os Incomodados que se Mudem)
    2009

    Seus melhores filmes e séries

    Carreira em destaque

    9
    Tempo de carreira
    0
    Premiação
    19
    Filmes
    6
    Séries
    0
    Indicação
    0
    Filme

    Gêneros favoritos

    Drama : 78 %
    Terror : 9 %
    Suspense : 9 %
    Faroeste : 4 %

    No AdoroCinema:

    0
    Vídeo
    3
    Imagens
    14
    Notícias
    5
    Fãs

    Trabalhou bastante com

    Denise Weinberg
    Denise Weinberg
    2 filmes e 2 séries
    Leonardo Medeiros
    Leonardo Medeiros
    3 filmes
    Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa (2013), O Tempo e o Vento (2012), Nove Crônicas para um Coração aos Berros (2012)
    Gustavo Galvão
    3 filmes
    Ainda Temos a Imensidão da Noite (2019), Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa (2013), Nove Crônicas para um Coração aos Berros (2012)
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top